Home / Animais / Iguana Verde: Características, Nome Científico E Fotos

Iguana Verde: Características, Nome Científico E Fotos

Neste artigo vamos falar sobre a iguana verde, você já ouviu falar sobre as iguanas em geral? Normalmente, algumas pessoas costumam confundir iguana com os camaleões ou lagartos, porém, todos eles são espécies bem diferentes. Porém, eles possuem algumas semelhanças devido ao fato de que são todos répteis. Vamos conhecer mais sobre as características que todos eles carregam e o que faz da iguana um animal tão diferente.

Características das Iguanas

A iguana é um lagarto com grande porte, ela possui uma estrutura forte e os membros mais desenvolvidos, suas patas tem dedos compridos e fortes, elas têm uma escama grande e mais espessa, como se fosse uma pele solta por baixo do pescoço, E tem uma crista que vai da cabeça até a ponta da cauda, sua coloração é um verde intenso em animais mais filhotes e jovens, porém costuma escurecer de acordo com seu envelhecimento, chegando num tom mais marrom. A cauda de uma iguana é basicamente dois terços de seu tamanho total, um tamanho muito considerável.

Geralmente o tamanho de uma iguana pode chegar a 42 centímetros e seu peso pode ir de quatro a nove quilos, depende do sexo e tempo de vida. Normalmente os maiores tamanhos são de machos adultos.

As iguanas interagem entre elas com sinais visuais, secreções químicas que são criadas pela suas glândulas femorais, e por alguns embates físicos quando os indivíduos são do mesmo sexo, por exemplo numa disputa por territórios em que o macho da espécie sentir algum tipo de ameaça e assim pode reagir usando a sua longa cauda como se fosse um chicote contra este predador e também usar a sua mordida como defesa.

Esse tipo de espécie pode ser tranquilamente criado em cativeiro por conta do seu temperamento tranquilo e dócil, são animais pacíficos e que possuem boas intenções, o que pode tornar a interação com os humanos algo bem legal. As iguanas convivendo com outros animais da mesma espécie são um pouco mais territorialistas. Sendo assim a convivência em grupo desse tipo de espécie não é uma boa ideia, porém, se existe uma intenção de acasalamento, a fêmea deverá ser apresentada ao macho somente quando estiver na época de reprodução. Os dois podem entrar em atrito caso convivam juntos.

Criação de Iguanas

Existem alguns cuidados básicos referente a esse tipo de espécie no quesito temperatura, alimentação e espaço e cuidados específicos.

Por exemplo, é muito importante que a iguana fique exposta ao sol ou alguma iluminação artificial pra receber raios ultravioletas constantemente, porque répteis tem o sangue frio e sem calor exterior eles não sobrevivem e não podem nem fazer uma digestão de alimentos, estima-se que a temperatura ideal para um ambiente pode variar entre 23o à 30o e a umidade deve ser bem alta e controlada.

Algumas pedras e troncos que sejam artificiais e aquecidos podem ajudar a manter esta temperatura.

Quando em cativeiro, eles podem se alimentar de ração especial para répteis, legumes e verduras. As iguanas e outros de sua espécie não podem consumir absolutamente nada que contenha açúcar, a não ser de uma fruta. Ingerir proteína animal também não é uma boa ideia, e por ser um animal considerado exótico as informações que são disponibilizadas podem ser muito diferentes, o ideal é consultar um especialista, um veterinário especializado E que seja de confiança para não colocar uma iguana de estimação em risco.

Se você tem intenção de ter uma Iguana para criar você precisa de espaços que são adaptados para que as necessidades do animal sejam atendidas referente a temperatura, iluminação, umidade isso tudo deve ser planejado para que a vida do animal seja prolongada.

A iguana é um animal ativo, portanto o espaço deve ser bem amplo para permitir que ela se movimente bastante que tenha uma boa decoração com troncos e plantas artificiais para tentar chegar ao máximo perto de reproduzir o seu habitat natural, outra informação importante é que as iguanas gostam muito de subir em árvores, então prepare condições para uma boa escalada.

Curiosidades Sobre as Iguanas

  • As iguanas costuma trocar de pele regularmente, faz parte do processo de crescimento, sendo assim, um filhote de iguana costuma trocar de pele uma vez por ano.
  • As iguanas são consideradas animais órfãos porque quando uma fêmea tem uma reprodução ela põe o seus ovos cobre de terra e simplesmente vai embora assim abandonando o seus filhotes, E assim os bebês recém-nascidos de iguanas terão que lutar por sobrevivência sozinhos.
  • Além de todas as características já citadas iguanas são animais aquáticos, mas são naturais de florestas equatorianas, com muito rios e bastante umidade, sendo assim elas se adaptam para passar longos períodos de baixo da água, diferente de outros répteis, as iguanas consegue ficar mais de 20 minutos sem precisar respirar debaixo d’água.
    Iguana Verde na Árvore
    Iguana Verde na Árvore
  • A expectativa de vida de uma iguana verde é entre 12 e 15 anos.
  • São encontradas facilmente na maioria das ilhas oceânicas que estiverem associadas ao continente das Américas, em Madagáscar, em outras ilhas do Centro-Oeste do Pacífico.
  • Apesar de pequenas, as iguanas podem ser muito agressivas. Elas podem aplicar vários golpes diferentes com a intenção de matar a vítima. Há estudos que comprovam que são frias em seu ataque.
  • As iguanas de criação são ideais para observação, contemplação e ornamentação. Elas podem não tolerar o manuseamento e carinho. Fique sempre atento para não acabar se tornando uma das vítimas.

Iguanas: Ameaças e Perigos

As iguanas não são animais grande nem assustadores, elas possuem alguns predadores na cadeia alimentar e nem sempre seus sistemas de defesa são suficientes para protegê-las. Porém, por mais incrível que pareça, um de seus maiores predadores são os humanos. A carne de iguana é muito apreciada em algumas culturas, isso faz com que a caça a esses animais seja muito elevada. Além se servirem de alimento, outra ameaça são as condições ambientais. As iguanas são animais de vivencia tropical. Precisam de muito verde, umidade, qualidade de água e ar para uma vida tranquila. Porém, sabemos que atualmente, o meio ambiente vem sofrendo com a sequidão, poluição, contaminação das águas, entre outros fatores.

Veja também

Marreco Pompom: Características, Hábitat e Nome Científico

O marreco pompom (crested duck) é uma ave ornamental considerada uma variação genética do marreco …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *