Home / Animais / Ficha Técnica do Besouro: Peso, Altura, Tamanho e Imagens

Ficha Técnica do Besouro: Peso, Altura, Tamanho e Imagens

Os besouros são animais que pertencem a Ordem Coleopter e possuem algumas características bem marcantes. Dentre elas, a existência de asas na parte anterior do seu corpo e que não são usadas para voo. Na realidade, essas asas servem como uma espécie de proteção para as que se encontram localizadas na parte superior.

Outra característica que é bastante peculiar em todas as espécies de besouro é a presença de um aparelho digestivo desenvolvido que permite mastigação. Fora essas semelhanças, é possível encontrar diversos tipos de tamanho, forma, número de olhos, habilidade das pernas e características muito diferentes entre as espécies de besouros.

Besouro na Areia
Besouro na Areia

Para se ter uma ideia existem uma estimativa de que existam ao em tono de 250.000 espécies de besouro. Com relação a alimentação, eles podem ser carnívoros, se alimentar de vegetais ou de excrementos de outros animais.

Tipos de Besouro: Peso e Tamanho

Algumas características dos besouros são bem marcantes. A espécie conhecida como besouro-rinoceronte (Oryctes rhinoceros), por exemplo, é considerada um dos insetos mais pesados do mundo podendo alcançar o peso de 100 gramas. Ele também ganha outro título: o de animal mais forte proporcionalmente ao seu tamanho.

Para ter uma ideia da força do bicho imagine que uma pessoa de 70 quilos pode levantar 60000 mil quilos. Imaginou? Pois é exatamente isso que o besouro rinoceronte faz quando consegue carregar 850 vezes o seu tamanho corporal. Tem que respeita o besourinho!

Ficou curioso? Então conheça mais algumas espécies de besouro, seus tamanhos e características.

Besouro Venenoso

Recebe o nome científico de Lytta vesicatoria e pode chegar a medir até 2 centímetros. Costuma aparecer na América do Norte, Sibéria, e Europa e botam seus ovos sempre próximos de ninhos de abelhas. Isso acontece porque suas larvas se alimentam de filhotes de abelhas.

Possuem um poderoso veneno capaz de queimar a pele e deixar bolhas, além de um cheiro nada agradável que serve para manter distantes os seus predadores.

Lytta Vesicatoria
Lytta Vesicatoria

Besouro-Tigre

O Besouro tigre tem comprimento de 2 centímetros  e possui o nome científico de Cicindela campestres. Sua larva se desenvolve escondida em um buraco na areia. Esse esconderijo garante que ela ataque suas presas de forma bem discreta. Quando adulto é muito agressivo e faz uso de suas mandíbulas afiadas. Essa espécie de besouro é encontrada somente em climas quentes.

Besouro-Tigre
Besouro-Tigre

Besouro-Do-Esterco Ou Escaravelho

Esse é um dos mais conhecidos tipos de besouro. Tem aproximadamente 4 centímetros e um voo que faz muito barulho. O  Scarabeus sacer existe em todos os lugares e aparece sempre carregando uma bola de fezes de diversos tipos de animais. E acredite, essa bola formada de excrementos é motivos de muitas brigas entres os membros a espécie! Esquisito, não é?

Escaravelho
Escaravelho

Besouro Gigante

O próprio nome já deixa bem claro as características desse besouro, não é mesmo? Seu nome científico é Titanus gigantus e ele é considerado o maior inseto do mundo. Com inacreditáveis 22 centímetros ele consegue voar e vive na região da Floresta Amazônica. O seu peso chega a alcançar aproximadamente 70 gramas.

Besouro Gigante
Besouro Gigante

Besouro Violino

Possuem cerca de 10 centímetros e habita regiões do continente asiático. O Mormolyce phyllodes se alimenta basicamente de lagartas e outros animais semelhantes.  Costumam viver em árvores depois de adultos e possuem hábitos noturnos se camuflando com muita facilidade. Encontram-se em ameaça de extinção pela degradação do seu habitat natural.

Besouro Violino
Besouro Violino

Besouro Bombardeiro

Possui o nome científico de Brachynus crepitans e pode ser encontrado na Europa, Ásia e África. Seu tamanho é de mais ou menos um centímetro e costuma viver entre raízes de árvores ou entre pedras. Ataca suas pressas com muita rapidez e daí vem a origem do seu nome.

O Besouro Bombaedeiro bombardeia em direções distintas um líquido produzido quando se sente ameaçado. Esse líquido tem um cheiro muito intenso e causa queimaduras em suas presas.

Besouro Bombardeiro
Besouro Bombardeiro

Besouro de Chifre

Vivem debaixo de troncos de árvores e pode ter de 5 a 10 centímetros. Comumente encontrado na Europa, o besouro de chifre pode se alimentar de vegetais. Possui nome científico de Lucanus cervus e tem uma mandíbula poderosa capazes de cortar até mesmo madeira. Além disso, sua coloração em tons de marrom é uma excelente característica para a camuflagem durante o período noturno.

Besouro de Chifre
Besouro de Chifre

Reprodução Dos Besouros

A maior parte dos besouros se reproduz por meio de ovos. Deles nascem larvas que ao se desenvolverem tornam-se insetos adultos. Outras interessante característica desses pequenos animais é a capacidade de bioluminescência

Comumente encontrada em vaga-lumes ela é proporcionada por uma reação química que produz a aparência  de  raios luminosos pelo animal. Isso pode ser perceptível tanto em macho quanto em fêmeas.

Importância Para O Meio Ambiente

Os besouros de diversas espécies são conhecidos como importantes atores no controle do ecossistema. A importância desse bichinho para o equilíbrio ecológico é fundamental pois eles atuam como predadores de outros tipos de insetos auxiliando, assim, o controle biológico. As joaninhas, por exemplo, são muito úteis no controle de pragas nos jardins.

Mas os besouros também trazer muito prejuízos. É o caso do besouro castanho ( Nome científico: Tribolium castaneum), que são uma espécie voadoras e que pode alcançar até 4 centímetros de comprimento. Esse besouro pode ser responsável pela destruição e ataque a grãos e cereais. Existem casos ,inclusive,  em que essa pequena criatura chegou a destruir armazéns que estocavam rações, farinhas e raízes.

Ele pode apresentar de 3 a 4 gerações em um ano e tem grande atração por ambiente úmidos e quentes.

Você sabia que existem besouros que vivem na água? Pois é! A maior parte dos insetos que são aquáticos vivem em água doce e desenvolvem suas atividades sem nenhuma dificuldade na água.

Ficamos por aqui! Esperamos que não tenha ficado nenhuma dúvida sobre o assunto. Até a próxima!

Veja também

Mulher Cuidando do seu Cachorro Com Convulsão

O Que Provoca Convulsão Em Cachorro? O Que Fazer Na Crise?

Se existe um animal que conseguiu cativar o carinho dos humanos, esse animal é o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *