Home / Animais / Como Cuidar de Uma Lagartixa Machucada?

Como Cuidar de Uma Lagartixa Machucada?

Cuidar de uma lagartixa não é um trabalho fácil, exige foco e determinação, apesar de ser bem gratificante. Algumas dicas caso seu animal esteja ferido. Lagartixas são lagartos do tamanho de uma mão e uma grande história. Segundo a Lagartopedia, existem cerca de 1.500 espécies de lagartixas que ocupam diferentes nichos ambientais, um testemunho de sua adaptabilidade. Destes, aqueles que geralmente são mantidos como animais de estimação incluem a lagartixa-leopardo, a lagartixa-de-crista e a lagartixa-africana-de-cauda-gorda. Essas espécies geralmente têm os mesmos requisitos de cuidados e a reputação de serem amigáveis, o que as torna ideais para iniciantes.
As lagartixas vivem de 15 a 20 anos. Venha, uma diferença do hamster humilde, sua lagartixa estará presente por um longo tempo.

Alojamento

As lagartixas também são noturnas, por isso é essencial fornecer uma lâmpada UVB (como é para outros retículos). No entanto, as lagartixas são de sangue frio e precisam do fornecimento de uma fonte de calor constante. As lagartixas são insetívoras e se alimentam de grilos, vermes de cera e vermes de farinha polvilhados com um suplemento de cálcio. Eles devem ter água, não tanto para beber, mas para umidificar o ar.

Um Pouco Sobre

As lagartixas desfrutam de uma condução suave e são caminhantes mais tranquilos do que corredores, o que os torna menos propensos a se jogar e se perder. Prepare-se para a lagartixa para se livrar da sua pele, o que às vezes faz com que pareça bem engraçado. A chave do sucesso na criação de lagartixas é cuidar dos detalhes que fazem a diferença entre uma lagartixa doentia e uma lagartixa feliz, saudável e próspera.

Além da comida, você terá que considerar onde sua lagartixa viverá. Você precisará de um tanque que forneça muito espaço para a sua lagartixa à medida que ela cresce. Lagartixas podem crescer até 25 centímetros de comprimento, e algumas espécies chegam a 50 centímetros! Então você precisará de um tanque grande o suficiente para acomodar confortavelmente sua lagartixa. Para lagartixas adultas, é recomendado um tanque de 20 galões, mas se você mantiver várias lagartixas em um único tanque, deverá obter um tanque maior que esse.

Lagartixas gostam de subir. Em seu habitat natural, eles passam a maior parte do tempo nas árvores, caçando os insetos que compõem sua dieta. Portanto, seu tanque precisará replicar esse ambiente o máximo possível. Verifique se o seu tanque de lagartixa tem plantas e galhos que ele pode escalar, e também alguns esconderijos. Um meio tronco é ideal para esse fim, já que sua lagartixa pode se refugiar embaixo dele quando se sente vulnerável.

Você terá que alinhar seu tanque com um substrato; Casca de orquídea ou casca de coco funcionam melhor para isso. Eles ajudam a reter a umidade no tanque e não danificam a lagartixa se você comer acidentalmente alguns deles. Além disso, o tanque de lagartixas do seu animal de estimação precisará de uma tampa bem ajustada. Lagartixas podem ser surpreendentemente fortes, e você não quer que seu animal de estimação escape e possivelmente se machuque.

A temperatura também é um fator crítico no tratamento de lagartixas. Esses animais tropicais precisam de calor para sobreviver porque, diferentemente dos humanos, os répteis não podem regular a temperatura do corpo. Você terá que manter o tanque na faixa de 22-32 graus Celsius, ou 70-90 Fahrenheit em todos os momentos. Ao contrário de outros tipos de lagarto, as lagartixas não precisam de iluminação UV especial; Uma lâmpada incandescente regular pode fornecer o calor e a luz de que precisam. Mas certifique-se de que a lâmpada esteja desligada de forma a impedir que a lagartixa suba e toque sua superfície, pois isso pode danificá-la.

Lagartixa Machucada
Lagartixa Machucada

Lembre-se de que as lagartixas são noturnas; portanto, não é recomendável manter uma lâmpada incandescente acesa no tanque dia e noite. Para aquecer o tanque à noite, é melhor usar uma lâmpada de réptil noturna ou um elemento de aquecimento de cerâmica. Dessa forma, você pode manter o aquecido sem alterar os ritmos naturais de descanso e atividade da lagartixa.

Além disso, devido ao seu habitat natural em climas tropicais, as lagartixas precisam de umidade muito alta. Você terá que manter o tanque em torno de 70% de umidade relativa e de forma alguma permitir que ele caia abaixo de 50%. Isso pode ser feito de maneira fácil e barata com um frasco de spray cheio de água, que pode ser usado para pulverizar periodicamente o interior do tanque. Também existem sistemas de nebulização eletrônicos que você pode comprar que automatizarão o processo e o tornarão mais fácil e confiável.

Instruções

1. Examine a ferida em sua lagartixa. Verifique se há algum resíduo dentro da ferida. Se a ferida foi causada por outra lagartixa, separe-as imediatamente.

2. Remova qualquer resíduo da ferida suavemente com uma pinça. Cuidado para não pressionar a ferida, pois ela pode danificar ainda mais o lagarto.

3. Encha um recipiente pequeno cerca de 1/5 do caminho completamente com água morna e coloque sua lagartixa no recipiente. Ele não deve estar submerso; Apenas seus pés e pernas devem estar na água. Use a mão ou um copo pequeno para derramar delicadamente a água sobre a ferida para limpá-la.

4. Seque sua lagartixa e sua ferida com um pano ou toalha sem fiapos. Ele com tapinhas suaves. Não esfregue a área infectada.

5. Esprema um pouco de pomada A&D em um cotonete. Esfregue suavemente a pomada sobre a ferida. Se a ferida sangrar, coloque um pequeno pedaço de gaze sobre a ferida, a fim de proteger ainda mais e interromper o sangramento.

6. Mova sua lagartixa para um local mais confortável. Se você estiver usando areia como substrato, rasgue as toalhas de papel e use-as como roupas de cama. A areia pode penetrar na ferida, causando mais estresse para a lagartixa e possivelmente infecção. mantenha-o longe de outros lagartos e até de grilos, pois eles podem morder a ferida.

7. Marque uma consulta para a sua lagartixa no consultório veterinário exótico local. Ele precisará ser examinado por um profissional para saber se a ferida é grave ou infectada ou não. Antibióticos podem ser prescritos para ele.

Dicas e Avisos

Limpe a ferida da sua lagartixa por dia com água morna e troque a gaze o mais rápido possível.
Não manipule muito a lagartixa quando ele estiver ferido, pois isso pode estressar. Tente mantê-lo no mínimo, mantendo-o apenas quando a ferida estiver sendo limpa. Se sua lagartixa estiver respirando hesitante, agindo de forma estranha (letargia, perda de apetite) ou aparentemente em choque, leve-o imediatamente a um veterinário de emergência.

Uma lagartixa fria não pode digerir os alimentos, por isso é vital manter a temperatura certa, dia e noite. Um termômetro essencial para que você possa verificar o habitat da sua lagartixa regularmente. Por exemplo, a primavera é de cerca de 21 ° C / 70 ° F, subindo para 26,5 ° C a 29 ° C durante 80 dias. Você pode atingir a temperatura ideal com uma lente de vidro preto ou um sinal vermelho colocado em um termostato. Além disso, a lagartixa precisa de um local mais quente para se bronzear durante a visita, definida entre 31 ° C e 32 ° C a 88 ° F a 90 ° F. O objetivo é criar um gradiente de temperatura no aquário por água. regule o calor do seu corpo para passar de um local mais frio para um mais quente ou vice-versa.

Gostou do nosso artigo? Possui alguma dúvida ou dica? Deixe um comentário para nós!

Veja também

Como é a Divisão do Corpo da Borboleta?

A borboleta está entre os animais mais belos de toda a natureza. Isso se deve …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *