Home / Animais / Texto Informativo Hipopótamo Animal e Suas Peculiaridades

Texto Informativo Hipopótamo Animal e Suas Peculiaridades

O hipopótamo passa seus dias na água doce e barrenta. Devido à sua grande massa e ao fato de não possuir uma glândula que permita transpiração, é muito vulnerável ao calor. Eles são muito hábeis na água. Os hipopótamos levam uma vida semi-aquática, passando o dia descansando na água e depois se alimentando à noite na terra. Sua pele grossa possui apenas uma camada externa, que seca rapidamente e racha se não for umedecida regularmente.

O enorme hipopótamo anfíbio, um pastoreio de pastagem, é 7 vezes mais pesado que o hipopótamo anão, que se alimenta na floresta. Seu peso geralmente é carregado pela água, eles economizam energia e precisam apenas de um pouco de comida. Ele consome 40 kg de vegetais por dia. O hipopótamo pode consumir carne, encontrando perto das margens. Este herbívoro deixa a água apenas para alimentação, principalmente à noite.

Hipopótamo Anão

O termo hipopótamo anão é o nome de uma das duas espécies atuais de hipopótamos, Hexaprotodon liberiensis. O hipopótamo anão é bastante solitário, passa o dia escondido em um pântano ou em uma toca de lontra, cavada em um banco. Sua dieta variada inclui raízes e frutas. Tem 2,30 m de comprimento, 92 cm de altura e pesa 275 kg e vive na África Ocidental. Esta espécie é vulnerável porque seu habitat é reduzido e é caçado pela caça furtiva.

Hipopótamo Anão

O hipopótamo adulto não tem predador, mas os filhotes que não são protegidos por sua mãe às vezes perecem sob as garras de um leão, uma hiena ou um crocodilo.

Territorialidade

Os hipopótamos são extremamente territoriais, um hipopótamo masculino que marca seu território ao longo de uma margem do rio onde mantém o harém feminino. Os hipopótamos masculinos desafiam-se com um bocejo ameaçador.

O hipopótamo raramente ataca seres humanos. Mas, para defender seu território, o hipopótamo pode defendê-lo com energia, contra fazendeiros e turistas. Apesar de sua aparência caseira, é um dos animais mais perigosos para os seres humanos. Muitos animais o temem, e até o crocodilo do Nilo. Diz-se que causa mais mortes em humanos do que qualquer outro mamífero.

Os hipopótamos vivem quase sempre em águas rasas. A maioria dos hipopótamos que parecem flutuar estão de pé ou deitados no fundo. Observou-se que eles se movem a 8 km/h na água. O processo de superfície e respiração é automático e até um hipopótamo adormecido surge e respira sem acordar. Foram observados hipopótamos que permaneceram em submersão total por até 30 minutos. Nesta situação, eles obcecam suas narinas.

Gestação

Após cerca de 235 dias de gestação, a mãe se afasta de todos para dar à luz. Ela se juntará ao rebanho depois de quarenta dias. As fêmeas darão à luz apenas um pequeno, em terra ou em águas rasas. Os bebês pesam entre 27 e 50 Kg. Os jovens geralmente ficam nas costas das mães quando a água é muito profunda para eles e mergulham para mamar.

O macho terá uma maturidade sexual entre 3 e 4 anos de idade, enquanto a fêmea pode conceber apenas por volta dos 9 anos de idade. Só dará à luz um bebê a cada dois anos.

Risco de Extinção?

Com o aquecimento global, o hipopótamo e o que é chamado de “Lista Vermelha”. A ligação também é um fator importante. A pobreza dos habitantes os empurra para caçar por comida ou como recurso econômico. Sua pele é dotada de substância antibiótica.

Cuidado! o hipopótamo pode realmente ser particularmente agressivo e violento. Dotado de agilidade insuspeita, acontece mesmo que ataca humanos e os mata. Por mais perigoso que seja, ele desempenha um papel ecológico essencial na África.

Um Animal Longe de ser Inofensivo

Segundo a crença popular, o hipopótamo é um animal pacífico e gentil que passa a maior parte do tempo descansando nas águas tropicais lamacentas, mas a realidade é bem diferente. Sob seus ares inocentes, ele é tão ágil quanto agressivo, ocasionalmente se alimenta de impalas ou búfalos e até ataca seres humanos. À noite, ele sai da água e pode viajar vários quilômetros para encontrar comida. Não é incomum se aventurar perto de vilarejos e devastar plantações.

A maioria dos ocidentais ou não morador das regiões onde vivem esses animais, não está ciente do extremo perigo desses animais. Os turistas veem um hipopótamo bocejar e assumem que ele está feliz, enquanto isso é um sinal de ameaça. Também acontece que o animal produz um grunhido semelhante a uma risada, mas, novamente, é o contrário. As pessoas estão convencidas de que os hipopótamos são herbívoros puros, mas temos fortes evidências para mostrar que eles consomem carne. Nos últimos anos, nada menos que 87 hipopótamos foram observados comendo impala, kudu e búfalos, e eles podem até se alimentar das carcaças de seus congêneres.

Se eles não “caçam ativamente seres humanos”, acontece que hipopótamos estão atacando-os em determinadas circunstâncias. Isso ocorre especialmente quando os turistas se aventuram perto de suas águas ou se encontram acidentalmente em seu caminho. Capazes de carregar a 40 km/h, são muito mais letais que o leão e matam 500 pessoas a cada ano.

Hipopótamo Animal Longe de ser Inofensivo

Em 2014, 13 pessoas morreram afogadas no Níger depois que os hipopótamos afundaram seus barcos, e incidentes semelhantes ocorrem todos os anos na Tanzânia ou na Namíbia. Há muitas histórias aterrorizantes em toda a África, incluindo um homem e sua esposa selvagens que foram mortos e devorados no meio da noite por um hipopótamo que passou perto de sua casa.

No entanto, os cientistas acreditam que o estômago do hipopótamo não é particularmente adequado para digestão de carne. Segundo eles, o animal consome carne apenas quando sofre de uma deficiência nutricional e se contenta na maior parte do tempo em pastar a vegetação.

Caninos

Os longos caninos e incisivos dos hipopótamos são defesas poderosas e usam os lábios para beliscar a vegetação. Se os hipopótamos passam dias inteiros se aquecendo na água para se refrescar, eles podem viajar vários quilômetros durante a noite, especialmente no inverno, quando a vegetação é mais rara, e não é raro que esses grandes amadores de vegetais verdes atacam as plantações. Embora o uso de cercas elétricas tenha mantido esses animais famintos afastados em algumas partes da África, muitos agricultores optaram por deixar o cultivo cítrico para cítrico.

Uma escolha particularmente inteligente, já que os hipopótamos, que não estão interessados ​​em frutas cítricas e se contentam em pastar entre árvores frutíferas, impedem efetivamente os ladrões após o anoitecer. Eles não têm glândulas sudoríparas, mas glândulas serosas. Em minutos, o líquido viscoso que produzem fica marrom e age como um protetor solar muito eficaz e um poderoso antimicrobiano.

Os hipopótamos também desempenham um papel ecológico essencial, agitando vigorosamente o fundo dos rios e “enriquecendo” com seus excrementos, o que beneficia as populações de peixes. Apesar do perigo que eles podem representar para os seres humanos, eles continuam sendo os garantidores de seu ecossistema e parece essencial preservá-los a todo custo, em um momento em que a caça furtiva e a destruição de seus habitats ameaçam sua longevidade.

Veja também

Lagartixa na Parede

Dá Azar Matar Lagartixa? Ela Sente Dor? Como Espantar?

O surgimento de lagartixas nas casas é considerado um presságio de muito boa sorte no …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *