Home / Animais / Ciclo de Vida da Lagartixa: Quantos Anos Elas Vivem?

Ciclo de Vida da Lagartixa: Quantos Anos Elas Vivem?

Com certeza você já se deparou com essa cena: estava tranquilamente andando pela sua casa e de repente viu uma lagartixa subindo pelas paredes ou até mesmo andando pelo teto. A verdade é que isso é muito mais comum do que pensamos, sabia?

A sua reação inicial provavelmente foi ficar com medo, não é mesmo? Porém, o que muitas pessoas não sabem é que as lagartixas se alimentam de insetos como mosquitos e baratas, e por esse motivo é uma grande sorte quando elas aparecem na sua casa para fazer uma limpeza.

Por isso, devemos estudar mais sobre as lagartixas e descobrir informações essenciais justamente porque esse é um animal extremamente útil no nosso dia a dia e também muito interessante para que a gente consiga aprender mais sobre ele de uma maneira bem descomplicada.

Portanto, continue lendo o texto para aprender mais sobre o ciclo de vida da lagartixa de uma maneira geral, como por exemplo quantos anos esse animal vive, quanto dura seu período de gestação e muito mais!

Animais Ovíparos

Antes de mais nada, é de extrema importância que a gente entenda um pouco mais sobre como as lagartixas funcionam de uma maneira geral, já que muitas vezes não sabemos nem mesmo como elas fazem para ter outros filhotes.

De maneira geral, podemos dizer que as lagartixas são consideradas ovíparas. Muitas pessoas confundem o termo “ovíparo” com o termo “onívoro” e a verdade é que eles são muito diferentes.

Isso porque “onívoro” é aquele animal que come de tudo, ou seja, se alimenta tanto de matéria animal quanto de matéria vegetal; enquanto isso, ovíparo é ser vivo que põe ovos, ou seja, aquele que se reproduz por meio dos ovos.

Dessa forma, a lagartixa pode ser considerada ovípara justamente porque ela bota ovos para que nasçam novos filhotes, sendo que esse ciclo tende a acontecer a cada 6 meses, já que ela bota ovos cerca de 2 vezes ao ano.

Portanto, agora que você já sabe como esse animal tende a se reproduzir, muito provavelmente ficou mais simples estudar sobre ele, não é mesmo? Já que agora é possível visualizar todo o processo de uma maneira geral.

Logo, vamos ver então algumas outras informações que você provavelmente ainda não sabe sobre o ciclo de vida das lagartixas.

Ciclo De Vida: O Ovo Da Lagartixa

Ovo Da Lagartixa
Ovo Da Lagartixa

Como você já sabe a lagartixa é um animal que põe ovos, e é exatamente por isso que na verdade ela não possui um processo de gestação, já que o ovo tende a ficar fora do corpo do animal assim que ele acaba de ser formado, e por isso ele se desenvolve de maneira externa.

Porém, podemos dizer que há sim um período de espera para que o ovo nasça, e no caso da lagartixa ele tende a variar de 42 dias a até 84 dias, já que o que irá definir o tempo de espera é justamente as condições em que o animal vive; ou seja, tanto as condições biológicas quanto as do próprio corpo dele.

Além disso, não há um local definido para que esse ovo fique, já que geralmente ele pode ser encontrado em dois locais: em matas ou em casas.

No caso das matas, na grande maioria das vezes o ovo fica localizado em cascas de diversas espécies de árvores e até mesmo na terra, já que tudo irá depender do local em que ele foi botado.

Já nas casas, ele pode ficar em locais com bastante umidade, o que pode incluir por exemplo frestas ao longo de toda a residência e também locais com muitos objetos acumulados.

Portanto, agora você já sabe exatamente onde pode encontrar ovos de lagartixa e também quanto tempo eles demoram para que a lagartixa esteja pronta para sair.

Quantos Anos as Lagartixas Vivem?

A expectativa de vida de um animal nada mais é do que o estudo sobre quanto tempo ele tende a viver desde o momento do seu nascimento, e esses dados são extremamente importantes para o estudo sobre hábitos de animais e até mesmo sobre a reprodução dos seres vivos.

No caso, podemos esperar que a lagartixa tenha uma expectativa de vida muito baixa por conta do seu tamanho, já que isso é o que se espera de todos os animais pequenos.

Porém, a grande verdade é que ela pode ser considerada um animal bem resistente, e por esse motivo principalmente podemos afirmar que a lagartixa costuma viver por bastante tempo, chegando a ter uma expectativa de vida de até 8 anos.

Filhote de Lagartixa
Filhote de Lagartixa

Logo, as lagartixas tendem a realmente viver até 8 anos de idade de maneira natural, pois algumas podem acabar morrendo antes por conta da interferência humana que acaba matando alguns animais que são considerados nojentos pelas pessoas, como é justamente o caso da lagartixa.

Assim, agora que já vimos mais informações sobre o ciclo de vida desse animal vamos estudar algumas curiosidades relevante que você muito provavelmente ainda não sabe sobre a espécie.

Curiosidades Sobre as Lagartixas

As curiosidades são essenciais para que você consiga aprender mais sobre as lagartixas e também para que entenda como esse animal funciona em todos os aspectos, por isso vamos listar algumas agora.

  • As lagartixas possuem a visão muito boa durante períodos noturnos, o que as ajuda na hora de se movimentar e conseguir presas;
  • Esse é um animal que ajuda na limpeza de ambientes, já que ela costuma se alimentar de diversos insetos indesejados por conta de seu pequeno tamanho;
  • A lagartixa consegue andar em locais considerados “estranhos” porque as cerdas encontradas nas suas patas fazem com que exista uma espécie de atração entre ela e a parede;
  • Esse animal possui diferentes cores de acordo com o seu habitat, o que é algo a ser estudado;
  • Ao contrário do que muitas pessoas pensam, as lagartixas não transmitem nenhum tipo de doença ao ser humano e a nenhum outro animal.

Logo, essas são curiosidades realmente interessantes que você pode ter em mente com relação às lagartixas!

Quer aprender mais sobre outros seres vivos de maneira geral? Leia também: Ciclo de Vida da Ariranha – Quantos Anos Elas Vivem?

Veja também

Como é a Divisão do Corpo da Borboleta?

A borboleta está entre os animais mais belos de toda a natureza. Isso se deve …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *