Home / Animais / Tudo Sobre Porcos com Fotos

Tudo Sobre Porcos com Fotos

Existe toda uma cultura ao redor da carne no mundo todo. Nós seres humanos somos, em maioria, carnívoros. Nos alimentamos de outros animais, e costumamos estar no topo da cadeia alimentar. Cada país tem uma preferência de carnes e animais, como por exemplo, alguns países da Ásia que se alimentam de carne de cachorro.

No Brasil, os três principais alimentos nessa base são: o boi, a galinha e o porco. Apesar de comermos outras carnes, elas não são tão populares, e acabam também ser mais caras e inacessíveis para a maior parcela da população. E é sobre o terceiro que iremos falar no post de hoje. Os porcos são animais bem comuns no país todo. Iremos contar um pouco mais eles, suas características, nicho ecológicos e muito mais, tudo isso com fotos!

Características Gerais dos Porcos

O porco que estamos acostumados a ver aqui no Brasil é aquele de porte médio, com o corpo pelado e rosa. Porém, nem todos possuem essas mesmas características. O porco é um animal que tem o corpo maciço em formato de cilindro, com as patas curtas que possuem quatro dedos com cascos. Sua cabeça tem perfil triangular e seu focinho é cartilaginoso e bem resistente. Possui um rabo curto e meio enrolado.

Sua coloração varia de espécie para espécie, algumas são rosadas, outras podem chegar ao preto. Enquanto que a pelagem também é bem variada, podendo existir ou não. Há uma raça chamada Mangalitsa, que tem a pelagem encaracolada, sendo o único da espécie a ter essa característica. Você pode ler mais sobre ele aqui: Porco Doméstico Mangalitsa no Brasil: Características e Fotos

A dentadura desse animal, é de tipo primitivo, e possui um total de 44 dentes permanentes. Seus caninos são fossadores, e bem curvados, enquanto que seus incisivos inferiores são alongados. Esse conjunto acaba formando uma pá, ótima para sua alimentação. O porco pode chegar a viver de 15 a 20 anos se não for abatido antes. Costuma ter até 1,5 metros de comprimento, e pode pesar até meia tonelada!

Nicho Ecológico dos Porcos

A espécie dos porcos costuma ter uma facilidade muito grande de adaptação em diversos climas, apesar de preferirem uma temperatura entre 16 e 20 graus Celsius. Por isso, seu habitat é bem grande, e pode ser encontrado em praticamente todos os lugares do mundo. Quanto ao nicho ecológico, cada raça vai possuir suas especializações, porém existem características que representam toda a espécie.

Eles são animais omnívoros, ou seja, conseguem se alimentar de qualquer alimento, exceto os celulósicos. Mas seus pratos preferidos ainda são grãos e verduras. Seu apetite é bem grande, sendo assim, não costumam negar comida. A reprodução começa a partir entre os 3 e 12 meses de idade, que é quando alcançam a maturidade sexual.

As fêmeas entram no cio a cada 20 dias em média, porém quando engravidam, o período de gestação dura em torno de 120 dias. O melhor momento para a fêmea engravidar é durante a chamada standing heat, que dura de dois a três dias, e é quando o macho produz o hormônio androstanol que desencadeia o estímulo na fêmea. Isso tudo ocorre pela saliva do macho.

O colo do útero da fêmea contém cinco almofadas interdigitantes, que seguram o pênis em forma de saca-rolhas durante o acasalamento. As fêmeas têm os chamados úteros bicornados, e dois conceptos devem estar presentes em ambos os cornos uterinos para que a gravidez realmente aconteça. O reconhecimento materno da gravidez em porcos ocorre do 11º ao 12º dia da gravidez. Apesar disso, a maioria das fazendas, para aumentar sua lucratividade, utilizam do método de inseminação artificial. 

Curiosidades Sobre os Porcos

  • O porco, mais correto dizendo, a carne suína, é a carne mais consumida no mundo todo. Equivale a cerca de 44% no mercado.
  • As religiões como islamismo, judaísmo e algumas outras não permitem o consumo dessa carne.
  • A origem desse animal é datada na Terra há mais de 40 milhões de anos.
  • De acordo com a pesquisa de um arqueólogo norte americano, os primeiros homens que deixaram de ser nômades se alimentavam de suínos.

  • Durante a antiguidade que se originaram uma das primeiras polêmicas que em relação ao consumo da carne suína. Moisés, o legislador dos hebreus que está presente na Bíblia, proibiu o consumo da carne de porco para todo seu povo. Ele dizia que era para evitar verminoses, como a solitária, da qual era vítima uma grande parcela do povo judeu.
  • Durante o Império Romano, houve grandes criações e era apreciado sua carne em festas da Grande Roma e também pelo povo. Carlos Magno prescrevia para seus soldados o consumo da carne de suíno.
  • Na idade média o consumo da carne suína era grande, passando a ser símbolo de gula, luxúria e riqueza.
  • Sim, é verdade, os porcos realmente tomam banho de lama. Diferente do que muitos pensam, isso também é uma forma de seu organismo reagir ao ambiente. Esse animal não tem glândulas sudoríparas, logo, não conseguem suar e aliviar o calor. Por isso, quando a temperatura está mais alta, eles tomam banho de lama para refrescar. A temperatura ideal para eles é entre 16 e 20 graus Celsius.
Javali Selvagem
Javali Selvagem
  • Apesar de ter vindo do javali, o porco, independente da espécie e raça, é bem menos violento que seus ancestrais. Isso se dá principalmente pela forma de criação.
  • Toda a questão de dizer que o lugar está parecendo um chiqueiro, ou que alguma pessoa é porca, é um tanto quanto equivocada. O chiqueiro, diferente do que costumamos achar, não é completamente um caos. Eles são organizados, e somente defecam e urinam em um lugar longe de onde se alimentam.

Fotos dos Porcos

Veja alguns exemplos de espécies e elas em seu ambiente natural.

Esperamos que o post tenha te ajudado e ensinado um pouco mais de tudo sobre os porcos. Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou e também deixar suas dúvidas. Ficaremos felizes em ajuda-los. Você pode ler mais sobre porcos e outros assuntos de biologia aqui no site!

 

Veja também

O Lince Canadense Pode Ser Domesticado?

O Lince do Canadá ou Lynxs canadensis é uma espécie selvagem, que não pode ser …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *