Home / Animais / Lagartixa Tokay: Características, Nome Científico e Fotos

Lagartixa Tokay: Características, Nome Científico e Fotos

Você sabe o quão importante é o trabalho das lagartixas? Estes répteis nos fazem um bem danado comendo todo tipo de inseto que aparece na nossa casa, desde os inofensivos até os mais peçonhentos.

Talvez você esteja bastante familiarizado com este simpático bichinho, mas eu duvido que saiba muito sobre a Lagartixa Tokay, esta espécie é bem desconhecida por nós brasileiros, quer saber porque? Então me siga nesta matéria fantástica que eu lhe preparei hoje!

Características e Nome Científico da Desconhecida Lagartixa Tokay

Por que desconhecida? Essa é a pergunta que deve ter vindo a sua cabeça após ler o título desta matéria, mas fique sabendo que eu utilizei esta palavra pelo fato de que a Lagartixa Tokay é um animal estrangeiro que não pode ser visto aqui no Brasil.

Somente em países como: Austrália, Nova Guiné, Indonésia, Filipinas e alguns outros é que se pode ver este incrível animal que ao mesmo tempo encanta, mas também assusta. Logo logo você saberá o porquê desta relação de amor e ódio!

Nossa desconhecida Tokay gosta de andar sobre a escuridão da noite que para ela é uma ótima oportunidade para caçar suas presas. Nada como fazer uma boquinha antes de dormir não é mesmo?!

Este bichano é bem natureba, gosta de viver por sobre as árvores, mas as vezes também se aventura entrando em instalações rurais andando pelo teto delas a procura do que comer.

Mais uma vez estamos pagando mico perante a natureza, pois devido a nossa intervenção este animal tem saído do seu habitat natural para viver em áreas mais urbanizadas. Como sempre nossas ações não fazem mais do que destruir as coisas boas deste mundo!

Não se engane, pois está lagartixa não é como as que você está acostumado(a) a ver na parede da sua casa, ela é considerada a maior de sua espécie alcançando de 30 a 40cm sendo que a femêa é um pouco menor, ela pode ter cerca de 20 a 30cm.

Por mais que a Tokay coloque moral por não ser um animalzinho pequenininho como os outros de sua espécie, quando o assunto é peso ela não intimida tanto, pois as suas 300g não colocam medo em muita gente não é verdade?!

O que você considera como um período curto de vida? Olha, a Tokay não passa dos 10 anos, eu acho esta expectativa de vida um tanto pequena, será que ela consegue aproveitar bem os seus momentos?

Por mais que eu mantenha minha raiva em relação aos nomes científicos, até que Gekko gecko me parece uma nomenclatura fácil de se decorar e também bem legal. Dá até para usar este nome como um apelido para nossa Lagartixa!

Alguns Segredinhos Sobre a Lagartixa Tokay

Você possui amigos(a) com visuais excêntricos? Sabe aquelas pessoas que adoram ter um estio diferenciado e que fuja do comum? Então, essa lagartixa também me parece que curte ficar bem evidente, pois seu corpo possui uma coloração bastante notória!

De longe você pode ver a Tokay, também né, quem é que não vai notar um animal cinzento coberto por pintas laranjas ou vermelhas que são quase que reluzentes?! Lembrando que ela pode apresentar outras tonalidades!

Sabia que a estranha Tokay ainda possui o poder de alterar a cor de sua pele? É isso mesmo, ela pode deixá-la mais escura ou mais clara, tudo isso para manter-se invisível aos olhos de seus predadores. Talvez ela não seja tão fácil de se ver assim!

Curiosidades da Lagartixa Tokay
Curiosidades da Lagartixa Tokay

Os dedos da Tokay são adaptados para que ela possa se agarrar em diversos tipos de superfície, é assim que ela consegue subir em paredes e em outros locais deste tipo.

Com a Tokay não existe este papo de amizade e companheirismo, ela defende seu território contra qualquer um e não anda em grupos, vive solitariamente e sem o incomodo de outros animais, porém, quando chega o período de reprodução aí sim ela procura por um parceiro(a).

Pensa num bichinho nervosinho: A Tokay é exatamente assim, ao se sentir ameaçada já parte direto para ignorância, e não pense que ela é fraca não, a sua mordida é altamente dolorosa e pode fazer um estrago razoável, há pessoas que foram atacadas por ela e ficaram com suas mãos e braços bem ensanguentados.

Ao pesquisar no curioso mundo da internet encontrei sites que te ensinam até mesmo domesticar a Lagartixa Tokay, mas acredito que isso seja uma tarefa bem difícil, lembre-se de que eu lhe disse que ela é um animalzinho bem irritado.

Habitat da Lagartixa Tokay
Habitat da Lagartixa Tokay

Acredite se quiser, mas nos sites onde estão ensinando a domesticação deste animal, lá você encontra várias dicas como: usar luvas grossas, não olhar na altura dos olhos do réptil para não ser atacado, enfim, há uma infinidade de ensinamentos de como proceder com a Tokay.

Eu fiquei meio surpreso com o tal site pelo fato de que o animal é estrangeiro e não tão conhecido no Brasil, mas mesmo assim o site é 100% brasileiro e fornece este tipo de conteúdo, talvez seja possível adquirir a Tokay por meio de importação. Fica aí a minha dica para você que se interessou por esta estranha espécie de Lagartixa!

Por mais que o animal seja bravo dá para ter um vínculo legal com ele, afinal de contas, se vemos pessoas abraçando e beijando leões, ursos e até mesmo tubarões, então acho que não é impossível fazer amizade com uma simples lagartixa!

Amigo(a) leitor(a), você é um(a) amante da natureza? Se sim, então não posso deixar de frisar o quanto é importante que nós seres humanos cuidemos da fauna e flora que existe ao nosso redor, é através dela que nós podemos ter uma vida saudável, já imaginou um mundo totalmente tomado por poluição, prédios e sem nenhum tipo de paisagem natural ou algo do tipo?

Pois bem, muito obrigado pela sua presença e saiba que em breve eu retornarei para lhe trazer novos conteúdos super bacanas, lembre-se que este site é sem dúvidas o melhor quando o assunto é natureza.

Até a próxima!

Veja também

História da Harpia e Origem do Animal

Você já ouviu falar da harpia ? Pois bem, essa ave é o mesmo conhecido …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *