Home / Animais / Quais São os Predadores da Enguia e Seus Inimigos Naturais?

Quais São os Predadores da Enguia e Seus Inimigos Naturais?

Enguias são animais incomuns. Elas se parecem com cobras, mas, na verdade, são peixes! Dizem que esse animal é perigoso, só que os predadores da enguia são bem mais.

Neste artigo vamos comentar sobre essa questão e algumas outras informações sobre esse “peixe-cobra”. Confira!

Um Pouco Acerca da Enguia

Você já ouviu o ditado “tão escorregadio quanto uma enguia?” É verdade! As enguias são escorregadias porque produzem lodo que cobre seus corpos. Existem mais de 800 tipos diferentes desses animais. Alguns vivem em água doce e outros vivem em água salgada.

Embora pareça estranho, os ovos de enguia de água doce são depositados e chocados em água salgada. À medida que elas passam por seu ciclo de vida, retornam gradualmente à água doce, onde passam a maior parte de suas vidas. Os exemplares adultos retornam à água salgada para se reproduzir. A enguia americana e a enguia europeia são dois exemplos de enguias de água doce.

Também existem enguias de água salgada, como a moreia, que passam a vida inteira nesse ambiente. Embora não pareçam muito saborosos, esses animais são comidos por outros animais, inclusive pelo ser humano.

Predadores Da Enguia

Os principais predadores das enguias são outras enguias maiores, barracudas, serpentes marinhas e humanos. Essas espécies têm uma relação estranha com os peixes da garoupa. Ambas as criaturas acham um benefício caçar umas com as outras. No entanto, as garoupas também são os predadores naturais das enguias.

Predadores da Enguia de Água Doce

Um grande predador da enguia de água doce são as pessoas! Um predador é um animal que se alimenta de outro animal. A enguia é uma escolha popular de ingrediente em muitos países asiáticos, como o Japão. Unagi é um tipo popular de sushi feito de enguia de água doce. Sushi é um tipo de prato que é principalmente preparado com peixe e arroz.

Quando algumas espécies de enguias são jovens e vivem em um ambiente de água salgada, geralmente são comidas por:

  • Enguias;
  • Peixes;
  • Pássaros maiores.

Isso ocorre à medida que caminham para a água doce, onde viverão suas vidas.

Os cientistas estudam essa espécie de peixe no ambiente aquático para tentar aprender mais sobre ela. Eles capturaram muitos exemplares e os etiquetaram. Não foi à toa que ficaram surpresos quando a maioria das enguias que haviam marcado foram comidas por tubarões-porco-bravo.

Habitat Do Animal

As enguias de diversos tipos e que são adultas vivem em rios, riachos, lagoas e lagos. Portanto, seus predadores são animais que vivem no mesmo habitat. Isso inclui pássaros grandes que comem peixe, como águias, garças, corvos-marinhos e águia-pescadora. O predador da enguia também pode ser um ou outro mamífero que consome peixe, como os guaxinins.

Embora essas sejam criaturas cosmopolitas, elas preferem águas mais quentes com recifes de coral. As espécies raramente são encontradas fora desses habitats particulares.

Grande parte das enguias vive em profundidades de até centenas de metros, onde passam a maioria de seu tempo escondidas em fendas e alcovas. O muco que a pele secreta pode ajudar na estabilidade dos corais.

Cerca de 90% dos exemplares desse animal mora em províncias de água salgada. No entanto, alguns vivem em áreas de água salobra (áreas onde água salgada e água doce podem ser misturadas), tal como a moreia de lábios rosados.

Anatomia Da Enguia

A maioria das espécies é mais ou menos a mesma em termos de anatomia. Toda espécie possui uma barbatana dorsal que se estende da cabeça até o final da cauda. Grande parte também não possui barbatanas peitorais e pélvicas, o que aumenta a aparência serpentina das criaturas.

Os olhos são pequenos, então, os exemplares contam com um forte olfato para caçar presas. O corpo é geralmente modelado. Em alguns tipos, o interior da boca também é padronizado.

Enguia Com a Boca Aberta
Enguia Com a Boca Aberta

Uma característica marcante é que possui dois conjuntos de dentes afiados, perfeitos para rasgar carne e agarrar presas escorregadias. Assim, fica mais fácil escapar também dos predadores da enguia.

No entanto, o segundo conjunto de dentes só entra na boca quando a enguia está se deliciando com alguma coisa. Essa segunda fileira também ajuda a levar a comida para a garganta.

Embora esses animais não gostem de confrontos com humanos, por causa desse conjunto extra de dentes afiados, as enguias maiores são capazes de ferir seriamente os seres humanos.

Existe um número relativamente pequeno de espécies diferenciadas, por exemplo, a moreia floco de neve e a moreia zebra. Elas se alimentam de crustáceos e outros animais de casca dura. Tanto por isso, possuem dentes bruscos e molares adequados para esmagamento.

Informações Sobre Espécies

  • Categoria – Peixe de água doce/salgada;
  • Comprimento: Até 1,8 metros;
  • Peso: Até 5 kg;
  • Vida útil média: 15 a 70 anos;
  • Quando é possível ver com mais frequência: O ano todo.

Estado de Conservação

A enguia é uma espécie prioritária no âmbito da estrutura de biodiversidade. Está listada como em perigo crítico na lista vermelha global da IUCN de espécies ameaçadas.

Sobre o Animal

A enguia é um peixe muito longo e estreito que pode atingir mais de um metro de comprimento. Não é o tipo que possui escamas e brânquias óbvias como em outros animais da espécie.

Pode ser encontrada em rios e valas, mas deixa sua casa de água doce para procriar em uma área do oeste do oceano. As enguias mais jovens  retornam aos rios de água doce para se desenvolverem. Apesar de estarmos falando sobre os predadores da enguia, devemos dizer que ela mesma é um. Os exemplares são predadores e catadores, alimentando-se de animais mortos, ovas, invertebrados e outros peixes.

Como Identificar Uma Enguia

A enguia é um peixe de águas doces e salgadas semelhante à cobra. Um grupo de peixes bizarros chamados lampreias é semelhante, mas possui bocas grandes com ventosas e sem barbatanas peitorais. As enguias variam na cor prata a verde azeitona, e têm barrigas amarelas.

Você Sabia?

As enguias são capazes de sobreviver sem água por um longo tempo. Elas podem rastejar pela grama molhada para alcançar a água.

Gostou de saber quais são os predadores da enguia? Ela pode até parecer um perigo, mas existem outros animais que são muito mais.

Veja também

Marreco Pompom: Características, Hábitat e Nome Científico

O marreco pompom (crested duck) é uma ave ornamental considerada uma variação genética do marreco …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *