Home / Animais / Alimentos Ricos em Cálcio para Galinhas: Quais São Recomendados?

Alimentos Ricos em Cálcio para Galinhas: Quais São Recomendados?

Criar galinhas é uma atividade que está se tornando cada vez mais comum no Brasil dos dias atuais, principalmente porque as pessoas veem nisso a possibilidade de ganhar dinheiro por meio dos ovos e até mesmo da carne do animal, já que ambos podem ser vendidos de maneira bem simples desde que a galinha seja bem cuidada.

Por esse motivo, o número de dúvidas com relação a como criar galinhas também aumentou muito, o que é completamente compreensível; e uma das maiores dúvidas das pessoas é com relação a como alimentar esse animal, já que ela pode ser um pouco complicada quando o assunto é alimentação.

Por isso, se você tem dúvidas sobre esse assunto continue lendo o artigo para entender bem como ocorre a alimentação das galinhas, o que a falta de cálcio causa nelas, quais são os alimentos ricos em cálcio existentes e muito mais!

Falta de Cálcio nas Galinhas

O cálcio é um componente extremamente importante para os seres vivos. Nos seres humanos, a falta dele causa osteoporose e muitos outros problemas ósseos que afetam diretamente a locomoção. Nas galinhas, a falta de cálcio faz com que elas comam os próprios ovos, dando prejuízo aos criadores e também prejudicando sua saúde.

Além disso, galinhas que não consomem cálcio nos níveis desejados costumam botar ovos extremamente frágeis e de casca bem fina, o que também é um problema para os avicultores, já que esses ovos tendem a quebrar com uma facilidade extrema.

A verdade é que a falta de cálcio na alimentação das galinhas pode ser facilmente resolvida com os alimentos e a suplementação corretas sem que o avicultor gaste muito dinheiro. Com certeza isso será melhor para todos: as galinhas ficarão mais saudáveis e consequentemente a produção de ovos será de melhor qualidade, gerando também mais lucro para o produtor.

Portanto, vemos ver agora um pouco mais sobre os alimentos ricos em cálcio existentes para as galinhas atualmente no mercado.

Alimentos Ricos em Cálcio

A verdade é que ter uma dieta equilibrada e com todos os nutrientes é essencial para a saúde não apenas da galinha, mas de qualquer animal, desde os que vivem em cativeiro até os que estão soltos na natureza.

No caso de uma alimentação deficiente, fica claro que qualquer animal sofrerá consequências e também ficará com a saúde bem debilitada.

Atualmente existem diversos alimentos ricos em cálcio no mercado, mas a verdade é que a ração já é um excelente começo para que suas galinhas comam bem e sejam saudáveis. Porém, é importante estar atento ao tipo de ração que está sendo utilizada.

Portanto, vamos ver agora um pouco mais sobre a ração que precisa ser utilizada e também exemplos de alimentos ricos em cálcio que servirão para melhorar a saúde da sua galinha que está com deficiência de cálcio no corpo.

Ração

A ração é um alimento feito especialmente para o animal e por isso ela possui exatamente o que ele precisa para ficar saudável, por isso com certeza essa é a melhor saída para que sua galinha esteja sempre bem alimentada, com a saúde em dia e com nenhum nutriente faltando em seu corpo.

Porém, nem todo mundo sabe escolher a ração correta e esse é um dos principais fatores que fazem com que a galinha não fique saudável mesmo comendo apenas ração todos os dias.

Por isso, vamos te mostrar agora alguns pontos aos quais você precisa se atentar na hora de escolher a ração; assim você saberá que aquele produto possui tudo o que sua galinha precisa.

Ração para Galinhas
  • Peso

O peso é uma das coisas que mais devem ser levadas em conta na hora de comprar uma ração. Isso porque comprando a ração para o peso errado você estará dando mais nutrientes ou menos nutrientes do que a galinha precisa, e isso não é bom em nenhum dos dois casos.

  • Raça

Obviamente cada raça de galinha possui necessidades nutricionais e físicas diferentes, e por isso é importante que você compre a ração específica para a raça de galinha que você possui, assim ela terá tudo o que precisa.

  • Idade

Por fim, cada idade de animal necessita de coisas diferentes também, e por isso é importante que você leve a idade em conta na hora de comprar a ração correta.

Portanto, lembre-se de sempre levar esses 3 pontos em consideração na hora de comprar sua ração, isso com certeza já irá melhorar muito a saúde de suas galinhas.

Farinha de Osso

Caso você já tenha feito tudo isso, ou seja, comprado a ração seguindo todos os pontos anteriores, é importante prestar atenção também na qualidade dela. Garanta que além de todos esses pontos a ração tenha uma qualidade boa.

Se mesmo assim sua galinha continua com deficiência de cálcio, vale a pena suplementar a alimentação com alimentos ricos em cálcio. Porém, é importante perceber uma coisa: você deve suplementar a alimentação, e jamais substituir a ração por outros alimentos, já que a ração possui muitos outros nutrientes além do cálcio.

Nesse caso, um excelente exemplo de alimento rico em cálcio que pode ser colocado na ração para suplementar a alimentação da sua galinha é a farinha de osso. Ela nada mais é do que ossos que se tornaram farinha, e como no nosso corpo o cálcio está localizado nos ossos, a farinha de osso é extremamente rica em cálcio.

Esse alimento pode ser facilmente encontrado em casas de avicultura ou casas de produtos animais em geral por todo o país, e por isso vale a pena comprá-lo para colocar na ração de suas galinhas.

Portanto, com certeza com a junção de uma ração adequada e um alimento rico em cálcio (como a farinha de osso) sua farinha não terá mais deficiência de cálcio no corpo e também não terá problemas de saúde.

Quer saber um pouco mais sobre outras espécies de galinha e não sabe onde procurar textos de alta qualidades? Sem problemas, temos o texto certo para você! Leia também em nosso site: Galinha Siciliana – Características, Ovos, Preço, Como Criar e Fotos

Veja também

Besouro Serra Pau: Características, Nome Cientifico E Fotos

O besouro serra pau pertence a uma das maiores famílias de besouro, com mais de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *