Home / Animais / Por Que os Cães Comem Grama? Isso É Alguma Doença?

Por Que os Cães Comem Grama? Isso É Alguma Doença?

Você alimenta seu cão com um alimento nutritivo, cheio de tudo o que ele precisa para crescer e ser saudável, então por que eles insistem em comer grama? Embora ninguém saiba ao certo o por que deste comportamento, os especialistas em animais de estimação têm certeza de que é normal e provavelmente não há nada com que se preocupar. Existem dois tipos principais de comer capim canino: pastoreio e comportamento instintivo.

Por Que os Cães Comem Grama? Isso É Alguma Doença?

  • Talvez o seu cão esteja comendo grama por estar entediado e deriva prazer em mastigar alegremente a grama sem sofrer efeitos negativos. Todo cão tem suas próprias características, mas não é incomum ver esse comportamento quando seu animal está ansioso ou talvez até um pouco entediado.
Cachorro Comendo Grama
  • Alguns veterinários sugerem que os cães podem comer grama para compensar uma deficiência nutricional, mas mesmo cães cuidados com dietas bem equilibradas podem desenvolver o hábito de comer grama. É possível que eles simplesmente gostem do sabor. Portanto, mesmo que você esteja alimentando bem o seu cão, eles ainda podem gostar de fibras ou verduras!
  • Comer grama pode ser apenas um comportamento instintivo. Pensa-se que esta seja uma tentativa deliberada de induzir vômito depois de engolir algo que os faz sentir-se mal. É possível que seu cão esteja com uma dor de estômago, e o instinto deles é vomitar como uma forma de alívio. Os cães comem para induzir o vomito geralmente engolem capim o mais rápido possível, mal mastigando. Acredita-se que os longos pedaços de grama não mastigados façam cócegas na garganta para estimular o vômito.

Cuidados Necessários

Com todo comportamento de comer grama, é importante ficar atento ao tipo de grama que seu cão está comendo. Não os deixe comer nada que tenha sido tratado com pesticidas ou fertilizantes. Verifique seus produtos de tratamento do gramado para garantir se eles são ou não seguros para animais de estimação.

Ajustes Alimentares

Se a ingestão de grama do seu cão está começando a lhe preocupar, há algumas coisas que você pode tentar ajudar a reduzir o hábito. Como mencionado anteriormente, seu cão pode ter uma deficiência nutricional que está causando dores de estômago, portanto, fazer ajustes nos hábitos alimentares ou alimentares pode causar um impacto no comportamento do animal ao longo do tempo. Pergunte ao seu veterinário qual seria um bom alimento para suprir esta provável carência, para garantir que você não agrave os problemas de digestão. Observe que você deve fazer a transição gradual da comida do seu animal de estimação ao longo do tempo.

Sinais de Problemas

Se o seu cão come capim e vomita e parece bom, provavelmente já cuidou do que os estava incomodando. Se eles continuarem comendo grama e vômitos, leve-os ao consultório. Se você estiver preocupado com o fato de esse comportamento não ser normal é melhor consultar seu veterinário imediatamente.  Se o seu animal de estimação tiver letargia, diarreia, perda de peso concomitante ao vômito induzido pela grama , ela deve consultar o veterinário. Caso contrário, você provavelmente pode ficar tranquilo sabendo que seu cachorro está apenas fazendo o que os cães fazem.

Compulsão Psíquica 

Normalmente, a pastagem ocasional da grama não é motivo de preocupação, mas se o seu cão ingere compulsivamente objetos estranhos regularmente, você pode querer ver se eles têm pica. A pica é uma condição médica em cães que os leva a almejar ou comer itens que normalmente não são considerados alimentos. Pano, sujeira, papel, lixo e fezes são coisas para as quais os cães com pica podem ser atraídos e, se deixados sem controle, podem levar a problemas nutricionais e digestivos.

Orientação Profissional

No geral, comer grama não deve ser um dos principais motivos de preocupação, mas há coisas que você pode fazer para reduzir o problema ao seu animal de estimação (assim como ao gramado). Se você sentir que o hábito está se tornando uma preocupação, entre em contato com seu veterinário para obter uma recomendação profissional.

Cachorro No Colo do Veterinário

Seu veterinário pode determinar se seu cão tem uma doença gastrointestinal subjacente com exame físico, exame fecal e exames de sangue, incluindo hemograma e painel de química. O hemograma nos diz se há inflamação ou perda de sangue que possa indicar sangramento no trato gastrointestinal; o painel de química avalia a saúde e a função dos sistemas corporais, incluindo o pâncreas e o fígado, que estão intrinsecamente associados ao trato gastrointestinal. Se o seu veterinário diagnosticar doença gastrointestinal, pode ser prescrito tratamento adequado.

Avaliação Médica 

O fato é que, mesmo que seu cão tenha uma dieta bem equilibrada, ele ainda pode optar pelo verde regularmente. E estudos mostraram que a maioria dos tipos de grama não faz os cães vomitarem. Portanto, a ideia de que os cães comem grama porque estão perdendo algo em sua dieta não resiste ao escrutínio. (Embora a grama contenha nutrientes essenciais que um cão pode desejar de qualquer maneira.) Também não houve uma estudo científico que comprovasse que comer grama está relacionado ao vômito. Dito isto, a ingestão de grama faz com que alguns cães vomitem, mas não está claro se foi a grama que deu ao cão a dor de estômago, para começar.

Veterinário Abraçando Cachorro

Herança dos Antepassados 

Outra teoria afirma que os cães não domesticados são naturalmente onívoros (comedores de carne e plantas); portanto, os cães domesticados incluem instintivamente material vegetal em sua dieta. Como alternativa, alguns especulam que cães não domesticados ingeriam material vegetal no estômago de suas presas e, portanto, as espécies desenvolveram um gosto por isso. Por dezenas de milhares de anos, esses catadores oportunistas devoraram tudo e qualquer coisa, desde que cumprissem seus requisitos alimentares básicos.  Foi documentado que existem várias espécies de canídeos selvagens que também comem grama.

Cachorro Pug Comendo Grama

Não há evidências de que comer grama possa ser perigoso para o seu cão. Vários estudos ressaltam, no entanto, que os proprietários que observam um aumento repentino desse comportamento podem querer que seu veterinário verifique se há uma doença gastrointestinal subjacente. Seu veterinário pode realizar um exame físico, incluindo exames fecais e de sangue, para verificar se há inflamação ou perda de sangue no trato gastrointestinal ou alguma outra doença subjacente.

Veja também

Marreco de Pequim: Características, Hábitat e Nome Científico

O marreco de Pequim é considerado uma das principais raças atuais de marrecos, ao lado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *