Home / Animais / Araçari-de-Pescoço-Preto: Características, Nome Cientifico e Fotos

Araçari-de-Pescoço-Preto: Características, Nome Cientifico e Fotos

As aves são essenciais para todo o mundo, já que a partir das aves as pessoas conseguem traçar visões a respeito de todos os acontecimentos da natureza, por exemplo.

A partir das alterações indicadas pelo comportamento das aves, os especialistas são capazes de afirmar se há, também, alterações em algum tipo específico de bioma ou se, então, o clima de um determinado local está mudando com o tempo. Tudo isso é muito importante para a vida de todas as pessoas, por mais que não se perceba isso e por mais que muitos pensem o contrário.

Isso porque as alterações climáticas impactam a todos igualmente e, dessa forma, é missão de todos se interessar mais pelas mudanças que o planeta Terra presencia já há algum tempo. Ademais, mudanças em biomas, outra indicação dada pelo comportamento de pássaros, podem representar uma grande perda de biodiversidade, algo também fundamental para qualquer civilização, em qualquer momento da história.

O Brasil é um país que serve de abrigo para muitas aves, sendo alguns deles espécies tipicamente nacionais. Isso porque, pela diversidade de florestas e habitats que o Brasil possui, há muitas possiblidades de crescimento pleno e ordenado para muitas espécies no país.

A Floresta Amazônica, por exemplo, é um grande centro de desenvolvimento de aves, abrigando animais exclusivos e muitos outros que só encontram um local adequado de desenvolvimento na Amazônia brasileira, por mais que sejam espécies típicas também de outros países.

Ademais, o Pantanal Mato-grossense também é extremamente importante para muitas aves, já que o local possui clima bastante favorável às aves e, ademais, oferece uma variedade de alimentos muito grande para as aves que se aventuram pela região. Além disso, o Pantanal brasileira ainda é bastante preservado e consegue abrigar muitas espécies oriundas de outros locais e de outros ambientes.

Conheça o Araçari-de-Pescoço-Preto

Assim, o Brasil possui muitas espécies de araçari e poderia ser fácil imaginar que o Araçari-de-Pescoço-Preto também fizesse parte da grande variedade de aves desse tipo no país. Porém, o Araçari-de-Pescoço-Preto é uma espécie que não existe no Brasil, ao menos não de forma natural. Isso porque esse tipo de ave, da família dos tucanos e que encontra uma grande variedade de cores e tipos no Brasil, é típica de alguns países que estão mais acima no mapa da América.

Curiosidades do Araçari-de-Pescoço-Preto
Curiosidades do Araçari-de-Pescoço-Preto

Assim, o Araçari-de-Pescoço-Preto é muito popular em todo o México e se mantém bastante famoso até a região da Venezuela, embora no Brasil a aparição de um araçari desse tipo seja muito rara e motivo de bastante surpresa para os especialistas. Até mesmo por isso, não há muito conteúdo ou pesquisas a respeito do Araçari-de-Pescoço-Preto no Brasil, sendo os principais conteúdos relacionados a esse tipo de ave em espanhol.

Veja abaixo mais detalhe sobre o Araçari-de-Pescoço-Preto, uma importante ave da América que conseguiu destaque internacional pela sua beleza extrema e pelas características únicas. Entenda, ademais, quais são essas características e saiba qual é o nome científico do Araçari-de-Pescoço-Preto.

Características e Nome Científico do Araçari-de-Pescoço-Preto

O Araçari-de-Pescoço-Preto, por ser muito raro no Brasil e não se tratar de uma espécie natural do país, quase não é chamado assim. Dessa forma, esse tipo de araçari é conhecido cientificamente como Pteroglossus torquatus. Ademais, o Araçari-de-Pescoço-Preto ainda encontra uma grande variedade de nomes em espanhol, já que essa é a língua dos países típicos desse tipo de ave. Uma diferença do Araçari-de-Pescoço-Preto para os outros tipos de araçari, portanto, é que seu pescoço é preto em certas partes.

Pois, além dessa distinção, não há muitas outras diferenças entre o Araçari-de-Pescoço-Preto e os outros tipos de animais da mesma família. Na verdade, há muito ais coisas em comum do que diferentes entre esses animais distintos.

O Araçari-de-Pescoço-Preto, assim, possui as costas na cor preta e o peito na cor amarela, sendo bastante colorido em outras partes do seu corpo. O Araçari-de-Pescoço-Preto, além disso, também possui uma marca horizontal preta em meio ao amarelado do peito, como se dá com outros tipos de araçari.

Seu bico é bastante alongado, como o de um tucano, e possui uma cor que pode ser encarada como uma mistura entre o amarelo e o vermelho. Ademais, as patas do Araçari-de-Pescoço-Preto são verdes, mostrando bem como o animal é bastante colorido e muito diferenciado nas florestas latino-americanas.

Comportamento e Distribuição Geográfica do Araçari-de-Pescoço-Preto

O Araçari-de-Pescoço-Preto é um animal que consegue estar presente em diferentes locais da América Latina, estando presente em todos os países entre o México e a Venezuela, por mais que o animal não esteja presente em todo o país venezuelano. Recentemente, com os problemas que a Venezuela sofre, o Araçari-de-Pescoço-Preto vem sofrendo com perseguições e já está caindo em estado de conservação, estando cada vez mais perto de desaparecer no país. De uma forma mais geral, por mais que a situação do Araçari-de-Pescoço-Preto não seja muito boa, é um pouco melhor.

Comportamento do Araçari-de-Pescoço-Preto
Comportamento do Araçari-de-Pescoço-Preto

Já o comportamento do Araçari-de-Pescoço-Preto é bastante agressivo com visitantes tidos como ameaças. Isso porque, por andar em grupos que variam entre os 6 e os 15 participantes, o Araçari-de-Pescoço-Preto acaba por se tornar bastante agressivo quando algum outro animal se aproxima muito do grupo, sobretudo se houver movimentos bruscos.

Por isso é tão difícil se aproximar do Araçari-de-Pescoço-Preto, que possui, além disso, um voo bastante rápido e ágil, dificultando qualquer tentativa de aproximação do animal. Contudo, ainda assim há pessoas que conseguem capturar o Araçari-de-Pescoço-Preto para a venda ilegal do animal, algo que vem se tornando cada vez mais comum em muitos países que abrigam o Araçari-de-Pescoço-Preto, incluindo a já citada Venezuela.

Diferenciais do Araçari-de-Pescoço-Preto

O Araçari-de-Pescoço-Preto possui algumas características que podem diferenciar o animal dos outros na selva, algo que se torna muito importante saber quando o objetivo é entender mais sobre esse animal. O Araçari-de-Pescoço-Preto, portanto, possui um som muito característico que pode ser emitido quando há situação de perigo, como um ataque de um animal maior, por exemplo.

Diferenças do Araçari-de-Pescoço-Preto
Diferenças do Araçari-de-Pescoço-Preto

Esse alerta chega até o grupo, que rapidamente consegue contra-atacar e ajudar o companheiro. Ademais, o Araçari-de-Pescoço-Preto costuma andar e voar em pequenos grupos, que têm no máximo 15 animais.

Veja também

Camaleão Rhampholeon

Camaleão Rhampholeon: Características, Nome Científico e Fotos

Entender mais sobre os animais que habitam o nosso planeta é entender mais sobre nós …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *