Home / Animais / Tipos de Latido de Cachorro e O Que Significam

Tipos de Latido de Cachorro e O Que Significam

Os cães são uma preferência nacional e praticamente unânime quando o assunto é animais para ter em casa. Porém, muitas pessoas tendem a procurar raças que não latem muito e são silenciosas, o que vai contra a natureza do cão e muitas vezes atrapalha no processo do desenvolvimento dele, já que cada latido possui um significado.

Ao mesmo tempo que algumas pessoas não gostam dos latidos, outras tentam entender qual mensagem o cachorro está querendo passar com aquele som; já que o cachorro praticamente nunca late sem um motivo aparente.

Por isso, no artigo de hoje vamos dar uma luz para aquelas pessoas que não conseguem entender o que o seu cão está querendo dizer e ficam tentando captar a mensagem sem sucesso. Então, continue lendo para conseguir entender quais são as necessidades do seu cachorro dependendo do tipo de latido que ele emite para você!

Latido Para Relaxar

Esse é um tipo de latido muito comum em cães mais jovens; isso porque ele serve para liberar a energia acumulada e ao mesmo tempo desestressar o cão. Portanto, em situações de muito estresse ou agitação o cachorro tende a latir para se acalmar e voltar ao seu estado normal.

É errado interpretar esse latido como irritação, já que o processo é justamente o contrário: o cão está saindo de um estado de irritação para um estado de calma. Por isso, não grite com seu cachorro se ele começar a latir após brincar com você, esse é apenas um modo de desacelerar o coração e voltar à energia normal a qual ele está acostumado.

Latido Para Relaxar
Latido Para Relaxar

Latido de Alegria

Nada melhor do que ver seu cachorro balançando o rabo e latindo na hora de passear! Esse latido acontece porque o cão está excessivamente feliz, e assim, libera energia para relaxar e ao mesmo tempo produz hormônios do bem estar – inclusive em você. Por isso, não se irrite quando seu cãozinho começar a latir na hora de passear, ele está se preparando para um momento de lazer e diversão e essa é a forma dele de demonstrar alegria!

Latido de Alegria
Latido de Alegria

Latido de Tédio

Da mesma forma que nós queremos chamar atenção para uma situação que não nos agrada, os cães tendem a latir quando estão entediados para que seus donos percebam a situação. Se o seu cachorro não sai para passear e você não brinca com ele em casa, é muito provável que ele lata para chamar sua atenção; essa é a forma que o cão encontra de te “acordar para a vida” e fazer com que você percebe que ele está carente, se atente aos sinais!

Latido de Tédio
Latido de Tédio

Latido de Alerta

Esse é geralmente o latido que nos deixa preocupados no meio da noite. Quando um cachorro começa a latir em situações suspeitas, nosso primeiro pensamento é o de que há algo errado; isso porque inconscientemente o ser humano já sabe que o cachorro tende a latir quando está em estado de alerta. Nesse caso, o cão tende a latir quando se sente vulnerável ou quando sente que alguma situação de ameaça está se aproximando.

Por isso, nunca ignore o seu cachorro caso ele comece a latir em momentos suspeitos: os cães possuem os sentidos mais aguçados do que os nossos e isso pode ser de grande ajuda na hora da sua proteção! (E é por isso que cães são também considerados seguranças de diversos estabelecimentos e casas durante a noite)

Latido de Alerta
Latido de Alerta

Latido de Possessividade

Alguém chega na sua casa, te abraça e seu cachorro começa a latir sem parar. Caso você tenha lido isso e tenha lembrado de alguma situação similar na sua vida, saiba que existem grandes chances do seu cachorro ter latido por conta da possessividade. Com o passar do tempo e a domesticação, é extremamente normal que os cães desenvolvam um sentimento de posse com relação ao seu dono ou alguns de seus brinquedos, por exemplo.

Latido de Possessividade
Latido de Possessividade

Por isso, seu cachorro não é mau só porque ele está latindo sem parar para sua visita, ele apenas está com ciúmes e tenta te defender de outras pessoas, para não te perder; essa é também uma grande forma de demonstrar o afeto por meio dos sons.
Esses são apenas alguns dos tipos de latidos que um cachorro pode dar ao longo da sua vida; já que tudo depende do contexto e até mesmo (ou principalmente) da personalidade do seu cão. Por isso, cabe a você decifrar qual tipo de latido o seu cão está emitindo e, consequentemente, qual mensagem ele está tentando passar por meio dos sons.

Como Saber O Tipo De Latido Do Meu Cachorro?

A verdade é que, como dissemos anteriormente, você precisa aprender a decifrar o contexto ao qual o cachorro está inserido. Analisando a situação em que ele se encontra e quais são os fatores externos a ele, é muito provável que você descubra qual tipo de latido ele está emitindo.

Por exemplo: se você pega a coleira para levar seu cachorro para passear e ele começa a latir para você, com certeza esse é um latido de alegria, e não de possessividade ou de alerta.

Analisando o contexto fica bem simples entender o porquê do seu cachorro estar latindo tão incansavelmente. Dessa forma, a comunicação fica muito mais fácil e com o tempo sua ligação com seu cão será ainda maior!

A Importância Do Latido

Por fim, devemos destacar que o latido é muito importante para o cachorro. Como dissemos no começo do artigo, muitas pessoas não gostam que seus cães latam e consideram isso um defeito; mas a verdade é que essa é a única forma que o cachorro tem de se comunicar com você, e é tão comum quanto a fala humana. Por isso, se você é o tipo de pessoa que não gosta de latido de cachorros: repense a sua relação com os animais e entenda que por meio do latido você e são cãozinho ficarão muito mais próximos e amigos.

Gostou desse tema e quer saber ainda mais sobre cães? Leia também: Cachorro estressado mordendo – o que pode ser?

Veja também

Ciclo de Vida do Pepino-do-Mar: Quanto Tempo Ele Vive?

Os pepinos-do-mar são os principais representantes da comunidade conhecida como Holothuroidea. Essa é uma comunidade …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *