Home / Animais / Cachorro Estressado Mordendo: O Que Pode Ser

Cachorro Estressado Mordendo: O Que Pode Ser

Alguns sinais muito claros podem dizer que seu cão está sofrendo de estresse. Mas você sabe como detectá-los? Vamos apresentar a você 10 sinais de estresse canino que podem resultar em um grave problema de saúde que afetará diretamente seu bem-estar ou até mesmo sua saúde.

Hiperatividade e Estereotipia

Um comportamento hiperativo pode ser indício de stress em cães. Se notá-los constantemente agitados, do tipo que não para quieto um minuto, também roendo tudo o que vê pelo caminho; tudo isso é forte indício de que seu cão está mesmo muito tenso.

Chamamos de estereotipias aqueles movimentos repetitivos que você pode ver seu cão fazer sem razão aparente. Girar perseguindo sua própria cauda, latir incansavelmente, uma pseudo perseguição ao nada… Estas atitudes repetitivas e incessantes são movimentos típicos de estereotipias em cães estressados.

Reações Exageradas ou Falta de Atenção

Latir, rosnar, enroscar-se em suas pernas ao passear, fuçar coisas no chão… Todas essas reações são comuns aos cães. Mas se você conhece bem o seu e perceber que esse tipo de comportamento anda intenso demais, à beira do exagero, pode sim ser típico de um cão estressado.

E se notar que seu cão já não responde bem aos comandos que já lhe foram ensinados, demonstrando evidente falta de concentração ou obediência, com comportamentos exagerados como os que citamos há pouco, é mais provável mesmo que esteja estressado. A questão da falta de atenção que citamos nesse caso é quando o cão não era assim antes.

Movimentos Reativos Fora do Comum

Outros comportamentos normais dos cães também podem ser indícios de stress se notar que estão ocorrendo com muito mais frequência ou quantidade que não ocorria antes. Por exemplo, salivar, lamber, respiração ofegante, reagir ao confrontar-se com estranhos ou outros animais. Todas são reações comuns aos cães mas também podem indicar um cão estressado se notar que esse comportamento está beirando o exagero.

Um cão salivando exageradamente ou se lambendo intermitentemente não é o tipo de hábito que deveria ser considerado normal. Um cão ofegar é normal quando está sentindo o calor, mas se o notar fazendo quando não há razões para estar ofegante, muito provavelmente há uma tensão fora do padrão em seu cão.

Afastar-se, tentar fugir e enroscar-se em suas pernas ao se deparar com diversas situações novas ao passear na rua é muito comum e normal. Mas esteja atento quando esse tipo de reação a estímulos beirar o absurdo, pois esse comportamento exagerado também é um indício de tensão considerável.

Perda de Cabelo ou Rigidez Muscular

Já notou como seu cãozinho para teso com algo misterioso? Enquanto ele não identifica o ocorrido ele pode se demonstrar tenso, rígido, sem reação. É engraçado quando acontece, mas caso perceba que isso vem ocorrendo com muita frequência e sem nenhuma razão, pode ser que seu cão esteja padecendo de constante stress.

E se houver perda fora do comum de pêlos em seu cão, de um modo que não era comum antes, pode ser um indício inclusive crônico de stress em seu cão e casos assim precisam ser examinados por profissionais veterinários o quanto antes. Pêlos saindo à toa de seu cão (numa lambida ou quando se coça, por exemplo) não é normal e precisa ser tratado o quanto antes.

Perda de Cabelo em Cachorro

 

Perceba que a maioria dos eventos que citamos são situações e comportamentos comuns aos cães, o que torna até muito difícil para donos de animais perceberem que há um problema. Agressividade, timidez, fobias, morder, latir, fugir, perseguir a própria cauda, fuçar tudo o que encontra, coçar-se, salivar, cair pêlos… Enfim, muitas dessas situações específicas podem ser consideradas normais se você puder garantir que seu cão sempre fez isso, desde que o adquiriu.

Mas podem ser fortes indícios de cães estressados se um ou mais desses comportamentos surgirem repentinamente em seu cão e você notar que começou a se desenvolver exageradamente, de um modo pouco comum em seu cão. Um cão estressado fará uma ou mais dessas coisas de um jeito que nunca fez antes e com uma frequencia e exagero fora do padrão.

Três Sinais Reveladores de que o Cão Vai Morder

Todos os cães têm sua própria língua, sua própria história, suas próprias reações ao estresse. Esteja ciente de que alguns cães vão dar muitos sinais antes de mudar para uma mordida, do grunhido para “o ataque no ar” antes de realmente morder. Outros só dão sinais que são mais difíceis de decifrar porque são menos exuberantes. No entanto, poucos cães dão poucos sinais antes de mudar para uma mordida.

Um cachorro abanando o rabo não é necessariamente feliz, por exemplo. Tudo é uma questão de contexto, mas também do conjunto de sinais que o cão envia. Por exemplo, quando você chega do trabalho, seu cão dá as boas-vindas aos seus ouvidos perto do crânio, a cauda é bem baixa, balançando, carregando em seu movimento toda a parte inferior das costas, que também se move. Dedução, seu cão provavelmente está muito, muito feliz em vê-lo novamente!

Em outra situação, você anda na rua com seu cachorro. Assim que ele vê outro, seu corpo endurece, suas orelhas estão em seu crânio, sua cauda sobe de costas e bate freneticamente. Dedução, seu cão se sente ameaçado. (Isso é chamado de responsividade canina .) Nem todos os cães, pelo contrário, iriam morder, mostrando este tipo de linguagem corporal. Porém, é exatamente este tipo de batida de rabo que é entendido mal pelos donos de cachorro que morderam enquanto “ainda, o rabo dele estava abanando”!

Outra situação: você está se aproximando da tigela de comida para o seu cachorro. Enquanto ele estava comendo avidamente antes de sua abordagem, ele parou de comer assim que você está perto dele! O que está acontecendo? Seu cachorro se sente muito ameaçado para continuar comendo na sua presença! Qualquer mudança na postura do seu cão que o faça parecer rígido, congelado ou interromper uma atividade que ele gosta, deve levá-lo a avaliar a situação e manter seu cão longe da fonte de estresse.

Você se aproxima de um cachorro com franqueza para dizer olá, você se inclina até a altura e o afaga na cabeça. Você percebe que os olhos dele se tornam ligeiramente esbugalhados e que o branco dos olhos se torna mais aparente. Estes são os “olhos de baleia” que significam que o animal não está confortável. Aprenda a identificar esses sinais em seu cão, e evitará muitas situações constrangedoras envolvendo mordidas e, o mais importante, saberá que é hora de tentar livrar seu animal do stress.

Veja também

Lista de Raças de Galinhas Gigantes Com Nome e Fotos

Se referir a galinhas gigantes relativiza muito a interpretação. Há raças que são tão fofas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *