Home / Plantas / Tudo Sobre a Flor Candytuft: Características, Nome Científico e Fotos

Tudo Sobre a Flor Candytuft: Características, Nome Científico e Fotos

Pouco popular, mas de beleza impressionante e atraente. Vamos conhecer a Candtuft, a flor espanhola, linda e de fácil cultivo.

Características da Flor Candytuft

É uma flor herbácea, ou seja, seu caule é maleável ou rasteiro, podendo ser cortada a dedo, e não um caule lenhoso. Essa flor faz parte da família Brassicaceae. Muitas flores dessa família são utilizadas para ornamentações.

Pode chegar a 40 centímetros de altura, suas folhas são longas e finas, o que torna a planta muito elegante. As cores das flores podem ser vermelhas, rosas, violetas ou brancas. Depende da espécie.

Mesmo sem as flores no inverno, a planta é bem resistente e suporta temperaturas muito frias. Ideal para lugares onde há geadas. Pois a planta se mantem viva e refloresce com a chegada do sol e primavera.

O nome científico é Iberis nome dado devido a sua origem ibérica. A resistência dessa planta faz com que ela possa crescer em terrenos áridos, solos muito secos ou argilosos, ela se adapta a locais ensolarados e também locais com sombra. Como já dito também, mesmo sem flores, a planta resiste a geadas e climas muito frios.

Essa planta tende a crescer em arbustos e ser levemente rasteira. Sua beleza faz com que seja usada para ornamentações em cascata, arbustos, sobre paredes, rochas e até como cobertura de solo em sua forma rasteira.

A folha é coriácea, fina e pontiaguda, e suas flores crescem em cachos, formando pequenos buquês.

Florescência e Frutificação da Flor Candytuft

Como já citado, as flores tendem a aparecer na primavera, mas a planta é resistente a temperaturas frias e solos desnutridos. Devemos considerar que não é uma planta brasileira, mas sim, proveniente do continente europeu. Por isso as estações podem não condizer com nosso calendário.

A Flor Candytuft floresce entre os meses de abril e agosto, sempre dependendo do local e condições climáticas de onde é plantada. A planta também dá frutos, são esses siliquas, um fruto consideravelmente seco e deiscente, dentro dele estão algumas sementes.

Quando maduro, o fruto é aberto e suas semente são levadas pelo vento. Essas sementes são responsáveis pela proliferação da Iberis, ou Candytuft.

A iberis deve florescer a partir do segundo ano de vida, até então, mesmo resistente, precisa de cuidados simples.

Como Cultivar A Flor Candytuft

  • Tendo as sementes, insira em um vaso com terra e regue;
  • Espere até ter um broto de tamanho suficiente e raiz estável para transferir;
  • Transfira para um solo onde a planta tenha espaço e receba luz solar;
  • Observe semanalmente sua planta para eventuais ajustes.
  • A planta pode exigir uma poda depois de sua primeira florescência;
  • Certifique-se de que o solo é bem drenado, locais úmidos ou encharcados não são ideais.

Como já citado, essa planta tem preferencia por solos áridos e mais secos. A partir da semeadura, em dois a três meses já é possível ver as primeiras flores.

Existem diferentes espécies dessa mesma flor, a maioria das características são semelhantes, alguns aspectos são diferentes.

São plantas ideais para regiões frias e para ornamentações de jardins de inverno. A planta não só é tolerante às baixas temperaturas como também precisa delas para sua florescência. Faz parte de seu processo.

Benefícios de Plantas Como Iberis ou Flor Candytuft

Plantas como essas são utilizadas para fins medicinais. Veja os benefícios:

  • Combate a crises de ansiedade: Pode ter efeito calmante.
  • Dores musculares: Pode relaxar os músculos.
  • Dores reumatismais;
Benefícios da Iberis e Candytuft
Benefícios da Iberis e Candytuft

Por outro lado, se ingerida em grande quantidade pode ser prejudicial, causando náuseas, tontura e disenteria. Tenha sempre um acompanhamento profissional antes de medicar-se.

Tipos de Iberis ou Flor de Candytuft

  • Iberis ou Candytuft Perene
Candytuft Perene
Candytuft Perene

Planta de cultivo simples e florescimento a partir do segundo ano. Gosta de solos pedregosos, secos e arenosos. Precisa de espaço e muito sol. Ideal para jardins de inverno.

  • Iberis ou Candytuft Evergreen
Candytuft Evergreen
Candytuft Evergreen

Seu nome se dá pelo motivo de se permanecer verde durante todo ano devido a sua resistência. Quando floresce, suas flores chegam a esconder as folhas. É ideal para arranjo, vasos e canteiro de flores.

Um tipo de Iberis perene, sua formação se dá em arbustos, chegando aos 20 centímetros de altura. Também precisa de muita luz e espaço.

  • Candytuft Pequena Jóia
Candytuft Pequena Jóia

Uma das Iberis mais florescentes. Pode produzir mais de 200 flores por época de florescência e por planta. Também cresce em formato de arbusto chegando a 20 centímetros de comprimento.

  • Iberis ou Candytuft Rochosa
Candytuft Rochosa
Candytuft Rochosa

Arbustos que chegam a 15 cm, a florescência pode formar um escudo de flores sobre as rochas. Muitos chamam de Nuvem Branca. O mato em volta pode chegar a 30 cm.

  • Iberis ou Candytuft Gibraltar
Candytuft Gibraltar
Candytuft Gibraltar

Planta pequena e compacta, suas flores são rosadas e violetas, redondas e chegam a 30 cm. O solo deve ser muito bem drenado e seco. Podem ser comparadas com as Dálias.

Curiosidades

  • O nome da antiga Espanha era Eberia, referencia ao nome Iberis.
  • Muitos dizem que ter uma Candytuft em casa é ter uma Nuvem Branca, devido a sua composição e coloração.
  • Essas plantas podem nascer entre pedras, e viver sem água por um bom tempo.
  • Há uma espécie chamada Ibéricas Anuais, que florescem bem mais que as perenes.
  • Há agricultores que chamam essas plantas de parede, por causa de sua densa ramificação.
  • Iberis não é só o nome dessa planta, trata-se de um gênero botânico onde se encaixam plantas de solo arenoso e resistentes a diferentes temperaturas.
  • Há mais de 30 espécies dessa planta.
  • Ela é muito importante para a sobrevivência de insetos em regiões áridas.
  • Se não for impedida, essa planta se propaga tão rapidamente que pode ser considerada uma praga por alguns.
  • Apesar da resistência a temperaturas e solos, ela não é resistente a pragas e doenças. Pode rapidamente ser contaminada e adoecer.

Essas flores são realmente muito interessantes, apesar de delicadas se adaptam a diferentes solos, climas e regiões. Por isso é possível encontra-las em litorais, montanhas rochosas, locais muito frios etc. Ela é fácil de ser cultivada e mantida. Apesar de ser plantada, com os cuidados certos pode ser usada como flor de corte para arranjos em vasos, decorações etc. Não é um uso comum, mas sua resistência permite essa utilização.

Veja também

Como Usar a Canela Para Emagrecer?

A canela, assim como o cravo, noz-moscada, gengibre, açafrão, pimenta-do-reino, cúrcuma e outros, é considerada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *