Home / Animais / O que Acontece se eu Comer uma Formiga? Ela Faz Mal?

O que Acontece se eu Comer uma Formiga? Ela Faz Mal?

Se você encontrasse uma barata no seu prato de comida ou em um pedaço de pão que você fosse comer, o que faria? Provavelmente você não conseguiria comer, não é mesmo?

Mas, e quando é um alimento com formigas, ou melhor, uma única formiguinha? Você para de comer ou continua devorando depois de tirar o bichinho?

Por mais que as formigas pareçam um ser inofensivo devido ao seu tamanho e, na maioria dos casos, em sua incapacidade de ferir e atacar, a verdade é você JAMAIS deveria comer um alimento com formigas ou um pedaço de qualquer coisa por onde elas tenham passado.

Vamos no texto de hoje deixar bem claro porque um alimento que tem formiga (ou várias delas) pode fazer muito mal à sua saúde.

Isso porque ela se trata de um inseto e pode ser bastante nociva para a saúde humana, segundo a Ciência.

Estudos científicos já mostraram que as formiguinhas, inofensivas e aparentemente frágeis, estão em qualquer lugar… em qualquer lugar mesmo!

Ao todo, acredita-se que elas somem uma comunidade de 1013 em todo o planeta, onde já vivem há mais de 100 milhões de anos, muito mais que nossa própria espécie. Ou seja, elas estão em todos os lugares mesmo!

Formiga Transmissora

Então, além de estarem em sua cozinha, no seu jardim, tomando conta as migalhas que caem no chão e perturbando sua vida de inúmeras formas, as formigas estão também nas fezes, nas feridas, em animais em decomposição e, claro, no lixo.

Aliás, pare pra pensar: quando uma barata morre, se ninguém tira ela dali, quem decompõe a barata? Isso mesmo, as formigas!

Logo, quando você come um alimento com formigas, você está comendo também inúmeros micro-organismos patogênicos, como vírus, bactérias e fungos.

Formigas Transmitem Doenças

Médicos em todo o mundo apontam que as formigas são verdadeiros agentes transmissores de doenças infecciosas, como gripe, tuberculose, verminoses, intoxicações alimentares, vômito, diarreia e até mesmo a lepra. Tenso, não?

Conforme estudo publicado na Revista de Saúde e Biologia (SaBios), todo esse potencial destruidor das formigas está nas patas.

Pelo menos foi isso que a pesquisa identificou em formigas analisadas em ambientes hospitalares, em que foram identificados pelo menos 7 tipos de patogênicos diferentes nas patas dos insetos.

Aliás, conforme um outro estudo publicado pela Neotropical Entomology, podem ser essas formigas – que estão sobre suas frutas ou no seu armário de mantimentos -, as grandes responsáveis por rejeições, irritações, lesões na pele e vários outros “incômodos” presentes nos hospitais.

Elas podem interferir até mesmo em resultados laboratoriais, caso passem nas lâminas de vidro, onde são colocadas gotas de sangue para análise.

Formigas x Baratas

E, voltando ao começo da matéria, quando comparamos baratas nos alimentos e formigas nos alimentos, fique sabendo que a formiguinha que você ignora pode ser muito pior que a feiosa barata.

Até porque, como já foi dito, são as próprias formigas que dão fim (comendo, literalmente), o corpinho sem vida de muitas baratas encontradas mortas por aí. Já tinha pensado nisso?

Mas vamos falar mais sobre as doenças que as formigas transmitem.

As pesquisas já demonstraram que as Formigas são capazes de carregar e transportar em seus corpos e nas suas patas os seguintes microrganismos transmissores de doenças infecciosas: 

  • Bacillus cereus, Shigella flexneri;
Bacillus cereus
  • Escherichia coli enteropatogênica;
Escherichia Coli Enteropatogênica
  • Staphylococcus coagulase;
Staphylococcus Coagulase
  • Klebsiella pneumoniae;
Klebsiella Pneumoniae
  • Citrobacter;
Citrobacter
  • Proteus escherichia coli;
Proteus Escherichia Coli
  • Serratia liquifasciens;
Serratia Liquifasciens
  • Serratia marcescens;
Serratia Marcescens
  • Citrobater freundii;
Citrobater Freundii
  • Klebsiella ozaennae;
Klebsiella Ozaennae
  • Enterobacter aerogenes;
Enterobacter Aerogenes
  • Enterobacter Agglomerans;
Enterobacter Agglomerans
  • Proteus mirabilis;
Proteus Mirabilis
  • Staphylococcus saprophyticus;
Staphylococcus Saprophyticus
  • Staphylococcus epidermiditis;
Staphylococcus Epidermiditis
  • Yersinia pseudotuberculosis;
Yersinia Pseudotuberculosis
  • Yersina pestis.
Yersina Pestis

Devemos ter ainda muito cuidado com as Formigas, especialmente aquelas que vivem no âmbito doméstico, na nossa casa, na cozinha, no banheiro, em todos os lugares. Elas são minúsculas.

As Formigas não são nem brasileiras. A sua maioria são espécies que vieram de outros lugares do mundo para o Brasil e aqui as Formigas se adaptaram muito bem à forma de viver do brasileiro e às suas estruturas de concreto.

Lembre-se da última vez que você matou uma barata. Se ela não foi imediatamente recolhida e jogada no lixo, quem poderia ter feito esse serviço por você?

Exatamente elas: as formigas. “Se uma barata morta deixada no chão da cozinha desaparece de um dia para o outro, ela provavelmente foi levada por formigas. Isso mostra que formigas são insetos muito perigosos”, afirma o biomédico Roberto Martins Figueiredo.

Ele alerta que apesar de serem consideradas inofensivas por muita gente, a rota das formigas em busca de alimento inclui os destinos mais excêntricos, como fezes, feridas, escarros, lixeiras e animais mortos.

Ao passar por estes lugares, elas carregam consigo os mais diferentes tipos de micro-organismos nocivos, principalmente bactérias, fungos e vírus. “Por isso, formigas são consideradas um vetor de quase todas as doenças infecciosas”, reforça o biomédico.

O cuidado com estes insetos durante a Primavera e Verão deve ser dobrado, já que algumas espécies chegam ao auge da reprodução neste período.

Nos dias mais quentes, as infestações de formigas são maiores. Por isso muita gente tem a impressão de que suas casas são invadidas por formigas nessa época do ano.

Prevenção de Doenças

Para evitar o risco de intoxicação alimentar, vômito, diarreia e outras doenças é preciso ter atenção no manejo com os alimentos.

Formigas presentes em biscoitos e bolos, por exemplo, podem ter tido contato com saliva ou ferida infectadas, o que pode causar tuberculose e lepra.

Consumir alimentos que tiveram contato com formigas, portanto, é uma atitude arriscada. Veja abaixo, algumas dicas que ajudam a prevenir o problema:

  • Manter a cozinha sempre limpa;
  • Aplicar com uma seringa, água com detergente nos buracos onde as formigas saem;
  • Tampar as frestas com sabão em barra;
  • Pendurar galhos secos de arruda nos armários;
  • Casca de limão ou cravo embebido em álcool afastam as formigas do açucareiro;
  • Borrifar água com cravo-da-índia nos ambientes com foco de infestação;
  • Se a infestação for séria, entrar em contato com um especialista em desinsetização.

Conclusão: Viu formiga no alimento? Ou o que você ia comer está cheio de formigas? Primeira atitude: limpe tudo, jogue esses alimentos fora e considere ações para eliminar as formigas desse local.

E só pra reforçar: não coma uma formiga nem nada que tenha formigas. Simples assim.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *