Home / Animais / Quais Animais Estão em Extinção no Pantanal?

Quais Animais Estão em Extinção no Pantanal?

A fauna do nosso planeta é extremamente rica e bela, e isso significa que temos uma grande variedade de espécies animais nos mais diversos continentes, o que acaba totalizando um número muito grande de seres vivos ao redor de todo o mundo.

Dessa forma, é de se pensar que devemos cuidar dos animais como cuidamos de nós mesmos, já que eles dividem o planeta com a gente e ao mesmo tempo não conseguem falar com os seres humanos, o que faz com que eles sejam indefesos.

Porém, a grande verdade é que o ser humano está fazendo exatamente o contrário disso: cada vez mais os animais sofrem com as consequências das atividades humanas, como por exemplo a caça ilegal e o aumento desenfreado dos centros urbanos; tudo isso, faz com que muitas espécies entrem em extinção em um ritmo cada vez mais acelerado.

Animais em Extinção
Animais em Extinção

Portanto, neste artigo falaremos de maneira mais específica sobre espécies que estão em processo de extinção no Pantanal do Brasil. Continue lendo para saber um pouco mais sobre os motivos que levaram a essa situação e também para entender quais são alguns desses animais!

Onça Pintada

A onça pintada é um animal muito conhecido ao redor de todo o mundo, principalmente porque ela é considerada o maior felino de toda a América, ao mesmo tempo em que é considerada o terceiro maior felino do mundo inteiro.

Isso porque essa espécie pode chegar a medir 2 metros de comprimento e pesar mais de 130kg, ultrapassando o tamanho da maioria dos seres humanos e, consequentemente, sendo considerada uma espécie extremamente imponente.

Porém, mesmo com toda essa imponência e aparência ameaçadora, a verdade é que a onça pintada na verdade está ameaçada de extinção atualmente, e essa é uma situação muito preocupante.

No momento deste artigo, a onda pintada (de acordo com a Lista Vermelha da IUCN) encontra-se classificada na categoria NT (quase ameaçada), e isso basicamente significa que se nada for feito, em pouco tempo esse animal poderá sumir da natureza.

Assim, é importante saber que a principal causa desse processo de extinção é justamente a caça ilegal que ocorre no Pantanal, principalmente porque caçadores de todo o Brasil vão para lá para conseguir capturar a onça pintada.

Portanto, cabe à população se conscientizar e falar um pouco mais sobre a possível de extinção desse animal enquanto ainda há tempo para que as autoridades façam alguma coisa.

Arara Azul

A arara azul é um símbolo nacional e, consequentemente, um dos animais que mais representam o nosso país para pessoas que não moram aqui, principalmente por conta de sua beleza exuberante que inclui um tom de azul extremamente bonito.

Apesar de ser considerada como um dos símbolos do Brasil, a verdade é que a arara azul também é um dos animais que estão ameaçados de extinção no Pantanal do nosso país, e isso é algo que gera muita preocupação.

Nos dias de hoje, essa espécie encontra-se classificada (mais uma vez de acordo com pesquisas da Lista Vermelha da IUCN) na categoria VU (vulnerável). Basicamente isso significa que ela precisa urgentemente de ajuda, já que a espécie já começou a sumir da natureza.

É interessante notarmos que nesse caso a arara azul encontra-se em uma situação mais grave do que a onça pintada, já que ela está uma categoria para a frente em rumo à extinção.

Portanto, é muito importante termos ainda mais consciência com relação à extinção dessa espécie, já que ela é ainda mais séria do que a da onça pintada. 

Tartaruga de Couro

Muito está sendo falado sobre as tartarugas na atualidade, principalmente porque o consumo exagerado de plástico dos seres humanos está fazendo com que diversas tartarugas morram nos mares todos os dias, e essa já é uma situação muito ruim.

Assim, podemos perceber que a tartaruga é sim um animal muito adorado pelas pessoas, mas provavelmente não o suficiente para que ela não esteja ameaçada pelo ser humano, já que algumas espécies específicas estão sendo ameaçadas de extinção.

Uma das espécies específicas que estão ameaçadas atualmente é a tartaruga de couro,que pode chegar a pesar 500kg e medir mais de 2 metros de comprimento, sendo assim um animal extremamente grande.

Tartaruga de Couro
Tartaruga de Couro

De acordo com a lista vermelha da IUCN, nos dias atuais essa espécie encontra-se classificada na categoria VU (vulnerável) que, assim como no caso da arara azul, quer dizer que ela já começou a sumir na natureza.

A principal razão para isso é justamente a poluição dos rios do Pantanal, que acabam fazendo com que o animal não consiga viver em um ambiente que se torna inóspito.

Portanto, devemos prestar atenção não apenas nas tartarugas que estão sofrendo com o plástico, mas também naquelas que estão perto de nós e ameaçadas de extinção por conta da ação do ser humano.

Importância da Conscientização

Esses animais que citamos anteriormente foram apenas alguns dos animais que entraram em extinção no Pantanal e também no mundo inteiro nos últimos anos, e é exatamente por isso que devemos ficar alarmados quanto ao fato de que muitas espécies estão desaparecendo do mundo aos poucos, mesmo que a gente não perceba.

Isso tudo ocorre principalmente porque as pessoas não estão conscientizadas o suficiente para entender o que deve ser feito e quais são os motivos que ameaçam essas espécies, mesmo que eles sejam bem óbvios.

Antes de mais nada, é importante percebermos que toda ação humana possui uma consequência, e na grande maioria das vezes o resultado das nossas ações está tendo um caráter muito negativo, o que acaba afetando diretamente no estado de preservação dos animais.

Além disso, é um fato que a grande maioria das pessoas nem mesmo sabem quais são os animais que se encontram ameaçados de extinção no mundo, e tudo isso faz com que a situação seja ainda mais trágica.

Portanto, agora você já sabe um pouco mais de informações sobre algumas das espécies que estão em extinção no Pantanal. Quer saber mais informações sobre outras espécies na mesma situação? Leia aqui no Mundo Ecologia: Quais Animais Estão em Extinção na Floresta Amazônica?

Veja também

Camaleão Rhampholeon

Camaleão Rhampholeon: Características, Nome Científico e Fotos

Entender mais sobre os animais que habitam o nosso planeta é entender mais sobre nós …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *