Home / Animais / O Que Significa Quando Meu Cachorro me Lambe?

O Que Significa Quando Meu Cachorro me Lambe?

A partir do momento em que os cachorrinhos nascem, eles se familiarizam com a ação de lamber. Quando são filhotes, a mãe faz isso para estimular o sistema circulatório e ajudá-los a se aquecer. Ao contrário dos adultos peludos, os filhotes não conseguem regular a temperatura corporal e as lambidas os ajudam a não morrer de hipotermia. Mas o que significa quando meu cachorro me lambe?

À medida que envelhecem, as lambidas continuam fazendo parte do dia a dia dos animais. Eles lambem suas intimidades, sua barriga, as mãos de seus donos, comida etc. Mas, mais que uma atividade involuntária, lamber se mostra uma forma de comunicação.

Nesse artigo, vamos falar algumas razões pelas quais seus cães lambem e o que significa. Confira!

O Que Significa Quando Meu Cachorro me Lambe?

Por Respeito

Entre os cães, lamber é uma das maneiras de estabelecer hierarquiaQuando um cachorro lambe outro cachorro e abaixa o corpo, ele pode estar demonstrando subordinação. Possivelmente também está reconhecendo-o como o líder da matilha.

De peludo a seu tutor, lamber pode significar que ele sabe quem é seu dono, que tem respeito e que entende qual é sua autoridade.

Para Higiene

Essa é uma das razões mais óbvias e compreendidas, assim como a mãe fazia quando o pet era filhote. Os cães aprendem a se limpar com a língua desde sempre. 

Além disso, essa não é uma prática que eles mesmos fazem, mas podem ajudar outros animais a limpar as partes que não alcançam com o focinho. Se você notar que seu animal de estimação lambe muito em um local específico, consulte seu veterinário, pois pode ser uma ferida ou alergia à pele.

Por Carinho

O que significa quando meu cachorro me lambe demais? Bom, as lambidas são os beijos dos cães. Tal ação serve para mostrar afeto ou para comunicar aos tutores o amor que têm por eles.

Esses tipos de demonstração ajudam a fortalecer os laços familiares entre animais e seus donos, bem como para indicar apreçoVocê verá que toda vez que os abraçar ou beijar, eles devolverão o gesto da mesma maneira.

Para Chamar a Atenção

Os cães descobrem que toda vez que usam a língua para lamber a pele de seus donos, eles se voltam e prestam atenção a eles. Não apenas isso, acariciam, mimam e até decidem brincar com para agradá-los. Na próxima vez que seu pet interromper seu sono ou suas atividades com uma lambida, pode ser que esteja querendo um pouco do seu amor.

Pelo Gosto da Sua Pele

Cachorro Lambendo a Boca de seu Dono
Cachorro Lambendo a Boca de seu Dono

O que significa quando meu cachorro me lambe por toda a parte? Porque sua pele é gostosa! É isso mesmo! Os cães provam a pele de seus donos, pois gostam de seu gosto.

Por um lado, pode ser porque você acabou de comer algo que cheira delicioso e ainda tem as mãos lambuzadas. Por outro, porque eles gostam do sabor salgado que o suor produz na cútis.

Para Explorar

Os pets usam seu senso de paladar, além do olfato e da visão, para explorar o mundo ao seu redor. Um novo objeto em casa, suas roupas novas ou uma troca de fragrância ou perfume, tudo isso é novidade que seu pet notará e que o levará a explorar com a língua.

Tentando Interagir Com Você

Cachorro Mostrando a Língua
Cachorro Mostrando a Língua

Desde pequeno, os animais aprendem a socializar com a mãe e os irmãos. Para conhecer e coletar informações, eles testam as composições, usando a lambida. Através disso, podem identificar hormônios, fluidos e também estados de saúde. Então, o que significa quando meu cachorro me lambe? Ele pode estar te dando um diagnóstico ruim.

Talvez Ele Esteja Pedindo Para Você Alimentá-lo

Os filhotes recém-nascidos lambem o focinho de sua mãe para testar quais alimentos eles estão comendo ou para dizer a ela para alimentá-lo. Seu cão irá se aproximar de você e lamber suas mãos, seus pés ou até seu rosto, informando que você deseja obter comida.

Porque Sentem Medo

Cachorro Com Medo
Cachorro Com Medo

O que significa quando meu cachorro me lambe excessivamente com cuidado, devagar ou lentamente? É porque ele provavelmente está sentindo medo no momento e está tentando provar para você. É mais fácil identificar tal ação quando acompanhado de orelhas e cauda baixa.

Este tipo de lambida do seu pet pode ser dado em circunstâncias em que seu melhor amigo sente medo de algum ruído, objeto, entre outros. Ou mesmo quando ele sente que você está bravo por ter feito algo errado e usa esta lambida para provar lealdade, lamentando ter feito o que fez.

Por exemplo, existem cães que, quando sentem medo de barulho, como fogos de artifício, buscam refúgio em um local que consideram distante do estrondo. Isso os atormenta e, se você se aproximar, pode perceber o medo no ato de lamber.

É Seguro Para os Cães Lambê-lo?

Geralmente é relativamente inofensivo permitir o cachorro te lamber. Entretanto, não creia no mito da boca desses animais sendo mais limpa que a boca dos humanos. Eles definitivamente não são limpos!

A boca do pet contém diversas bactérias naturais, o que faz parte da razão pelas mordidas serem tão perigosas. Assim, essa bactéria provavelmente não causará danos, a não ser que entre em uma ferida que está aberta. Não existem casos documentados com doenças iniciadas com o cachorro lambendo seres humanos.

Como Fazer o Cão Não Lamber

Você pode pensar que beijos de cachorro são nojentos. Ou você pode apenas sentir que basta. Conseguir que o pet pare de te lamber geralmente é questão da negação da atenção quando o faz.

Não toque seu animal ou de olhá-lo. Vire sua cabeça. Levante e saia, se precisar. Assim que as lambidas pararem, recompense com carinho, atenção ou até guloseimas. Com o passar do tempo, o pet geralmente vai entender que a lambida é um tipo de comportamento indesejado.

Se você deseja um beijo gentil ocasional de seu amigo, você pode treiná-lo com o comando “beijo” ou “me dê carinho” ao comportamento. Recompense sempre com carinhos. Negue atenção se o animal ficar lambendo em várias partes do corpo, ficando fora do controle.

O que significa quando meu cachorro me lambe? Se você leu todo o artigo, já sabe os motivos, então, basta retribuir ou negar quando achar necessário.

Veja também

Quais as Raças Que Deram Origem ao Bulldog Francês?

O Bulldog Francês tem origem do cruzamento entre os cães da raça Terriers Pequenos, e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *