Home / Animais / Rato Doméstico: Características, Tamanho, Nome Científico E Fotos

Rato Doméstico: Características, Tamanho, Nome Científico E Fotos

Quando se fala em Rato não dá para imaginar as melhores coisas, pois logos lembramos daqueles animais horripilantes que correm por aí pelos esgotos e ruas sempre à procura de restos podres de lixo para comer.

É claro que você sabia que existem espécies que podem ser criadas em casa, elas não oferecem problemas a nossa saúde e são completamente amáveis conosco. Conheça um pouco mais sobre o Rato Doméstico!

Lembrando que irei falar sobre uma espécie em específico, porém, farei breves considerações sobre outros ratos domésticos também.

Rato Doméstico Branco

Característica, Nome Científico e Tamanho do Animal

Olha, um bichinho cujo um dos nomes é Twister só pode fazer com que imaginemos um animal completamente eufórico e ativo que anda para lá e para cá a todo vapor, é exatamente assim que o nosso Rato Doméstico Twister se comporta.

Você pode identificar este animal através de outros nomes também, mas sei lá, acho que Ratazana Doméstica não é um nome que atraia carisma não!

Não sou muito fã das interferências da mão humana na natureza, mas foi graças a algumas alterações genéticas que este animal conseguiu se dar tão bem conosco. Agora eles são mais bonzinhos com a gente rsrsrsrs!

Este bichano possui o mesmo tamanho do que a temida e asquerosa Ratazana que corre pelos bueiros por aí, seu peso é de 600g e atinge até 20cm.

Fotos do Twister

Eu já lhe disse que este animal é completamente dócil, ele é extremamente o contrário dos ratos de bueiro que apresentam um comportamento mais agressivo.

Este carinha é tão sociável que mesmo misturado com outras espécies de animais é capaz de interagir com eles sem qualquer problema. Ele é tipo o cara popular do colégio que faz amizade com todo mundo e esbanja carisma por onde passa!

Algumas Coisas Sobre O Twister

Caso queira ter este simpático ratinho, fique tranquilo(a), pois os gastos com ele não são lá grandes coisas, porém, fique sabendo que é bom que você arranje um companheiro para ele, este animal está acostumado ao convívio grupal e ficar sozinho não é algo benéfico para a sua saúde.

Eu sei que dinheiro não dá em árvore, portanto, se você não puder comprar outro ratinho para fazer companhia ao seu Twister, então fique sempre próximo a ele para não deixá-lo solitário. Lembre-se que este animal é parecido conosco e também precisa do convívio social!

Meu(a) amigo(a), estamos falando de um rato, este animal tem como característica principal a proliferação em grande escala, sendo assim, sua reprodução é bem extensa, se você não quiser ter inúmeros filhotes em sua casa, lembre-se de que não deve comprar um macho e uma femêa.

Todo animal precisa de bastante espaço e de ser solto em locais abertos para que possa brincar e interagir com a natureza, afinal de contas, foi de lá que ele veio e sempre deve estar conectado a ela.

Outro ponto super importante são os exercícios físicos, este animal tem bastante tendência a obesidade, portanto, deixá-lo completamente estático e sem nenhum tipo de atividade que o faça desenvolver o seu corpo, é algo altamente perigoso para ele.

Como todo bom rato este animal gosta de roer, se você deixá-lo solto pela casa sem nenhum tipo de ocupação, ele com certeza irá gastar os seus lindos dentinhos na sua mobília. Não se esqueça que o nome científico deste rato é Rattus norvegicus!

Tipos de Roedores Domésticos

Não é somente o Twister que é considerado uma raça amistosa, existem outros tipos de roedores que você pode ter na sua casa sem qualquer problema. Eu duvido que você não vai se apaixonar por um deles.

O Fofo Hamster

Este carinha é quase que uma celebridade, muitos filmes e desenhos já o representaram, com apenas 15 centímetros e um período curtíssimo de vida que perdura até pouquíssimos 3 anos, este bicho conquista a todos amantes de roedores com sua fofura. Mesmo com todo este carisma, o Hamster possui um comportamento meio individualista não se dando bem com outros da sua espécie. Este rato é um tanto elétrico, seu comportamento é completamente ativo, então saiba que se você procura por um animal mais quieto é melhor busca por outras opções.

O Excêntrico Gerbil

Este aí é meio desconhecido mas quem sabe você já não ouviu falar dele!

O Gerbil é uma espécie cujo período de vida pode alcançar até 5 anos, é um animal bastante frágil que requer um pouco de cuidado.

Ele é altamente sociável com qualquer ser humano, desde que receba amor e carinho sempre demonstrará um comportamento amigável.

O Lindo Porquinho da Índia

Ele é considerado um dos roedores mais fofos do reino animal, mais parece uma bolinha de pelo ambulante, mas não se deixe enganar com tanta beleza, pois este animal possui dentes afiadíssimos e esta pode ser uma das suas marcas, literalmente.

A Fofinha Chinchila

Esta linda criatura possui o pelo mais macio do mundo e uma pele bastante sensível ao sol, tanto que se você quiser ter este bicho, então precisará mantê-lo sempre bem distante do contato com a luz solar. Os roedores costumam ter um período de vida bem curto, mas a Chinchila supera isso com sua expectativa de vida que se estende até os 20 anos. Seu tamanho é de exatos 28cm e seu peso é de meio quilo.

Os custos com este animal são razoáveis, ele depende de cuidados um pouco específicos, seu pelo é limpo com um tipo de pó responsável por mantê-lo sempre saudável e bonito.

Lembre-se que todo bicho precisa de cuidados necessários a sua saúde e qualidade de vida, se você não está disposto a gastar o seu tempo dando carinho e atenção ao seu animal, então é melhor que nem adquira um.

Nós já cometemos um grande erro em tirar os animais dos seus lares naturais para trazê-los para nossas casas, é um erro ainda maior fazer isso e ainda não zelar por eles da maneira que merecem.

Agora eu me despeço de você, obrigado pela atenção e saiba que em breve eu retornarei trazendo mais matérias bem legais. Tchauzinho!

Veja também

Jumento Pêga: Características, Nome Cientifico e Fotos

O Brasil possui muitos itens que pertencem exclusivamente ao país, tais como flores e outros …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *