Home / Animais / Onde Comprar Lagartixa? Quanto Custa Para Ter Uma?

Onde Comprar Lagartixa? Quanto Custa Para Ter Uma?

Quem nunca se deparou com uma lagartixa dentro de casa agarrada em uma parede? Por mais esquisito que isso seja, existem algumas pessoas que criam a lagartixa como uma animal de estimação. Embora essa espécie seja encontrada com muita facilidade nos centros urbanos, ela tem origem no continente africano. Convidamos você a continuar acompanhando nosso artigo para descobrir como adquirir e cuidar de uma lagartixa.

Características da Lagartixa

Também conhecida como labigó, briba, víbora, tiquiri, dentre outros, a lagartixa pode ser encontrada em todas as regiões do Brasil. Medem cerca de quinze centímetros e não apresentam nenhuma ameaça para os seres humanos. Essa espécie de réptil possui uma pele coberta de escama e sua temperatura se adequa de acordo com o ambiente.

São animais que possuem hábitos durante a noite e para isso dispõem de uma visão muito apurada. Se comparada com a dos seres humanos, a visão da lagartixa é mais de trezentas vezes mais potente. Elas possuem um hábito muito interessante de lamber os seus olhos, mas a função dessa atitude ainda não foi desvendada pelos cientistas.

Uma curiosidade muito interessante sobre essa animal é que ele não faz xixi na forma líquida. Os excrementos são liberados juntamente com as fezes e podem ser identificados com uma manchinha branca no cocô do bicho. Bem diferente, não é mesmo?

Onde Comprar Lagartixa

As lagartixas são um dos répteis mais procurados para ter como animais de estimação. Uma das espécies mais procuradas é a lagartixa leopardo, um bicho amável, dócil e que pode ser uma excelente opção para criação. Nos Estados Unidos é muito comum encontrar criadores e a atividade se popularizou bastante.

Nativos dos desertos do Irã, Paquistão e Afeganistão, eles podem viver por mais de dez anos e atingem mais de vinte centímetros quando são adultos. Entretanto, no Brasil o comércio dessa espécie de lagartixa é proibido e não existe uma maneira de adquirir o animal de forma legal.

Durante alguns anos a comercialização da lagartixa leopardo ainda era possível com a apresentação da nota fiscal do animal, porém, a utilização de propagação da espécie em cativeiro também foi considerada ilegal.

Criação de Lagartixa Doméstica

Mas, se ainda assim você deseja criar esse bichinho, uma opção são as lagartixas domésticas.  Conheça algumas dicas para cuidar do animal de forma adequada no cativeiro. Confira:

  • Uma boa alternativa é utilizar um aquário para abrigar a lagartixa. Priorize aqueles de mais de quinze litros e que possuem paredes mais profundas para garantir liberdade de locomoção ao animal. Na tampa do aquário deve ter uma tela para que a ventilação seja preservada.
  • A temperatura é um ponto muito importante e que deve ser observada cuidadosamente. Sem ter contato com o calor a lagartixa não consegue se desenvolver de forma saudável. Isso vale para temperaturas excessivamente altas. Uma dica é a colocação de lâmpadas para aquecer uma das áreas do aquário mantendo a temperatura por volta de 30°C. O outro lado do aquário pode ser mais frio e apresentar de 25° a 27°.
  • O solo adequado ajuda conservar o aquário e ajudar ainda mais na manutenção da temperatura. Proteja ele com materiais como jornais, papel toalha ou até mesmo folhas. As plantas (tanto vivas quanto artificiais) poderão oferecer uma oportunidade da lagartixa se exercitar escalando.
  • Com relação à alimentação, deixe sempre um recipiente com água do lado mais frio do aquário. Não esqueça de completar todos os dias com mais água, ok?
  • As lagartixas se alimentam basicamente de alguns pequenos insetos. Fique atento e coloque à disposição do animal apenas insetos de pequeno porte como grilos, lagartas e etc.

Reprodução e Hábitos das Lagartixas

As lagartixas domésticas se alimentam de mosquitos, baratas e até mesmo de escorpiões. Elas não oferecem nenhum tipo de ameaça para os seres humana e um benefício de criar elas é que o animal pode ser muito útil no combate do mosquito que transmite a dengue.

A reprodução acontece por meio de ovos e durante um ano pode existir mais de uma ninhada. Os ovos são colocados nas cascas das árvores e demoram de 40 a 80 dias para que os novos filhotes saiam de lá. Nos ambientes urbanos, os locais escolhidos para a postura são frestas e pequenos buracos que encontramos em casa. Uma lagartixa tem uma expectativa média de vida de oito anos.

Um hábito muito peculiar das lagartixas é que elas podem abandonar o seu rabo quando sentem que vão ser atacadas por predadores. A tática é muito interessante e possibilita que ela despiste os seus inimigos e acaba fugindo rapidamente.

Depois de alguns dias, a lagartixa ganha uma cauda regenerada, mas sem a mesma estrutura da que foi abandonada. Após dispersar o rabo, é comum que o animal retorne ao local para verificar se o membro ainda se encontra intocado. Caso isso aconteça, o bicho devora a sua própria cauda como uma forma de adquirir nutrientes e sobreviver em épocas em que os alimentos são escassos.

Encerramos por aqui. Esperamos que o artigo tenha sido útil caso você esteja pensando em criar uma lagartixa. Lembre-se que animais silvestres tem sua comercialização proibida no país e a lagartixa doméstica pode ser uma alternativa se você quiser ter essa espécie de réptil em casa.

Caso tenha ficado alguma dúvida é só nos contactar por meio do nosso espaço de comentário. Ah, não se esqueça de acompanhar todos os dias novos artigos aqui no Mundo Ecologia.

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

2 comentários

  1. Olá. Eu tenho uma chácara na região da serra do mar, próximo à Curitiba. Estou com problemas de excesso de aranhas marrom e mutucas , portanto e gostaria de controlar o problema introduzindo algum tipo de lagartixa desta mesma região, para o combate natural às aranhas. Procurei na web, mas não encontrei alguma firma de consegui-las. Alguém poderia sugerir alguma solução ?

  2. Olá, onde posso comprar lagartixas ? Preciso combater os escorpiões que estão aparecendo em minha casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *