Home / Animais / Porco Doméstico Mini Porco: Características e Fotos

Porco Doméstico Mini Porco: Características e Fotos

O mini porco também conhecido como mini pig é uma raça do conhecido porco-doméstico (nome científico Sus scrofa domesticus). Assim como cães, gatos e coelhos, esse animal vem se popularizando como PET, além de estar se tornando uma alternativa aos conhecidos animais de estimação tradicionais.

Sua grande vantagem é não possuir o tamanho de um porco doméstico comum, o qual só poderia ser criado em terrenos apropriados, tais como sítios e fazendas. Seu tamanho reduzido possibilita a criação em casas urbanas. Além disso, este animal é descrito como bastante meigo, sociável e inteligente, sendo capaz de memorizar comandos referentes à realizar suas necessidades em locais específicos, sentar e deitar. Como não rola na lama, a exemplo dos porcos convencionais, o mini porco é bastante limpo e cheiroso; também possui pouco pêlos, os quais caem com facilidade, não sendo tão prejudicial às pessoas alérgicas.

O mini-porco pode ser encontrado para venda com valores que variam, em média, de R$ 800 a R$ 1.500.

Neste artigo, você conhecerá importantes características sobre o mini porco.

Então venha conosco e boa leitura.

Porco Doméstico Classificação Taxonômica

A classificação científica para o porco doméstico obedece à seguinte ordem:

Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classe: Mammalia

Ordem: Artiodactyla

Família: Suidae

Gênero: Sus

Espécie: Sus scrofa domesticus

Porco Doméstico

O porco doméstico é um animal mamífero não ruminante que provavelmente teria evoluído a partir do javali selvagem. Em relação à subespécie de javali, ainda há dúvidas entre o javali-europeu (nome científico Sus scrofa scrofa) e o javali-malaio (nome científico Sus scrofa vitatus).

As patas são curtas e terminam em quatro dedos. A cabeça, em perfil lateral, tem o formato semelhante a um triângulo. O focinho normalmente é cartilagionoso. Em relação à arcada dentária, esta é comporta por 44 dentes permanentes.

De modo geral, os suínos teriam surgido no planeta Terra a aproximadamente 40 milhões de anos. Em relação ao seu processo de domesticação, a partir de pesquisas recentes, há indícios que esse processo teria iniciado a 10.000 anos atrás com os primeiros homens a habitarem aldeias fixas na China. A domesticação foi motivada pelo consumo da carne de porco para diversificar o cardápio constituído de cereais como a cevada e o trigo.

Aqui no Brasil, os porcos foram trazidos no ano de 1532 por Martim Afonso de Sousa, sendo os primeiros indivíduos obtidos através do cruzamento entre as raças portuguesas.

Em relação ao quantitativo de raças de porco doméstico, na verdade existem centenas, sendo a maioria empregada para fins de suinocultura (criação com o objetivo de comercialização da carne e da banha). Poucas raças são empregadas com a finalidade de criação doméstica propriamente dita.

Outras Espécies de Suínos

Além do conhecido porco doméstico, existem outras espécies de suínos, cujo os hábitos são predominantemente silvestres, a exemplo do javali (nome ceintífico Sus crofa), também conhecido como porco-bravo, porco-monteiro ou porco-montês; o javaporco (nome científico Sus scrofa feral), também chamado de porco feral ou porcoli, obtido do cruzamento entre o porco doméstico e o javali, com grande prevalência nos estados brasileiros do Centro-Oeste, Sul e Sudeste; e o porco do mato cateto (nome científico Pecari tacaju), também chamado de caititu e patira, o qual possui 14 subespécies e ampla distribuição ao longo do continente americano.

Porco Doméstico Mini Porco: Características e Fotos

O mini porco pesa em média de 25 a 35 quilos. Em relação ao comprimento, este atinge de 80 a 90 centímetros ao chegar na fase adulta, correspondendo ao comprimento encontrado em um buldogue inglês, por exemplo. A altura varia entre 30 a 40 centímetros.

O mini porco pode ser considerado uma raça de porco doméstico, porém, ao contrário do que muitos pensam, não há uma raça específica e claramente definida. Por essa razão algumas outras peculiaridades, tais como a coloração, podem variar de um indivíduo a outro.

A expectativa de vida deste animal é de 20 anos, no entanto, pode se estender até os 30 anos, caso seja bem cuidado.

Dicas Para a Criação de Mini Porco

Esses animais devem receber banho uma vez por semana com xampu neutro e água morna. Como possuem a pele bastante sensível, é recomendável passar hidratantes diariamente, de modo a evitar descamações; da mesma forma, é importante que haja aplicação de filtro solar, pois eles adoram ficar na luz do sol.

A cada 2 meses as unhas devem ser cortadas. Esse procedimento simples é obrigatório para não prejudicar o sistema locomotor do animal, e deve ser realizado por um profissional.

A alimentação deve ser balanceada. Já existem opções de rações no mercado que sejam específicas para mini porco, as quais podem ser encontradas em lojas de artigos para agropecuária. Essa ração pode ser complementada pela inclusão de verduras, legumes e grãos, visto que é importante lembrar que a alimentação natural é extremamente importante para o animal.

Em hipótese alguma, o mini porco deve receber restos de comida humana ou ração de cães e gatos, pois isso pode prejudicar/desequilibrar o seu aparelho digestivo.

Tão importante quanto à oferta diária de comida, é a oferta diária de água, a qual deve estar sempre limpa e fresca.

A vacinação e a vermifugação devem estar em dia. A principal vacina que este animal precisa tomar é contra a leptospirose. Qualquer dúvida é sempre bem-vindo ouvir a orientação de um profissional veterinário.

Além dos cuidados já citados, manter uma rotina de exercícios e brincadeiras é altamente satisfatório na prevenção da obesidade e como estratégia para evitar que o mini porco fique estressado e/ou agressivo. O recomendável é que ele tenham um espaço amplo para circular ou que seja levado para passeios diários.

Como qualquer outro animal de estimação, sua criação demanda responsabilidade, dedicação e tempo.

*

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o mini porco, continue conosco e visite também outros artigos do site.

Aqui há muito material sobre botânica, zoologia e ecologia de modo geral.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

  1. Canal do PET. Saiba tudo sobre o mini pig: características, como cuidar e como adquirir um. Disponível em: < https://canaldopet.ig.com.br/cuidados/2017-10-17/mini-pig.html>;

Tudo Sobre Bichos. Mini porco: Quanto custa um? Onde comprar um mini pig? Quais são os cuidados? Respondemos todas suas dúvidas! Disponível em: < http://www.tudosobrebichos.com/animais-de-estimacao/mini-porco/>;

Wikipédia. Porco doméstico. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Porco_dom%C3%A9stico>.

Veja também

Ratufa Indica

Esquilo: Classe, Filo, Família, Reino e Classificações Inferiores

Esquilos são um grupo diverso que consiste em cerca de 279 espécies e 51 gêneros …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *