Home / Animais / Qual a Importância Dos Bivalves? Econômica E Na Natureza

Qual a Importância Dos Bivalves? Econômica E Na Natureza

Pertencente à classe do filo Mollusca, os bivalves são aqueles animais que podem ser marinhos ou de água doce, e que são protegidos por uma concha dupla. Alguns de seus representantes são as ostras e os mexilhões, por exemplo.

Mas, você sabia que esses animais também são bem importantes no meio ambiente em que vivem, e que também contribuem para a nossa economia em um determinado setor?

É o que veremos a seguir, falando sobre a função desses animais, seja na natureza, seja para o próprio benefício dos seres humanos de algum modo.

Importância Ecológica Dos Bivalves

Muitos animais na natureza têm o seu grau de importância no meio ambiente em que vivem. No caso dos bivalves não poderia ser diferente, e, neste caso aqui, digamos que a função desses animais é, literalmente, serem os indicadores de toxicidade do habitat em que moram.

Lembre-se: os bivalves (como ostras e mexilhões, por exemplo) se alimentam filtrando a água que está ao seu redor para que possam capturar pequenas partículas que servirão de comida a eles. Só que é claro que, além de partículas comuns que serão o seu alimento, esses animais podem filtrar também poluentes ou qualquer outra substância que esteja contaminando a água naquele lugar.

É justamente por isso que cientistas geralmente usam os bivalves pra saberem se aquele determinado local está ou não limpo de qualquer tipo de poluição que seja. Nesse processo de filtração de alimentos, eles podem acabar capturando metais pesados, organoclorados e outros tantos compostos que degredam o meio ambiente.

E, um dos grandes problemas dessa questão é que nós também consumimos muitos bivalves como alimento, o que significa dizer que podemos ser contaminados dessa forma caso os bivalves tenham sido pescado em um ambiente poluído. Das mais de 20 mil espécies de bivalves existentes, praticamente todas comem dessa forma, e ao serem estudados, podem determinar se aquela localidade está precisando ser despoluída.

Limpadores Naturais

Contudo, de uma forma geral, os bivalves não apenas filtram agentes contaminadores pesados da natureza, mas lixo em geral. Podemos até mesmo dizer que esses animais são os lixeiros dos mares”, já que são alguns dos seres responsáveis por tirar boa parte da sujeira dos oceanos, especialmente se forem micropartículas.

Quando muitos bivalves acabam sendo caçados por pescadores, isso implica dizer que teremos menos filtradores naturais naquela determinada região, o que pode ser prejudicial a longo prazo. Afinal, com as águas mais sujas e poluídas a quantidade de animais nesses lugares também tende a diminuir.

Bivalves Dentro do Barco de Pescador
Bivalves Dentro do Barco de Pescador

Ou seja, a importância natural dos bivalves vai bem além do que se imagina, e sem esses seres, certamente, complicações bem sérias poderiam acontecer em certos ecossistemas. Até por que é bom lembrar que cerca de 1/3 da humanidade atualmente vive em situação precária de doença ou debilidade justamente devido à águas poluídas, o que só mostra o quanto animais como esses são fundamentais para a natureza como um todo.

E, Quanto À Importância Econômica?

Tanto os bivalves quanto os moluscos em geral são de grande importância para a alimentação humana, sendo alguns dos seres aquáticos mais consumidos no mundo. É bom salientar também que essa alimentação não se dá apenas por conta do sabor desses animais, mas também devido ao seu valor proteico.

A ostra e o mexilhão, por exemplo, são pratos típicos de diversos países espalhados pelo mundo, especialmente aqueles que possuem cidades litorâneas que dão direto no mar, como é o caso do Brasil. Nesses locais, um dos pratos mais consumidos é a chamada caldeirada de frutos do mar, feito de lulas e mexilhões.

Porém, a importância econômica dos bivalves não se restringe somente à culinária, visto que as ostras são produtoras das famosas pérolas, que são consumidas no mundo inteiro como pedras preciosíssimas. Inclusive, elas são formadas a partir de uma substância chamada de nácar, que vai cobrindo, em camadas circulares, partículas estranhas que entram nas ostras.

Ou seja, as ostras produzem as tão caras pérolas com o intuito de isolarem e se protegerem de algum organismo que possa lhes fazer algum tipo de mal. É, inclusive, a partir disso que se estimula a produção em larga escola de pérolas por aí, introduzindo de maneira artificial corpos estranhos entre as conchas das ostras para que elas produzam a pedra tão cobiçada.

Importância Econômica Dos Moluscos Em Geral

Além dos bivalves, que fazem parte do seu grupo, os moluscos, como um todo, também possuem a sua importância econômica para nós, seres humanos. O primeiro exemplo disso é que praticamente todos eles servem de alimento às pessoas, possuindo substâncias tão benéficas às nossa saúde quanto as que estão presentes nas carnes e nos ovos.

Os moluscos são consideradas fontes bastante ricas em ácido nicotínico, além de possuírem uma grande taxa de ferro, cobre e manganês em seus organismos. As partes moles das ostras, por exemplo, de acordo com análises científicas, possuem praticamente todos os minerais essenciais à nossa saúde em sua composição.

E, claro, além da valor nutritivo bem elevado, a carne de molusco, na maior parte das vezes, é vastante saborosa graças ao glicogênio e ao glutamato de sódio presentes nela.

Moluscos Em Geral
Moluscos Em Geral

Fora essas questões, as conchas de alguns moluscos são usadas para a produção de cal, que nada mais é do que a base para a pavimentação dos solos por aí. Sem contar ainda que essas conchas também são utilizadas com outras finalidades, como produzir rações avícolas, além da fabricação de adornos e de botões de madrepérola.

Bom salientar também que as classes Monoplaphora, Polyplacophora, Aplacophora e Scaphopoda ainda possuem uma função ecológica muito importante no meio ambiente em que vivem, já que contribuem com o equilíbrio do ecossistema das regiões onde se encontram, servindo de alimento para inúmeros preadores.

Lembrando que muitos moluscos também predam outros animais, sem contar ainda que se alimentam de partículas e micropartículas que, soltas na água, apenas sujam o lugar. Ou seja, assim como acontece com os bivalves, os molusco em geral também possuem a função de serem os limpadores naturais dos habitats deles, garantidos que aquele ecossistema fique o menos poluído possível.

Veja também

Tudo Sobre a Raça de Cachorro Pug: Características e Fotos

Tudo o que podemos falar sobre a raça de cachorro pug é que ela é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *