Home / Animais / Lagartixa-dos-Muros: Características, Nome Científico e Fotos

Lagartixa-dos-Muros: Características, Nome Científico e Fotos

A lagartixa-dos-muros (Podarcis muralis) é um lagarto da família Lacertidae e um tipo de lagarto muito comum na Europa e originário da Itália.

Sua expansão ocorre por toda a Europa, mas não adentra Países da Ásia, sendo mais comum na América do Norte, onde é conhecido como lagarto-europeu ou lagarto-dos-muros-europeu.

Nos Estados Unidos esse tipo de lagartixa foi introduzida e acabou se reproduzindo principalmente no Estado de Ohio.

A lagartixa-dos-muros é um tipo de lagarto que gosta de viver em área com rochosas, pois sempre vive em tocas ou nas fendas que se criam entre as rochas.

Assim como outros tipos de lagartos, a lagartixa-dos-muros possui sangue frio e durante o dia sempre sai para áreas livre para poder se esquentar na luz do sol.

Inclusive, essa lagartixa gosta de viver em grupos enormes de até 40 exemplares, e em algumas regiões é possível ver esses extensos grupos em cima de rochas no intuito de se esquentarem.

Quer saber mais sobre os lagartos em geral? Confira nossos inúmeros artigos aqui no Site Mundo Ecologia:

Principais Características da Lagartixa-dos-Muros

Esse tipo de lagarto recebe o nome de lagartixa devido ao seu tamanho, que pode alcançar o máximo de 20 centímetros de comprimento.

A cor mais comum da lagartixa-dos-muros revela facilmente sua espécie, sendo que desde sua cabeça até a ponta de sua cauda ela é marrom, exceto por suas laterais, que são pretas com pequenos pontos amarelos.

Apesar de essa ser a descrição mais comum da lagartixa-dos-muros, existe ainda muitas variações de cores, e o fator mais determinante em relação à espécie é o seu comprimento.

Ao todo, a lagartixa-dos-muros possui 6 principais diferenças morfológicas que podem ser distinguidas pela coloração de seus pescoços e também de suas barrigas.

Podarcis Muralis Características

A lagartixa-dos-muros é um tipo de lagarto que prefere viver em regiões perto de rios, por isso são mais comumente encontradas nos litorais.

Para se ter uma ideia, na Europa, os Países onde a população da lagartixa-dos-muros é maior é na Itália, Alemanha e passando para a Noruega. Isso demonstra que elas têm preferência por Países que oferecem costeiras, apesar de viverem amplamente em Países que não oferecem.

O nome comum da lagartixa-dos-muros se dá pelo fato de ser possível observá-las sempre fixas em paredes ou muros.

A forma mais comum de comunicação entre as lagartixa-dos-muros com outras da mesma espécie se demonstra ser mais visual do que qualquer outra forma. Raramente essas lagartixas emitem som, apesar da capacidade.

A lagartixa-dos-muros também possui glândulas especiais que secretam um conteúdo que indica sua localidade para facilitar o encontro de casais no período de reprodução.

Nome Científico e Características Científicas da Lagartixa-dos-Muros

  • Nome Comum: Lagartixa-dos-muros, lagartixa-da-Europa
  • Nome Científico: Podarcis muralis
  • Reino: Animalia
  • Filo: Chordata
  • Classe: Reptilia
  • Ordem: Squamata
  • Família: Lacertidae
  • Gênero: Podarcis
  • Status de Preservação: LC – Pouco Preocupante
  • Distribuição Geográfica: Europa e América do Norte

Apesar da espécie variar na coloração, alguns polimorfismos indicam que alguns desses lagartos podem inclusive ser maiores que outros, além de apresentar outras características exclusivas como o índice de sobrevivência e até mesmo resistência contra infecções.

Podarcis Muralis

Isso é comprovado devido alguns exemplares resistirem ao parasita haemogregarina, um parasita muito comum entre essas lagartixas.

Também se foi observado que a cor do lagarto influência muito no seu desenvolvimento estrutural.

Isto é, lagartos com cores mais amenas e que conseguem se camuflar melhor, como os verdes, cinzas e pretos sempre são maiores que os laranjas, amarelos e brancos.

Isso ocorre porque a seleção natural permitiu que esses exemplares se desenvolvessem melhor que as cores chamativas que consequentemente são mais fáceis de identificar pelos seus predadores.

Informações Importantes Sobre a Lagartixa-dos-Muros

A lagartixa-dos-muros de alimenta de insetos pequenos como moscas, formigas, grilos e aranhas, assim como uma lagartixa-doméstica, por exemplo.

É possível observar que essas lagartixas são exímias escaladoras, além de uma enorme facilidade que possuem em dar grandes saltos.

Geralmente os pulos que essas lagartixas dão tem o intuito de abater algum inseto voador. Inclusive, elas usam a propulsão dos muros para alcançar suas presas. Ou seja, elas usam tanto o terreno vertical quanto o terreno horizontal para promover saltos.

Uma das principais formar de evasão que a lagartixa-dos-muros encontra para se livrar de seus predadores é os enganando deixando-a atacar sua cauda, que é facilmente removível de seu corpo, assim os predadores acham que acabaram por pegar a lagartixa-em-si.

O rabo da lagartixa-dos-muros cresce em poucos dias novamente.

Curiosidades Sobre a Lagartixa-dos-Muros

Em alguns Países é muito comum ter um lagarto como bicho de estimação, por isso muitas pessoas também gostam de adotar uma lagartixa-dos-muros.

No entanto, essas lagartixas não são tão sociáveis como as iguanas, por exemplo.

Tanto o macho quanto a fêmea demonstram ser muito agressivos quanto se trata de território, por isso podem matar ou morrer dentro de um ambiente onde haja outros animais.

Além disso, essas lagartixas são extremamente ativas, e mantê-las em um local pequeno pode ser estressante e levá-las à morte induzida por estresse.

Os acasalamentos das lagartixas-dos-muros sempre ocorrem na primavera, e dentro de 5 semanas a fêmea quase dobra de tamanho carregando seus filhotes no ventre, tornando possível o formato de seus ovos de serem vistos até mesmo por cima de sua pele.

Antes de pôr os ovos, a mãe escolhe um local apropriado e faz buracos para depositar eles.

O local escolhido por ela deve ser fechado, com rochas ao redor e até mesmo coberto por vegetação, além da terra ser firme o suficiente para proteger os ovos do frio.

Os ovos variam entre 5 e 6, e assim que nascem, os filhotes passam a ser alimentados depois do primeiro dia, quando já estão aptos a ingerirem micro insetos.

Atualmente, na Europa e Estados Unidos é ilegal ter uma lagartixa-dos-muros se não for legalizada junto aos órgãos de proteção sob a lei das “European Protected Species” (Espécies Europeias Protegidas).

Veja também

Alimentação do Dachshund: o Que Eles Comem?

O nome dessa raça é Dachshund, mas muitos chamam de salsichinha ou salsicha. É uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *