Home / Plantas / Quanto de Ômega 3 Tem na Chia?

Quanto de Ômega 3 Tem na Chia?

Primeiro foi o ginseng. Então, bagas de goji. E, nos últimos anos, sob o nome bombástico de “superalimento”, tem-se a chia com seu ômega 3, se tornando um dos ingredientes essenciais para uma vida saudável. Mas, quanto de ômega 3 tem na chia?

As sementes de chia são encontradas dentro das flores de uma planta hispânica, nativa do México e da Guatemala. Elas têm uma grande quantidade de ácidos graxos ômega 3, proteínas e fibras alimentares. Daí sua consideração como “superalimento”.

As Sementes da Chia

Os nutricionistas dizem que esse alimento contém mais ômega 3 que peixes. Possui também mais fibras alimentares que leguminosas. Também vale destacar os altos teores de proteínas. E tudo isso, é claro, sendo um alimento de origem vegetal, sem colesterol, com pouco sódio, sem lactose e sem glúten.

Sementes da Chia
Sementes da Chia

Ao contrário das sementes do gergelim, que geralmente são tostadas ou como tal, a fim de tirar proveito das propriedades das sementes de chia, elas precisam se hidratar.

As sementes embebidas na água liberam a mucilagem, produzindo um líquido gelatinoso. Ele pode ser consumido ao deixá-lo se dissolver na água e adicionar açúcar e suco de limão.

Quanto de Ômega 3 Tem na Chia?

Como dito acima, para tirar proveito de suas propriedades, precisamos hidratar as sementes de chia. Elas também podem ser adicionadas ao iogurte, leite ou sopa. Contudo, você deve deixar esses alimentos sempre embebidos por um tempo, entre 15 e 30 minutos. Assim, eles se hidratarão bem e liberarão a mucilagem.

Agora, se sua curiosidade é mesmo acerca de quanto de ômega 3 tem na chia, aqui vai. Normalmente, uma dose de chia é equivalente a entre uma e três colheres das sementes, isso nos exatamente quais são os benefícios do alimento.

Aproximadamente 100 gramas tem muito mais ômega 3 que 100 gramas de salmão. No entanto, ninguém em sã consciência come 100 gramas das sementes de chia. Pelo contrário, comem essa quantidade ou mais de salmão. E o mesmo acontece com fibras. Comer um prato de lentilhas fornecerá mais fibras alimentares que 10 até 20 gramas da chia.

Ômega 3 em Cápsulas
Ômega 3 em Cápsulas

Os ácidos graxos também são conhecidos como ômegas, dentre os quais existem tipos diferentes, como 3,6 e 9. Estes são considerados benéficos para o organismo. Contudo, às vezes, não sabemos quanto consumir e se o excesso desses pode nos causar algum problema de saúde.

Segundo pesquisas sobre os ácidos graxos ômega 3, pode-se entender que que existem 3 tipos:

  • Ácido alfa-linolênico;
  • Ácido eicosapentaenóico;
  • Ácido docosahexaenóico.

O ácido alfa-linolênico é encontrado principalmente em óleos vegetais, como sementes de linhaça, soja e canola. O ácido eicosapentaenoico e o ácido docosahexaenóico são encontrados em peixes e outros frutos do mar.

Necessidades Diárias de Ômega 3

As necessidades diárias do ômega 3 de uma pessoa variam segundo sua idade, sexo e vários fatores de saúde. Apesar dos estudos, uma regra absoluta sobre o valor de ômega 3 que deve ser consumido diariamente ainda não foi determinada.

Pesquisas sugerem, no entanto, que diferentes grupos de pessoas precisam de quantidades diferentes. Uma maior ingestão de ômega 3 pode ser útil para certas condições de saúde. Em geral, a maioria das organizações de saúde recomenda um mínimo de 250 a 500 mg por dia para adultos saudáveis.

Pesquisadores também confirmam que quantidades mais altas são frequentemente recomendadas para determinadas condições de saúde. Por exemplo, pessoas que sofrem de doenças cardíacas, depressão ou ansiedade e câncer se beneficiam de quanto de ômega 3 tem na chia.

Outros setores para os quais os ácidos graxos ômega 3 representam um benefício são para:

  • As mulheres grávidas;
  • Os bebês;
  • As crianças.

Por isso é sugerido que se inclua mais peixes e chia na dieta.

O Ômega 3 da Chia é Considerado Melhor Que o Ômega 3 do Óleo de Peixe

Perda e Controle de Peso

Perda e Controle de Peso
Perda e Controle de Peso

As sementes de chia estão cheias de fibras. Apenas 2 colheres de chá têm quase 10 gramas de fibra. Estudos demonstraram que dietas ricas geralmente acompanham o apetite alimentar reduzido para melhor gerenciamento e a perda do peso. Essa fibra é especial, excelente para desintoxicar o cólon.

Saúde do Nosso Coração

Saúde do Nosso Coração
Saúde do Nosso Coração

As baixas propriedades glicêmicas não dependem de quanto de ômega 3 tem na chia. Um de seus benefícios é ajudar a diminuir o risco de ataques cardíacos, já que níveis altos de açúcar na corrente sanguínea têm sido associados ao aumento do risco de ataques cardíacos.

Além do mais, é estabelecido que o ômega 3 nas sementes reduz a inflamação e diminui o risco de colesterol alto. Ele não apenas combate as inflamações ao redor do coração, mas também pode auxiliar no combate a dor nas articulações em todo o corpo.

Benefícios Energéticos

Benefícios Energéticos
Benefícios Energéticos

Outro benefício incrível do ômega 3 encontrado nas sementes de chia é sua capacidade de aprimorar muito as habilidades cognitivas e o desempenho. Pesquisas descobriram que consumir uma colher de sementes é tão energizante quanto consumir uma bebida isotônica e energética de atletas.

Como Consumir a Chia e o Seu Ômega 3?

Independente de quanto de ômega 3 tem na chia, você deve incorporá-la no seu dia a dia. Você pode facilmente fazer pudim de chia. Essa é uma das maneiras mais populares de comer as sementes, misturando um quarto de xícara em um copo de líquido. Este líquido pode ser leite de amêndoa e suco de frutas.

Consumir a Chia
Consumir a Chia

Depois que as sementes crescem e a mistura não fica mais aguada, o “pudim” está pronto para comer. Isso pode levar apenas 15 minutos, embora esse alimento fique bom na geladeira por vários dias. Como a chia não tem muito sabor sozinha, adicione especiarias, como:

  • Frutas picadas;
  • Nozes;
  • Outros ingredientes que desejar.

As sementes secas de chia também podem ser adicionadas inteiras ou moídas a smoothies e sucos. Pode-se misturar em iogurte, aveia ou polvilhadas em cima de uma salada.

Se você estiver adicionando as sementes a uma bebida ou a um prato “úmido”, elas incharão levemente enquanto você come. Contudo, retêm uma leve trituração. E embora essas sejam algumas das maneiras mais comuns de consumir o alimento, mesmo não sabendo quanto de ômega 3 tem na chia, seu sabor suave e tamanho compacto facilitam a colocação de uma colher em praticamente qualquer coisa. Experimente!

Veja também

Como Germinar Sementes de Peônias? Passo a Passo

Com ampla distribuição nas porções temperadas do Hemisfério Norte, as peônias são vegetais correspondentes a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *