Home / Animais / Curiosidades Sobre o Porco e Fatos Interessantes

Curiosidades Sobre o Porco e Fatos Interessantes

Existe toda uma cultura ao redor da carne no mundo todo. Nós seres humanos somos, em maioria, carnívoros. Nos alimentamos de outros animais, e costumamos estar no topo da cadeia alimentar. Cada país tem uma preferência de carnes e animais, como por exemplo, alguns países da Ásia que se alimentam de carne de cachorro.

No Brasil, os três principais alimentos nessa base são: o boi, a galinha e o porco. Apesar de comermos outras carnes, elas não são tão populares, e acabam também ser mais caras e inacessíveis para a maior parcela da população. E é sobre o terceiro que iremos falar no post de hoje. Os porcos são animais bem comuns no país todo. Iremos contar um pouco mais sobre suas características gerais e contar fatos e curiosidades interessantes que você provavelmente não sabia sobre eles. Continue lendo para aprender mais um pouco com a gente sobre os porcos.

Características Gerais do Porco

Porco é o nome dado para um grupo de diferentes espécies de mamíferos bunodontes, artiodáctilos e não ruminantes da subordem dos suiformes. Nele estão diversas espécies de porcos. No Brasil, esse animal só chegou em torno de 1550 por Martim Afonso de Souza, e tiveram o mesmo destino: domesticação para fim de abate, e em alguns lugares como animais de companhia.

Esse animal normalmente é bem grande, com seu corpo em formato de cilindro. Tem uma dentição com 44 dentre, sendo que seus caninos curvados e seus incisivos inferiores mais alongados formam uma pá, que serve para sua alimentação ser mais fácil. As patas curtas possuem quatro dedos, que são revestidos pelo casco. Diferente do resto do corpo, sua cabeça tem um perfil triangular. Esse animal foi originado do javali, por isso a semelhança.

Seu focinho é cartilaginoso e bem resistente. Todo o processo da criação do porco tende a ser muito regrado. Por exemplo, é comum a inseminação artificial, que se constitui da retirada do sêmen nas vias genitais da fêmea, transferindo os espermatozoides escolhidos e processados para a cavidade uterina. Dessa forma, você cria um rebanho com menos indivíduos com problemas fisiológicos. Para quem vive disso, fica melhor, aumentando seu lucro e evitando que os porcos fiquem doentes.

A carne do porco é apreciada por quase todo o mundo, principalmente por ser cheia de gordura, a deixando mais macia e saborosa. A coloração desse porco varia bastante, podendo ser do rosa até o preto. Além disso, alguns possuem pelagem e outros são pelados. Seu peso vai desde 100 quilogramas até meia tonelada, já que comem bastante. Ao chegarem na fase adulta, podem chegar em até 1,5 metros de comprimento.

A gestação do porco dura em torno de 114 dias, e a fêmea dá luz de 6 a 12 crias, chamadas de leitões. Um porco quando não abatido antes para uso de sua carne, pode viver de 12 a 15 anos.

Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre o Porco

Apesar de muitos só saberem que o porco serve como alimentação, há algumas curiosidades e fatos bastante interessantes sobre esse animal. A seguir, apresentaremos alguns fatos que você talvez não conheça.

  • Os porcos são resistentes à picadas de serpentes. Estudiosos acreditam que esse fator se dá devido as mantas de gordura que existem por todo seu corpo, evitando que o veneno das serpentes realmente chegassem em sua corrente sanguínea.
  • Existe uma raça de porcos chamada de “casco-de-burro” que é a única do mundo que não possui casco fendido. Eles são suínos extremamente antigos, datados sua origem na Idade Média.
  • Os porcos sentem muito prazer sexual. Durante o acasalamento, esses animais podem ter orgasmos de duração de mais ou menos 30 minutos.
  • O cheiro forte, e na maioria das vezes, desagradável, vem de suas glândulas por todo seu corpo. É através desse cheiro que os porcos de uma mesma vara (coletivo de porcos) se reconhecem e comuniquem.
  • Sim, é verdade, os porcos realmente tomam banho de lama. Diferente do que muitos pensam, isso também é uma forma de seu organismo reagir ao ambiente. Esse animal não tem glândulas sudoríparas, logo, não conseguem suar e aliviar o calor. Por isso, quando a temperatura está mais alta, eles tomam banho de lama para refrescar. A temperatura ideal para eles é entre 16 e 20 graus Celsius.
  • Apesar de ter vindo do javali, o porco, independente da espécie e raça, é bem menos violento que seus ancestrais. Isso se dá principalmente pela forma de criação.
  • Toda a questão de dizer que o lugar está parecendo um chiqueiro, ou que alguma pessoa é porca, é um tanto quanto equivocada. O chiqueiro, diferente do que costumamos achar, não é completamente um caos. Eles são organizados, e somente defecam e urinam em um lugar longe de onde se alimentam.
  • Os porcos realmente comem tudo que veem pela frente. São bastante comilões, e seus pratos preferidos são verduras, grãos e legumes, porém, não negam quando outro alimento é dado a eles.
  • Eles gostam de brincar, como se fossem crianças! O porco é bastante brincalhão, e costuma brincar de pega-pega, no qual cada um corre atrás do outro porco. Uma diversão que ocorre desde pequenos até adultos, realmente sem idade para brincadeiras.

Esperamos que o post tenha te ensinado e ajudado a entender um pouco mais sobre os porcos, suas curiosidades e fatos interessantes. Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou e também deixar suas dúvidas. Ficaremos felizes em responde-las. Você pode ler mais sobre porcos e outros assuntos de biologia aqui no site!

Veja também

Diferenças Entre Raças de Cães Maltês, Poodle, Shih-Tzu, Yorkshire e Bichon Frise

Porque as necessidades de todos são tão diferentes, vamos nos concentrar na comparação entre algumas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *