Home / Animais / Golfinho-Liso-do-Sul: Características, Nome Cientifico e Fotos

Golfinho-Liso-do-Sul: Características, Nome Cientifico e Fotos

Golfinho-Liso-do-Sul , cujo nome científico é Lissodelphis peronii, têm uma distribuição circumpolar perto da Frente Polar subantártica, que é o local onde as águas superficiais da Antártica que estão se movendo para o norte afundam sob as águas subantárticas. Também tem sido comumente visto durante todo o ano na Ilha Chatham e nas Ilhas Malvinas. Seu alcance alcança o sul até a Convergência Antártica, e o norte até a Convergência Subtropical nas margens do Peru e Chile.

Os Golfinhos-Lisos-do-Sul são pelágicos, ocupando águas frias que são profundas no mar e têm de 8 a 19 graus Celsius. Mergulham frequentemente a profundidades de 200 metros em busca de comida.

Golfinho-Liso-do-Sul
Golfinho-Liso-do-Sul

Características do Golfinho-Liso-do-Sul 

Os Golfinhos-Lisos-do-Sul são predominantemente brancos no lado ventral e pretos dorsalmente. No flanco posterior, as duas cores se encontram e se curvam para baixo até a inserção do flipper, depois oscilam para cima até o melão, que é a parte inchada da cabeça de um golfinho que produz vocalizações, na frente do buraco. O bico, o melão anterior e as nadadeiras são brancos. O lado dorsal dos flukes é cinza. Variações foram relatadas, incluindo manchas brancas na cabeça e a quantidade da coloração em preto e branco.

Os recém nascidos nascem com áreas marrom ou cinza em vez de preto e branco, mas desenvolvem a coloração adulta no primeiro ano. O golfinho liso do sul é caracterizado pela falta de barbatana dorsal ou crista. O nome do gênero, Lissodelphis, descreve essa característica. É derivado das palavras gregas lisso, que significa suave, e delphis, que significa golfinho.

Algumas características adicionais da forma do corpo incluem: corpo esbelto e comprimido, bico curto, mas bem definido, nadadeiras pequenas e recurvadas e sola levemente côncava com um entalhe profundo na mediana. Estes golfinhos têm normalmente 2 a 3 m. de comprimento, raramente excedendo 3 m. Os pesos adultos podem atingir 59 a 100 kg, sendo os machos maiores.

Hábitos dos Golfinhos-Lisos-do-Sul

Não há informações publicadas sobre os sistemas de acasalamento dos golfinhos do sul da baleia direita. Embora a estação exata do parto não seja conhecida, a maioria dos avistamentos de recém nascidos ocorre nos meses de baixas temperaturas. Pesquisas sugerem que os machos atingem a maturidade sexual entre 212 e 220 cm. e as fêmeas entre 206 e 212 cm.

Pouco se sabe sobre os ciclos de reprodução dos golfinhos liso do sul. Apenas seis fêmeas grávidas foram presas encalhadas, e o comportamento reprodutivo desses indivíduos não foi investigado. Nada se sabe sobre as estratégias de investimento parental dos golfinhos da baleia franca.No entanto, em uma espécie intimamente relacionada, o golfinho liso  do norte, a expectativa de vida é de 42 anos. Espera-se que a vida útil do parente do sul seja semelhante. Em cativeiro, os golfinhos liso do sul não sobrevivem por muito tempo.

Os golfinhos do sul da baleia direita se alimentam principalmente de peixes mesopelágicos, descrevendo peixes que nadam a profundidades entre 200 e 1000 metros. Estes incluem laternfish , atum patudo e lulas .

Comportamento dos Golfinhos-Lisos-do-Sul

Os golfinhos lisos do sul são gregários, o que significa que são sociáveis e preferem ser cercados por outros. O tamanho médio do rebanho é de 210 indivíduos, embora existam relatos de rebanhos contendo até 1000 indivíduos, que interagem com outras espécies marinhas, incluindo golfinhos e baleias-piloto. Ao nadar em grupos de movimento lento, os golfinhos apenas expõem a cabeça e o sopro acima da superfície da água para respirar.

Em grupos em movimento rápido, os rebanhos podem demonstrar duas estratégias diferentes. A primeira estratégia é nadar rapidamente logo abaixo da superfície, subindo rapidamente para respirar e depois voltando para baixo. A outra estratégia é também nadar rapidamente na superfície, mas realizar saltos em ângulos baixos e criar uma perturbação na superfície. Eles também realizam vários truques enquanto nadam rápido, incluindo flops de barriga, tapas laterais e tapas de solha.

Golfinhos-Liso-do-Sul pulando na água
Golfinhos-Liso-do-Sul pulando na água

Com seus corpos longos e delgados, eles também podem reduzir a quantidade de arrasto, dando vários golpes na cauda, enquanto o resto do corpo está principalmente fora da água. Sabe-se que golfinhos lisos do sul são nadadores rápidos, mas muito poucas medições diretas de velocidade em mar aberto estão registradas. Ao mergulhar, golfinhos individuais foram registrados para mergulhar por 10 a 75 segundos, mas manadas inteiras podem mergulhar até 6,5 minutos. Na companhia de outras espécies, os golfinhos lisos do sul costumam surfar nas ondas de proa criadas por navios no oceano. Quando sozinha, a maioria dos golfinhos evita navios.

Não há sons gravados descrevendo vocalizações de golfinhos lisos do sul. Os estreitamente relacionados golfinhos lisos do norte vocalizam em cliques em altas taxas repetitivas, utilizando também alguns assobios. Os golfinhos lisos do sul  usam a ecolocalização para ajudá-los a perceber seu ambiente se houver outras pessoas por perto.

Risco de Extinção dos Golfinhos-Lisos-do-Sul

Não há registros de predação para golfinhos baleia franca austral, mas baleias assassinas , merluza negra , e tubarões dorminhocos são prováveis predadores.

Embora os efeitos da maioria dos parasitas sejam amplamente desconhecidos, sabe-se que alguns causam danos ao golfinho liso do sul. O vírus do trematódeo (Nasitrema) pode causar grandes danos aos seios do ar, ouvidos internos e cérebro. Isso é tão grave que foi afirmado como uma influência no encalhe e na morte de alguns golfinhos. Um parasita Rhabditea (Stenurus ) danifica os pulmões dos botos, enquanto o parasita (Anisakis simplex ) provoca efeitos deletérios no estômago.

Os golfinhos lisos do sul  são ocasionalmente capturados como alimento ou isca de caranguejo nas costas do Peru e Chile.  Atualmente, o golfinho liso do sul não está no centro dos esforços de conservação. Embora sejam consideradas abundantes, ainda faltam pesquisas sobre eles.

Fatos Sobre os Golfinhos

Considerado um dos animais mais inteligentes do planeta, a natureza brincalhona e inquisitiva dos golfinhos os tornou populares entre os mergulhadores e um fascínio para todos os seres humanos. De fato, muitas culturas consideram o golfinho uma criatura sagrada e poderosa a ser reverenciada e respeitada.

Os golfinhos geralmente não são ameaçados pela presença de seres humanos; em vez disso, eles mantêm uma curiosidade saudável. Eles costumam viajar ao lado de barcos e tiram a cabeça da água para olhar as pessoas a bordo ou em terra. Eles também foram documentados protegendo os nadadores da ameaça de tubarões.

Golfinho-Liso-do-Sul Características
Golfinho-Liso-do-Sul Características

Todos os anos, muitas pessoas realizam seu sonho de nadar com golfinhos selvagens enquanto mergulham. Esta é uma experiência verdadeiramente agradável e inesquecível e a maioria das pessoas a relata como um dos melhores momentos de suas vidas.

Não é apenas incrível ver esses animais debaixo d’água em seu habitat natural, a maioria das pessoas sente uma enorme afinidade com eles. Esses mamíferos foram declarados as segundas criaturas mais inteligentes do mundo depois dos humanos, e as pessoas geralmente sentem durante um encontro que o golfinho os estuda tanto quanto é o objeto estudado.

Veja também

Cachorro Passando a Pata no Rosto e no Focinho: o Que Fazer?

Você é capaz de analisar como seu cachorro está se comportando? Algumas condutas podem indicar …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *