Home / Animais / O Que São Tropas de Muares?

O Que São Tropas de Muares?

As tropas de muares são um conjunto de animais de carga híbridos, ou seja, de mulas e burros. Assim, de determinado ano para cá, com a introdução das tecnologias dentro da pecuária, métodos novos para a suplementação do pasto pediam agilidade para as tarefas diárias.

Dessa forma, ocorreu uma troca significativa da frota de animais pela frota mecânica. Falamos de motos, de triciclos, de quadrículos que, de certa maneira, vem tomando o espaço das tropas de muares. Na verdade, existe o aumento da tropa, mas com animais “mecânicos”.

Se você está curioso para saber mais sobre esse coletivo de burrinhos e mulinhas, leia o artigo até o fim.

Como são os Muares?

Os muares são animais de enorme importância dentro da história do nosso país, nunca podendo ser esquecidos. Foi graças ao seu trabalho duro das mulas e dos burros que o Brasil evolui, cresceu e veio a se desenvolver. Sobre os lombos dos resistentes animais, foram transportadas mercadorias, alimentos e até munições e armas.

Mas isso não para por aí. As tropas de muares fizeram o trabalho árduo no transporte de todas as maiores riquezas nacionais no período colonial. Este foi o ouro de minas, os açúcares dos engenhos, bem como o café plantado nas fazendas. Posteriormente, a sua utilização se estendeu para os preparos do solo e também a lida incessante com o gado.

Os muares, burros e mulas, são animais do tipo híbridos que resultaram do cruzamento do jumento com a égua, ou do cavalo com a jumenta. A mula é um animal fêmea, resultante dos cruzamentos de jumentos com éguas. O macho que resulta desse cruzamento se chama burro. Ambos são pertencentes à espécie que se denomina muar.

O cruzamento de mesmas espécies que são genitoras, porém com os sexos invertidos (portanto, jumenta x cavalo), origina um diferente animal: o bardoto. Para grande parte das pessoas, os exemplares das tropas de muares representam os pontos finais na biologia de equídeos, por serem híbridos estéreis resultantes do cruzamento de duas diferentes espécies. Entretanto, mesmo sendo estéreis, esses animais possuem grande importância no âmbito rural por conta de sua docilidade e sua resistência. A esterilidade pode ser explicada pelo fato dos cavalos terem números de cromossomos diferenciados dos jumentos. É raro um caso onde uma mula teve filhote. Desde o ano de 1527 até hoje, somente 60 casos tiveram registro.

Mais Características da Espécie

Com o tempo passando, houve a evolução da concepção do uso das tropas de muares. Atualmente, se nota uma maior valorização desses animais. São diversas as utilidades dos exemplares, além de terem destaque nas:

  • Cavalgadas;
  • Competições;
  • Provas funcionais nas feiras;
  • Concursos.

Leilões, cursos para doma racional, preparo para exposições, tudo isso também contribuiu para a valorização e a divulgação da tropa. Atualmente, tem-se buscado nos animais as suas qualidades de agilidade, docilidade, comodidade e delicadeza.

Em propriedades rurais, especialmente aquelas com criação do gado com pasto, as tropas de muares sadias e bem adestradas vão fazer diferença no quesito de acompanhamento dos rebanhos.

Como Escolher os Melhores Animais para Compor as Tropas de Muares?

A escolha de animais para a tropa de muares é a melhor maneira para garantir a tropa certa para o trabalho em campo. Mas como fazer a escolha dos melhores?

Como os muares são a junção de duas espécies diferentes, conseguem associar as melhores características deles em um único animal. Eles são extremamente inteligentes e têm uma enorme capacidade de aprender, bem como trabalhar no campo. Isso é, sem dúvida, uma enorme vantagem durante a lida com os gados.

Em compensação, o burro e a mula muitas vezes se mostram como sendo animais com o porte pequeno. A pelagem acinzentada, bem como as orelhas grandes lhes confere a aparência rústica e mais frágil. Mas isso não pode ser motivo para enganos, pois esses animais possuem a capacidade que vai além da aparência estética.

Tropas de Muares em Cavalgada
Tropas de Muares em Cavalgada

Docilidade e Facilidade no Manejo

A inteligência das tropas de muares já é bastante conhecida, uma vez que tais animais comumente são usados nas provas e nas competições.

Além do mais, o muar também é bastante conhecido por sua capacidade interativa com os humanos, já que ele reconhece seu dono, percebendo facilmente todos os estímulos que estão o rodeando.

Esses animais possuem uma enorme capacidade para aprendizado e gostam de trabalhar. Isso é uma boa vantagem nas lidas em fazendas. Sem contar que são bastante fiéis aos seus donos.

São também bem eficazes nas conduções das tropas de muares por determinadas trilhas sinuosas. Isso porque evitam as situações arriscadas e possuem o espírito para sobreviver bem aguçado.

Longevidade

Filhote de Mula
Filhote de Mula

As mulas e os burros são animais capazes de trabalhar por quase toda a sua vida. Eles conseguem chegar aos 35 anos de idade, mas há registros de exemplares que passaram muito desse tempo.

Mas, o mais impressionante é o grande vigor, bem como a saúde de ferro que eles têm durante os muitos anos de vida. Esses animais são difíceis de adoecer ou de ter algum tipo de problema durante sua vida útil. Isso garante que o pecuarista tenha uma ótima previsibilidade e também um baixo custo quanto a manutenção das tropas de muares.

Força e Resistência

A força que os muares têm é impressionante. Eles podem tracionar cerca de 50% de seu peso, enquanto que os cavalos suportam apenas 30% do peso corporal.

Além do mais, os muares possuem a capacidade para controlar perda de sais e água pela transpiração. Isso lhes confere uma resistência maior do que os demais animais participantes da lida.

Na questão resistência, as mulas e os burros são os animais rústicos por natureza. Por isso, precisam de pouca atenção e de cuidados, pois possuem alta resistência quanto a infestação dos carrapatos e vermes, por exemplo.

Outro dos pontos positivos das tropas de muares é o casco. O muar tem um casco extremamente duro, o que, nos pisos planos, dispensa a utilização das ferraduras.

Burro de Carga
Burro de Carga

Sem contar que são animais capazes de se comportar muito bem nas trilhas de pedras e de subidas íngremes. É uma característica que os torna facilitadores nos terrenos irregulares.

Para manter todas essas boas condições, é importante se preocupar sempre com a saúde e nutrição do muar. Assim, as tropas de muares estarão sempre prontas para lidar com os gados.

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *