Home / Animais / Como É a Respiração Da Formiga? Quais as Estruturas Envolvidas?

Como É a Respiração Da Formiga? Quais as Estruturas Envolvidas?

As formigas são animais impressionantes. Embora a grande maioria das pessoas ache que formigas são animais chatos e incômodos, elas possuem diversas características que impressionam. Dentre essas características, como elas respiram.

Mas vamos ver outras características interessantes das formigas, além de como elas respiram. Veja só essas curiosidades interessantes sobre as formigas.

1 – Muitas Espalhadas Pelo Mundo

Existem cerca de 10 mil espécies de formigas conhecidas espalhadas pela superfície terrestre. Em relação ao número de formigas no mundo, elas existem quase em comparação ao número de seres humanos, em relação ao seu peso.

Ou seja, para cada ser um humano, existe um milhão de formigas espalhadas pela Terra. Basta fazer a conta pra percebermos quantas formigas teremos no mundo.

2 – Clonagem E Independência

As formigas não precisam de machos para se reproduzirem. Elas conseguem, via clonagem, se reproduzirem, portanto, muitas vezes, só há fêmeas em um formigueiro, com essa forma de reprodução.

3 – Animais Fortes

Formiga Forte
Formiga Forte

As formigas são animais extremamente fortes (pode não parecer, mais são), pois conseguem carregar até 50x o seu próprio peso.

Além disso, muitas vezes se unem para carregar objetos ainda mais pesados.

4 – Longevidade

Formigas são os insetos que vivem por mais tempo, podendo chegar até 30 anos. Tem grande longevidade.

5 – Velhas Habitantes da Terra

Formigas são tão velhas quanto os dinossauros. Cientistas estimam que as formigas vieram no meio do período Cretaceo, o que significa que há 110 ou 130 milhões de anos, elas já existiam.

Portanto, são bem mais antigas que aparentam e suportaram grandes mudanças na superfície terrestre, sem ter tido sua existência completamente exterminada da Terra.

6 –  Super Comunicativas

Formigas “conversam” usando substâncias químicas. Elas são capazes de se comunicar e cooperar usando feromônios. Através dessas substâncias elas são capazes de enviar mensagens simples para suas colegas, alertam sobre perigos ou avisam que alguma comida foi localizada. É uma forma rápida e efetiva de comunicação.

Formigas vivem em colônias (formigueiros) e são comunicativas umas com as outras, tendo um sistema bem organizado.

7 – Se Alimentam Pelo Beijo

Formigas se Alimentando
Formigas se Alimentando

Formigas têm dois estômagos, um pra se alimentar e o outro pra alimentar as outras. Pode ser que você já tenha visto formigas se “beijando”, elas estavam na verdade alimentando uma à outra. Esse processo permite que algumas formigas fiquem e cuidem do ninho enquanto outras saem em busca de alimento.

8 – Escutam sem Ouvido

Formigas não têm ouvidos mas isso não significa que sejam surdas. Elas usam as vibrações do chão para ouvir, colhendo-as no órgão subgenual, que está localizado abaixo do joelho.

9 – Algumas Espécies De Formiga Sabem Nadar

Formigas conseguem nadar. Não todas, mas algumas espécies sim. Elas têm a habilidade de sobreviver na água usando sua própria versão do nado cachorrinho, e também podem boiar por longo períodos de tempo. Elas são excelentes sobreviventes, não só conseguem segurar a respiração por longos períodos de tempo, como também se juntarão para construir um bote salva vidas para sobreviver às inundações.

10 – Cooperação é a Palavra-Chave

Formigas Cooperando Uma Com a Outra
Formigas Cooperando Uma Com a Outra

As formigas usam sua comunicação através de feromônios para criarem superorganismos.

As formigas  têm um tipo de mente coletiva, ou seja, assim como nosso corpo precisa de vários órgãos para funcionar, elas trabalham como parte de um organismo maior. Elas se juntam para cumprir façanhas surpreendentes. Ao invés de trabalharem como indivíduos, elas trabalham como parte de um inteiro coletivo e agem como é melhor para a colônia.

Por isso são sempre exemplo de cooperação.

E Como Elas Respiram?

Formigas não têm pulmões. Devido ao seu tamanho, as formigas não comportam um sistema respiratório complexo como o nosso, então elas respiram através de espiráculos, que nada mais são que buracos distribuídos nas laterais do corpo.

Os espiráculos são conectados por uma rede de tubos que distribui oxigênio para quase todas as células do corpo da formiga.

Portanto, a maneira de que as formigas respiram tem nome: chama-se respiração traqueal. É um tipo comum de respiração em insetos.

Respiração Traqueal

As traqueias formam um sistema de tubos aéreos, revestidos por quitina, que conduzem o ar diretamente aos tecidos do corpo.

O fluxo do ar é regulado pela abertura e pelo fechamento de poros especiais situados no exoesqueleto, denominados estigmas. Existem em insetos, aracnídeos, quilópodes e diplópodes.

Na respiração traqueal, o sangue não participa; todo o transporte gasoso é feito pelas traqueias.

As traqueias estão diretamente em contato com os tecidos. Isso quer dizer que, nos insetos, o sistema respiratório funciona independentemente do sistema circulatório.

Portanto, de maneira resumida, esse tipo de respiração funciona da seguinte forma:

  • O ar atmosférico entra no corpo do animal através dos espiráculos e atinge as traqueias.
  • O ar é conduzido ao longo das traqueias até as suas ramificações, as traquéolas, onde atingem as células.
  • Desse modo, o oxigênio é transportado até a célula e o gás carbônico é retirado, através de difusão simples.
  • Os insetos podem controlar a sua respiração abrindo e fechando os espiráculos, com contrações musculares. Essa condição é importante para a sobrevivência em ambientes secos, pois evita a perda de água.

E com esse tipo de respiração e sendo um animal que a habita a superfície terrestre, tendo características especiais em relação à reprodução, as formigas vem habitando a superfície terrestre há vários séculos e se multiplicando cada dia mais.

Fonte: https://www.portalsaofrancisco.com.br/biologia/respiracao-traqueal

https://www.greenme.com.br/informar-se/animais/5549-formigas-curiosidades-bizarras

Veja também

Canguru-Cinza-Ocidental

Cangurus São Violentos? Eles São Perigosos Para Humanos?

Para quem não conhece a vida fora do próprio país, conhecer lugares do outro lado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *