Home / Plantas / Composição Química e Valor Nutricional da Pera

Composição Química e Valor Nutricional da Pera

Todos adoram saborear uma boa pera, concorda? O que talvez você não saiba é que a pera é uma fruta típica das regiões temperadas do planeta Terra, oriunda do continente asiático e, mais precisamente, da China. Assim, a fruta se desenvolve na popular árvore pereira, do gênero Pyrus L. e da família Rosaceae.

Estima-se que a pera tenha sido levada da Ásia para a Europa com o intuito de evitar as longas viagens rumo ao Oriente, tendo se adaptado bem posteriormente ao clima e ao solo de alguns países europeus. Logo, com o passar das décadas, a fruta tornou-se uma iguaria típica do Velho Continente.

Entretanto, ainda que a história da pera seja desconhecida por muitos, você sabe quais são os benefícios proporcionados pela ingestão dela? Em termos gerais, a pera auxilia na perda de peso e previne diversas doenças, além de possuir uma polpa suculenta e adocicada sem igual.

Ademais, em termos biológicos a pera é próxima da maçã, do pêssego e da ameixa. Logo, o seu desenvolvimento pleno depende de temperaturas mais baixas, o que facilita o cultivo na região Sul do Brasil – além disso, há também o cultivo da pera nas áreas serranas da região Sudeste.

Portanto, é difícil encontrar alguém que não goste ou não consuma o alimento, seja para utilização na boa e velha salada de frutas ou simplesmente para saborear no dia-a-dia.

Conheça um pouco mais a respeito da composição química e dos valores nutricionais da pera abaixo.

Composição Química da Pera

A pera é uma fruta com baixo teor calórico, diferentemente de algumas outras. Logo, 100g de pera equivalem a aproximadamente 50 calorias, algo irrisório para o aumento de peso. Naturalmente, o consumo da fruta é bastante recomendado para dietas focadas na baixa ingestão calórica. Outro benefício comparativo da pera é o fato de ter menos ácidos que a maçã, propiciando menos reações metabólicas no corpo.

Todavia, se é bem menos ácida, a pera também possui mais açúcares que a maçã – a quantidade total varia de 6% a 13% em uma fruta madura. Isso faz com que, em casos de pacientes com alto nível de glicose no sangue, a pera seja recomendada em porções menores para que seja possível aproveitar o seu alto valor nutricional sem aumentar ainda mais as taxas de açúcar na corrente sanguínea.

Pera Características

Ainda em comparação à maçã, a pera guarda valiosas substâncias minerais, tais como o cálcio e o magnésio, além de não possuir sódio, substância especialmente maléfica para pacientes com problemas renais. Em contrapartida, a pera é muito rica em potássio, possuindo a substância em taxas excessivas: vale lembrar que o excesso de potássio no sangue gera a hipercalemia, doença que pode causar queimaduras e até mesmo lesões internas.

Contudo, seria necessária uma dose extraordinariamente elevada de pera para que os níveis de potássio na corrente sanguínea pudessem ser modificados, algo que está bastante distante da realidade. Porém, é importante manter a atenção para evitar possíveis problemas futuros.

Ademais, a pera é rica em enxofre, óxido de ferro, hidratos de carbono e ácido fosfórico.

Indicações para Ingestão da Pera

A pera é muito eficaz no tratamento contra a obesidade, podendo ser consumida crua ou cozida, combinada com iogurte e pão integral em substituição à alimentação tradicional. Em estudos realizados no Rio Grande do Sul, um dos estados brasileiro onde há o cultivo da fruta, pacientes obesos que aumentaram o consumo de pera na dieta perderam até 10% do peso inicial em algumas semanas. A causa da perda de peso se deve ao fato de a pera ter poucas calorias em relação a outros alimentos.

Outra utilização da fruta é para a excreção, já que a pera tem propriedades diuréticas, depurativas e laxantes: assim, a ingestão da fruta possibilita mais facilmente a exceção de substâncias do corpo humano. Nesse caso, também é possível comer a fruta crua ou cozida, mas há a recomendação para que se cozinhe, com o objetivo de facilitar a ingestão de quantidades um pouco maiores, o que torna o processo mais rápido.

Por fim, a pera auxilia portadores de sensibilidade estomacal e intestinal a partir do seu suco. Basta pegar algumas frutas, cozinhá-las para tornar a extração do suco mais fácil e, finalmente, fazer o suco da pera. Pois a pera faz a eliminação do sódio presente no estômago, oferecendo sensação de alívio a quem sofre de dores no local.

Benefícios Nutricionais da Pera

A pera guarda diversos benefícios nutricionais consigo, e por isso é tão procurada nos hortifrútis e supermercados do Brasil. A partir das fibras presentes na fruta, por exemplo, é possível facilitar o trabalho de digestão no estômago, evitando a sensação de inchaço no local e ocasionais dores na região. Outra consequência positiva da ingestão da pera é a vitamina A, ainda que em baixa quantidade.

A vitamina A impede a progressão dos problemas de visão e faz com que novas dificuldades relacionadas à vista não se desenvolvam, algo muito importante em todas as idades, mas especialmente positivo para os idosos, que mais sofrem com tal problema.

Uma outra vitamina presente na pera, mesmo que também em quantidade não muito elevada, é a vitamina C: ela faz com que as células do corpo se regenerem mais rapidamente, pois tem poder antioxidante. Sabe quando você se corta e o machucado cicatriza muito rapidamente? É o poder da vitamina C, presente a pera, atuando no seu corpo.

Porém, o maior valor nutricional da pera está no potássio. Presente em elevada quantidade na fruta, o potássio dá energia ao corpo e beneficia músculos e neurônios.

Os Principais Tipos de Peras

São cinco os principais tipos de peras consumidas no Brasil, que mudam apenas algumas características entre si, mas preservam os benefícios gerais da fruta e oferecem basicamente os mesmos ganhos nutricionais.

  • Pera d’Água: tem polpa delicada;
Pera d’Água
  • Pera Willians: ácida e dura;
Pera Willians
  • Pera-De-Pé-Curto: bastante parecida com uma maçã;
Pera-de-Pé-Curto
  • Pera Red: tem a casca vermelha e sabor muito acentuado;
Pera Red
  • Pera d’Anjou: é verde e muito pequena.
Pera d’Anjou

Uma boa maneira de identificar os diferentes tipos de peras é analisar a parte externa da fruta, pois geralmente existem diferenças acentuadas entre os distintos modelos.

Veja também

Buganvílias Rosa

Cuidados com Buganvílias em Vasos

Se você deseja adicionar um toque exuberante e colorido ao seu jardim, a buganvília é …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *