Home / Animais / Tipos de Lagartos Domésticos, como Cuidar e Comprar

Tipos de Lagartos Domésticos, como Cuidar e Comprar

Cachorros, gatos e pássaros, ainda são os animais de estimação mais populares; contudo, os lagartos estão ganhando cada vez mais espaço neste mercado.

A definição de ‘lagarto’ por si só é muito ampla, uma vez que abrange o total de 5.000 espécies distribuídas por todos os continentes, com exceção da Antártica. Dentro deste vasto leque, algumas espécies pontuais tem sido incluídas na categoria de lagartos de estimação ou lagartos domesticáveis; os critérios utilizados incluem a docilidade,  facilidade para o alojamento e alimentação, e, é claro, a disponibilidade no mercado.

Neste artigo, você conhecerá algumas dessas espécies, além de ter acesso a dicas sobre como cuidar e comprar esses reptéis.

Então venha conosco e boa leitura.

Tipos de Lagartos Domésticos, como Cuidar e Comprar- Gecko leopardo

O gecko leopardo (nome científico Eublepharis macularis) é uma espécie considerada ideal para iniciantes, uma vez que são relativamente pequenos, tolerantes ao manuseio e com baixo nível de agressividade.

A média de comprimento está compreendida entre 18 a 25 centímetros.

Dois indivíduos desta mesma espécie podem ser alojáveis em um terrário com as dimensões de 60 x 40 x 40 centímetros.

A dieta é insetívora, sendo os grilos o menu principal. No entanto, também é importante diversificar as opções, e oferecer outros insetos. Os adultos são os mais gulosos, uma vez que, de 2 em 2 dias, podem ingerir 15 insetos por dia.

Eublepharis macularis

Grande parte dos lagartos domésticos requer instalação de lâmpada UVB no terrário, uma vez que possuem hábitos diurnos. Porém, tal recomendação não é valida para o lagarto gecko leopardo, já que o mesmo é uma espécie noturna que pode inclusive dispensar o uso das lâmpadas UVB, ou demandar alguma com fraca potência.

Como animal noturno, dificilmente terá compatibilidade de horário com a rotina de seu dono- fator que é visto como desvantagem ao considerar a adoção.

Tipos de Lagartos Domésticos, como Cuidar e Comprar- Dragão Barbudo

Esta espécie possui como nome científico Pogona vitticeps, e, embora possua maior comprimento do que a espécie anterior, ainda é considerado pequeno em comparação à média dos demais lagartos.

O comprimento pode ser de 50 a 60 centímetros.

As dimensões ideais de terrário para um indivíduo adulto são de 90 x 50 x 50 centímetros.

A espécie é particularmente bastante ativa dentro do terrário, tem boa tolerância ao manuseio e possui excelente interação com o dono.

Em relação aos hábitos alimentares, esta espécie é onívora, logo alimenta-se tanto de insetos quanto de vegetais- característica que pode  tornar o sua criação um pouco mais complexa para os seus donos. Por outro lado, há quem considere a alimentação diversificada como mais acessível.

A espécie possui hábitos diurnos, logo demanda a compra de equipamento de iluminação adequado que possa simular a luz do sol.

Tipos de Lagartos Domésticos, como Cuidar e Comprar- Lagartos de Língua Azul

Estes lagartos correspondem a uma variedade de espécies, sendo que a mais comum é o Tiliqua scincoides. Tais espécies podem atingir o moderado comprimento de 60 centímetros- logo as medidas do seu terrário podem ser as mesmas empregadas para o dragão barbudo.

São animais dóceis, com facilidade para o manuseio e hábitos alimentares onívoros- logo ingerem tanto insetos/ larvas, quanto vegetais, embora em proporções diferentes.

Não contam com grande variedade de cores, sendo que a variedade albina é considerada a mais diferenciada entre esses indivíduos.

Tiliqua scincoides

Os lagartos de língua azul são difíceis de serem encontrados nos mercados, e ainda por cima possuem um preço superior às espécies citadas anteriormente. Contudo, a expectativa de vida é relativamente grande (de 18 a 20 anos), e pode justificar o investimento inicial.

Além do custo um pouco mais elevado, os cuidados de manutenção também são maiores. Tais lagartos possuem certa periodicidade para defecar, logo demandam limpeza mais frequente do terrário. Esta característica em particular faz com que estas espécies acomodem-se mais confortavelmente em terrários localizados em áreas externas- uma vez que estes geralmente são maiores e mais arejados.

Tipos de Lagartos Domésticos, como Cuidar e Comprar- Iguana Verde

A iguana verde (nome científico Iguana iguana) é um dos reptéis domésticos mais populares em todo o mundo. Entre os lagartos, é a espécie mais facilmente encontrada à venda, com um preço considerado acessível para muitos.

Pode atingir até 2 metros de comprimento. Nesse caso, o terrário ideal deve ser grande, preferencialmente com dimensões de no mínimo 3 x 2 x 2 metros.

Esta espécie possui hábitos alimentares herbívoros. Possui facilidade ao manuseio, mas deve ser acostumada e ‘adestrada’ devidamente, uma vez que suas grandes unhas podem causar ferimentos em seus donos.

O valor médio de uma iguana verde no mercado está entre R$ 400 a 800.

Tipos de Lagartos Domésticos, como Cuidar e Comprar- Anolis Verde

O Anolis verde (nome científico Anolis carolinensis) é considerado um lagarto tímido e dócil, mas que não gosta de ser manuseado- muitos o consideram um animal de contemplação, uma vez que a interação é bastante reduzida.

Possui comprimento bem pequeno (no caso, de 15 a 18 centímetros).

O ideal é que sejam mantidos em grupos, na configuração de um macho para várias fêmeas.

Para grupos de 4 indivíduos, as dimensões ideais de terrário são de 50 x 40 x 35 centímetros.

A alimentação é composta basicamente por insetos, mas algumas larvas também podem ser inclusas ocasionalmente.

Como a espécie se reproduz com facilidade, não é tão difícil encontrar criadores com indivíduos á venda; contudo, a necessidade de se obter vários lagartos para um mesmo terrário pode ser um grande fator de dificuldade.

Anolis carolinensis

Agora que você já conhece alguns tipos de lagartos domésticos, suas características e dicas de cuidado; nossa equipe o convida a continuar conosco para visitar também outros artigos do site.

Aqui há muito material de qualidade nos campos da zoologia, botânica e ecologia de um modo geral.

Sinta-se à vontade para digitar um tema de sua escolha em nossa lupa de pesquisa no canto superior direito. Caso não encontre o tema escolhido, você pode sugeri-lo abaixo em nossa caixa de comentários (local que inclusive você também pode deixar seu feedback sobre esse artigo).

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Canal do PET.  10 animais exóticos que você pode ter em casa. Disponível em: < https://canaldopet.ig.com.br/curiosidades/2016-07-25/animais-exoticos.html>

SEIXAS, A. Edenvet. Top 5: Os melhores lagartos de estimação. Disponível em: < https://www.edenvet.pt/arca-de-noe/top-5-os-melhores-lagartos-de-estimacao/>.

Veja também

Quais os Benefícios do Ovo de Marreca? Para que Serve?

Os marrecos são aves aquáticas pertencentes à família dos Anatídeos. Estas aves produzem uma carne …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *