Home / Animais / Tempo de Vida do Urso e Ciclo de Vida de Cada Espécie

Tempo de Vida do Urso e Ciclo de Vida de Cada Espécie

Caro leitor, imagine um urso preso, pra sempre, num espaço que mal caberia um ser humano, agora imagine, que pra piorar, esta gaiola não recebe os necessários cuidados higiênicos. Esta é a situação em que vivem muitos ursos asiáticos mantidos em cárcere, pasmem!!! Para a cruel e dolorosa retirada de sua bílis, com a qual se produz um medicamento popular no Oriente. Trata-se de um procedimento cruel e desnecessário, pois existem várias alternativas sintéticas ou fitoterápicas disponíveis no mercado. Revoltante!!!

Mas vamos ao nosso assunto, afinal esta desumanidade não é parte nem do tempo, nem do ciclo de vida dos ursos.

Tempo de Vida do Urso e Ciclo de Vida de Cada Espécie

Urso Polar (Ursus maritimus)

O casalzinho a partir dos quatro anos de idade, no caso das fêmeas e a partir dos cinco anos no caso dos machos,  começam a namorar durante a estação das flores. Depois de fertilizadas as fêmeas geram seus filhotes durante 30 semanas, em média, de acordo com as condições ambientais. A gestação costuma produzir no máximo três filhotes de mais ou menos 600 gr. cegos, banguelos, pelados e friorentos, por isso a fêmea cava uma toca para mante-los protegidos e aquecidos.

O índice de mortalidade dos jovens ursos polares é de 30%, ao passo que de adultos é de 16%. Após nascerem e até seu quarto mês vão continuar dependentes dos cuidados de sua mãe, que vai permanecer em jejum todo este período, protegendo e alimentando sua prole. Daí até seu segundo aniversário o pequeno urso se manterá sob a proteção da mãe, aprendendo a caçar, se limpar e sobreviver. Sua expectativa de vida é de aproximadamente 30 anos.

Urso Pardo (Ursus arctos)

Os jovens desta espécie também atingem a maturidade sexual entre os três e seis anos. O macho se aproxima de uma fêmea receptiva, denunciada pelo estro e acasalam diversas vezes trocando de parceiros. Durante a cópula, o báculo (osso interno do pênis dos ursos) estimula a  fêmea a ovular continuamente, garantindo a fecundação.

Dependendo da espécie a gestação varia de 90 a 266 dias, pois as fêmeas, num processo chamado implantação tardia, suspende o desenvolvimento do feto, enquanto acumula energias e reativam a gravidez quando finalmente se estabelecem num local seguro e protegido onde possa hibernar.

Produzem entre um e quatro filhotes, que nascem com menos de 1 kg., de olhos e ouvidos fechados e sem pelos. Permanecem em tocas ou outros esconderijos naturais e utilizam as reservas energéticas da mãe, para a produção de leite. São desmamados entre o terceiro e o nono mês e até completar dois anos permanecem sob os cuidados da mãe, aprendendo noções de caça e sobrevivência. Na fase adulta adotam hábitos solitários, se encontrando com adultos apenas para se acasalar. Sua expectativa de vida em estado selvagem é de 34 anos, segundo algumas fontes.

Urso de Óculos (Tremarctos ornatus)

São raras as fontes de informação sobre o comportamento deste urso em estado selvagem. É um animal de hábitos completamente adaptados a vida nas florestas, que em todo o mundo estão sendo derrubadas. Em cativeiro observou-se que o período mais frequente de acasalamento coincide com a época de amadurecimento das frutas e estação das chuvas, entre abril e junho, embora possa acontecer em qualquer época do ano.

Os filhotes são gerados por seis a sete meses, produzindo em geral, três crias pesando umas 300 gr., que permanecem sendo amamentados até o terceiro mês. A partir desta idade, iniciam a digestão de alimentos sólidos, gradativamente até o sexto mês, quando passam a acompanhar a mãe em suas incursões. Sua expectativa de vida gira em torno dos 30 anos.

Urso Panda (Ailuropoda melanoleuca)

O comportamento do urso panda em relação ao acasalamento é bem curiosa. Em cativeiro é quase impossível e na natureza é bem raro. Pra começar, o urso panda torna-se maduro sexualmente, somente após os seis anos de idade. O ciclo estral das fêmeas dura menos de três dias, e os machos são “desanimadão”. Então, caro leitor, junte um passado de caça indiscriminada, a destruição das florestas e essa baixíssima taxa de natalidade, resultado esse ursinho encantador está praticamente extinto segundo critérios zoológicos.

Como observado em zoológicos e centros de pesquisa e preservação, que lutam pela  conservação da espécie, os bichinhos nascem iguais a um ratinho de 200 gr., após uma longa gestação de sete a nove meses, que costuma gerar apenas um filhote. Caso sobreviva vai acasalar aos seis anos, se fecundar a fêmea no seu curto período, se marcar bobeira vai esperar mais um ano e por ai vai…tá ruim pro panda! Expectativa de vida de 20 anos em estado natural.

Urso Negro Americano (Ursus americanus)

O urso negro americano compartilha das mesmas características do urso pardo, como veremos: Maturidade sexual entre 3 a 6 anos; Gestação de 7 meses (implantação tardia para que os filhotes nasçam no outono); Ninhada um ou dois filhotes, totalmente fragilizados; amamentação de oito meses, seguida de treinamentos até os dois anos; independência e solidão até o período de acasalamento. Expectativa de vida além dos trinta anos.

Urso Negro Asiático (Ursus thibetanus)

Sua situação, é semelhante a do urso de óculos, quanto a escassez de informações, de sua vida na natureza. Compartilham do padrão promíscuo dos ursos pardos, entretanto a prioridade de acasalamento obedece a uma hierarquia, primeiro os mais velhos e vigorosos, os jovens raramente conseguem acasalar-se. O calendário e as características que compreende seu ciclo de vida do seu período embrionário até a fase adulta é semelhante a do urso pardo.

Urso Malaio (Helarctos malayanus)

Atingem a maturidade sexual entre 3 e 4 anos. Sua gestação é de 96 dias, e tem uma cria por ano de 400 gr. de peso, totalmente vulnerável e dependente até completar 18 meses.Sua expectativa de vida é de quase 30 anos.

Urso Beiçudo (Melursus ursinus)

Tudo que se sabe sobre o urso beiçudo, é resultado de observações, feitas em cativeiro. Sabe-se que sua maturidade sexual, dá-se após os três anos de idade. O período de gestação dura entre 174 e 240 dias, gerando um a dois filhotes,  que nascem de olhos fechados, sem pelos e desamparados, com cerca de 300 gr. que vão depender da mãe, até tornarem-se adultos. Sua expectativa de vida, também, é de 30 anos

Caso deseje mais informações sobre os ursos, ou compartilhar conosco mais conteúdo sobre este tema, utilize o espaço reservado a comentários.

by [email protected]

Veja também

Lista de Raças de Galinhas Gigantes Com Nome e Fotos

Se referir a galinhas gigantes relativiza muito a interpretação. Há raças que são tão fofas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *