Home / Animais / Maior Javali do Brasil

Maior Javali do Brasil

Apesar de não parecer muito na maioria das cidades, javalis são animais bem conhecidos aqui no Brasil. Um dos lugares que a maioria das pessoas pode reconhecer um deles é na animação da Disney ‘Rei Leão’, em que um dos personagens, Pumba, é um javali. Nesse filme, ele conta de como ele sofre piadas e todos ficam desconfortáveis perto dele.

Isso realmente acontece, devido ao seu grande sistema de defesa, o que acaba gerando um cheio não muito agradável. Mesmo assim, no filme ele parece ser um animal bem simpático, certo? Na realidade, não é bem assim. O Brasil, assim como outros países tem sofrido bastante em relação ao comportamento dos javalis.

No país, foram encontrados algumas poucas espécies diferentes desse animal, sendo elas que variam muito de tamanho. Mas, em alguns anos, foram encontrados javalis gigantescos, que mudaram totalmente a forma da gente vê-los. Por isso, no post de hoje iremos falar um pouco mais sobre esse animal, e sobre o maior javali encontrado em terras brasileiras.

Os Javalis

Os javalis, com seu nome científico que é Sus scrofa, também são chamados de porco-bravo e javardo. Além de várias outras determinações que se iniciam com porco, especialmente por serem parecidos com esse outro animal. Existem, até agora, um total de 12 espécies e outras respectivas espécies de javalis, sendo as mais conhecidas o javali europeu e o porco-doméstico.

Sua origem é bem ampla, veio da Europa, Ásia, Ilhas Sonda e da parte norte da África. Seu nome tem como origem o árabe, e significa literalmente porco do mato, ou montanhês. Após muito tempo, considerado biologicamente recentemente, foram introduzidos propositalmente nas Américas e também na Oceania.

Importante são suas características físicas para sabermos exatamente o que é um javali. Uma coisa importante a ser levada em conta é que o lugar em que esse animal habita, atua diretamente em relação ao seu peso e comprimento. Logo, se um javali mora em lugares mais áridos, com escassez de alimentos e água, eles tendem a ser bem menores que outros que possuem uma condição ambiental mais favorável.

Mesmo os menores, são considerados animais de grande dimensão. Os machos são maiores que as fêmeas, podendo passar dos 1,80 metros de comprimento e chegar a 350 quilogramas de peso. As fêmeas raramente passam de 250 quilogramas, mas também pode se achar maiores javalinas. Outra diferença entre o macho e a fêmea, é que os machos costumam ter caninos maiores e mais fortes.

Além dos dentes resistentes, eles também possuem muitos músculos na área do pescoço. Isso permite que eles tenham força suficiente para cavar buracos no solo em qualquer lugar, além de levantar pedras que pesam até 50 quilogramas. Mesmo tendo um peso consideravelmente alto, eles conseguem se locomover em aproximadamente 40 km/h.

Com um corpo peludo, robusto e com patas curtas, ele tem uma leve semelhança aos porcos, sendo bem mais grotesco. A cor desse pelo varia entre vermelho escuro e castanho escuro nos adultos, enquanto que os filhotes tendem a ter cor de terra clara e estarem cheias de listas negras, o que ajuda na camuflagem.

Gostam de viver em bosques onde tenha bastante vegetação, que utilizam para se esconder. Seu principal predador é o lobo, e na natureza, sua expectativa de vida é bem baixa para alguém de seu tamanho. Normalmente entre 2 a 10 anos, raramente passando disso.

Dentes de Javali
Dentes de Javali

Maior Javali do Brasil

Aqui no Brasil, só existe em grande quantidade o javali europeu, esse variando de região para região quanto ao seu tamanho. E é dessa espécie em que o maior javali relatado por aqui foi encontrado e morto durante uma caça. A maioria dos maiores já mortos e encontrados, são através da caça que é liberada na maioria dos países pelo mundo em que sofrem com eles.

Enquanto isso, no mundo, o maior javali já encontrado é da espécie Sus Scroffa Attila (javali dos cárpatos), que é o maior terror dos camponeses, pelo mesmo motivo que causa tanto alvoroço aqui no Brasil: a destruição de lugares com agricultura sendo realizada.

A Crise dos Javalis

No século XX, os javalis, mais especificamente o javali-europeu, foi introduzido na América do Sul, nos países da Argentina e Uruguai. O motivo era simples: criação. Depois de muito tempo, em 1990, trouxeram em enorme escala, os javalis para o Brasil, que ingressaram pela fronteira do Rio Grande do Sul.

O problema é que essa população acabou aumentando de forma completamente descontrolada e causou um impacto gigantesco. Eles são considerados como praga, já que eles entram em propriedades que existe agricultura e destroem causando um grande prejuízo para os agricultores.

Isso fez com que a caça passasse a acontecer com maior frequência, além de armadilhas sendo preparadas. No Brasil, a caça desse animal é liberada exatamente por esse motivo, desde que você tenha a permissão do IBAMA. Apesar de ser liberada, existe muito debate em relação essa decisão, já que a caça aos animais é sempre algo muito cruel.

Ainda não se sabe exatamente qual a melhor forma de arrumar esse problema que os javalis causam, mas a maioria acredita que a caça não é o melhor caminho. Por não ser nem 100% eficiente e por representar tamanho sofrimento aos animais, que não tem muita culpa de estarem fazendo o que fazem.

Esperamos que o post tenha te ensinado um pouco mais sobre esse animal e seu impacto no Brasil. Não esqueça de comentar o que achou e deixar suas dúvidas, ficaremos felizes em responde-las. Leia também mais posts sobre javalis e outros assuntos da biologia aqui no site!

Veja também

Tipos De Abelhas Sem Ferrão

Você possui algum tipo de alergia? É provável que você possua pelo menos uma, mesmo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *