Home / Animais / Qual é o Melhor Capim Para Caprinos ?

Qual é o Melhor Capim Para Caprinos ?

Em razão do grande interesse comercial por sua carne e por seu leite, a criação de cabras vem demonstrando crescimento cada vez maior. Convém lembrar que este movimento iniciou-se a cerca de 8.000 anos atrás em um território que atualmente equivale ao Norte do Irã. Neste contexto, outros ruminantes da mesma família taxonômica (Bovidae) também são domesticados/ criados em cativeiro para fins comerciais, a exemplo das ovelhas e, principalmente, os bois.

Em relação à criação de caprinos, algumas das vantagens envolvem boa rusticidade e grande adaptação a vários tipos de condições climáticas, desde ambientes secos até áridos. Este é um fato curioso, principalmente considerando que as cabras domésticas atuais são oriundas da cabra selvagem encontrada em montanhas temperadas. Dessa forma, a adaptação aos novos ambientes seria resultado do surgimento/ cruzamento de novas raças através dos anos, assim como a outros fatores.

Capim Para Caprinos
Capim Para Caprinos

No processo de criação das cabras, é comum que algumas dúvidas em relação à alimentação, instalações e cuidados de saúde/higiene sejam frequentes.

Sabe-se que as cabras são animais herbívoros e ruminantes, mas será que podem consumir qualquer tipo de capim ?

Afinal, qual o melhor capim para caprinos ?

Venha conosco e descubra.

Boa leitura.

Demanda Comercial para Produtos da Cabra

Embora não seja tão popular como o leite de vaca, o leite de cabra possui uma demanda relativamente boa. Muitas pessoas recorrem ao seu consumo após manifestar alergia ou intolerância ao leite de vaca. Este tipo de leite possui aceitação em quase todas as espécies de mamíferos. A partir do mesmo, é possível obter os queijos do tipo Feta e Rocamadour, no entanto, o leite de ovelha ainda produz uma quantidade de derivados maior. Existem raças de cabra especializadas no fornecimento de leite, as quais recebem a denominação de cabras leiteiras. Algumas delas são capazes de produzir até mesmo 5 litros de leite por dia. A alimentação, bem como a constituição física e genética das cabras influencia na oferta de leite.

A carne de cabrito é outro produto comercial importante. No entanto, o grande destaque é a carne de cabrito, a qual é considerada por muitos como a carne vermelha mais saudável do mundo. Curiosamente, esta carne apresenta 40% menos gordura saturada do que uma porção equivalente de frango com pele. Além de possuir Ômega 3 e 6, Cálcio e outros componentes importantes. Em relação ao aspecto gastronômico, esta carne é descrita como detentora de um sabor suave e textura macia. O cabrito geralmente é abatido entre os 4 aos 6 meses de idade, apresentando uma carcaça com pesagem média de 12 quilos. Quando o mesmo é abatido entre os 2 a 3 meses e ainda mamando, recebe o nome de cabrito-mamão e, neste caso, geralmente apresenta uma carcaça com 4 a 6 quilos.

O couro da cabra foi extremamente popular durante a Idade Média, sendo utilizado para confecção de bolsas de viagem destinadas ao transporte de água e vinho. Também foi utilizado para produção de tecidos de base para escrita. Atualmente, este couro é utilizado na confecção de sapatos, luvas e outros acessórios do vestuário.

Em termos de ‘pele’ ou pelagem, os bovídeos que detém grande destaque são as ovelhas, uma vez que produzem longos pelos, grossos, ondulados e abundantes utilizados para confecção da lã e seus inúmeros artigos de vestimenta. No caso das cabras, apesar do pelo curto, algumas raças podem ser aproveitadas para a fabricação de tecidos específicos. Alguns exemplos incluem as raças Angorá, Pygora e Kashmir.

Algumas Dicas para Criação de Caprinos

Criação de Caprinos
Criação de Caprinos

O primeiro passo na criação das cabras é providenciar um local aberto que forneça proteção contra sol, chuva, correntes de ar e até mesmo visibilidade a predadores. O ideal é que o local seja longe de rodovias, de modo que as cabras não fujam com facilidade ou possam ser facilmente roubadas.

É fundamental que os abrigos sejam delimitados por cercas,  de modo a evitar prejuízos em hortas e pomares. A recomendação é que tais cercas sejam de arame farpado.

Sugere-se que no interior do abrigo haja separação para as cabras recém-paridas, bem como as suas crias.

Qual é o Melhor Capim Para Caprinos ?

A alimentação adequada é um dos fatores mais importantes dentro da criação de caprinos. Gramas e capins são os alimentos mais populares entre as cabras, mas será que qualquer tipo de capim pode ser consumido ? Afinal, existe algum tipo específico ?

A verdade é que existem tipos específicos à venda no mercado, cuja especificidade também está relacionada ao tipo de solo. Para solos de alta a média fertilidade, por exemplo, algumas cultivares de capim entram para o hall de recomendações, tais como a BRS Tamani, a Aruanã, a Massai, a Tanzânia, a BRS Zuqui, a Mombaça, a Capim “Vauero” e outras. No caso dos solos mais pobres, existem opções como a Brachiaria e o Andropogon.

O sabor (ou palatabilidade) do capim, bem como seu teor de proteínas dependem diretamente da região na qual é cultivado, da cultivar de capim escolhida, bem como das técnicas escolhidas para correção e adubação do solo.

Todos os capins destinados a caprinos devem apresentar obrigatoriamente boa resistência ao pisoteio e facilidade para crescer em períodos mais secos (mesmo que a uma velocidade mais lenta).

Além do Capim, Quais Outros Alimentos os Caprinos Consumir ?

As cabras também podem consumir ervas-daninhas, arbustos e moitas. No entanto, é natural que tenham preferência por pastagens mais baixas, de modo que possam pastejar mais rente ao solo. Neste caso, recomenda-se que estas pastagens tenham altura máxima de 1 metro (o que corresponderia ao nível do focinho).

Pastagens mais baixas também resultam em um aproveitamento maior, uma vez que as cabras evitam sobras de matéria orgânica- as quais podem ocasionar mortes de novos brotos (através de abafamento), bem como um ambiente favorável à proliferação de germes intestinais.

Caso a alimentação seja oferecida à cabra na forma de silagem (forragem compactada e cortada, após processo de fermentação), é obrigatório observar se há presença de mofo, uma vez que o mesmo pode ser fatal. Da mesma forma, não recomenda-se oferecer às cabras folhas de árvores frutíferas.

Cereais, tubérculos e raízes (batata doce, mandioca e outros) estão liberadas para consumo da cabra adulta, porém em quantidades moderadas.

*

Obrigada pela sua visita em mais este artigo. Se este tema foi útil para você, deixe-nos saber a sua opinião em nossa caixa de comentários abaixo.

Sinta-se sempre à vontade e até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Aprenda Fácil Editora. Saiba como criar cabras com facilidade. Disponível em: < https://www.afe.com.br/artigos/saiba-como-criar-cabras-com-facilidade>;

Berganês. Cabrito, a carne vermelha mais saudável do mundo. Disponível em: < http://www.berganes.com.br/2017/07/cabrito-carne-vermelha-mais-saudavel-do.html>;

Galpão Centro-Oeste Produtos Agrícolas e Soluções. Capim para caprinos. Disponível em: < https://galpaocentrooeste.com.br/sementes-de-capim/capim-para-caprinos.html>;

MAIA, M. S.; RIBEIRO, V. M. F.; COSTA, A. L . D. Embrapa. Recomendações básicas para a criação de caprinos e ovinos no Acre. Disponível em: < https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/492218/recomendacoes-basicas-para-a-criacao-de-caprinos-e-ovinos-no-acre>.

 

 

Veja também

Lebre na Natureza

Tudo Sobre a Lebre : Características, Nome Cientifico e Fotos

Hoje vamos trazer mais um animal incrível e cheio de curiosidades super interessantes para os …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.