Home / Animais / Asno Catalão: Características, Nome Científico e Fotos

Asno Catalão: Características, Nome Científico e Fotos

O asno catalão (equus asinus) é considerado o símbolo nacional não oficial da Catalunha, que compete com o enorme touro espanhol. No touro, os catalães veem um símbolo concentrado do poder da Espanha, enquanto o burro, como um símbolo pacífico, mas de força de vontade, é mais um reflexo de sua própria disposição. Isso simboliza a independência desejada dos catalães e incorpora duas características catalãs paralelas primordiais: força de vontade e ambição.

A chave para esse sucesso parece ser a afinidade que muitos catalães têm com o burro e suas qualidades positivas. Eles vêem isso como teimoso, trabalhador, silenciosamente inteligente e capaz de suportar condições difíceis e sobreviver a grandes dificuldades – características que muitos catalães associam à sua identidade nacional.

População do Asno Catalão

Da obscuridade virtual, este animal dócil, mas enérgico, foi adotado nos últimos três anos como um símbolo da Catalunha, sua cultura e sua linguagem. No entanto, sua recente popularidade e a forte reação provocada por muitos catalães se perguntados como eles se sentem em relação aos burros de olhos úmidos tornam difícil acreditar que há 25 anos seus números haviam caído para apenas 10.

O número é ainda mais impressionante quando comparado ao final do século XIX, quando havia mais de 50.000 indivíduos na Catalunha. Ainda hoje, eles ainda estão em extinção, restando apenas cerca de 400 burros catalães na região.

Asno Catalão

Origem do Asno Catalão

Antes de seu recente momento de destaque, o burro desfrutava de uma longa história. Embora suas raízes mais antigas possam ser encontradas na Somália, a primeira evidência do burro catalão remonta a 1000 anos antes de Cristo. Inicialmente, era usado para transportar minerais e produtos das montanhas, depois para ajudar a cultivar a terra e limpar as florestas. Mas quando as máquinas começaram a assumir muitas dessas tarefas e os modos de vida tradicionais mudaram durante o século 20, o burro tornou-se obsoleto e seus números caíram.

A melhor aposta para o futuro do burro agora parece ser a criação de híbridos – há interesse em alguns países da América do Sul em que o burro ainda seja usado na terra e em empreendimentos turísticos, onde pode ser usado para trekking e buggy,  outros simplesmente acabariam sendo um ” animal de companhia “, mastigando a grama em fazendas nas montanhas onde seriam animais de estimação muito amados.

Características do Burro Catalão

Na realidade, o burro catalão é uma das raças de burros mais antigas e maiores. Ele tem suas origens  na Catalunha e nos Pirineus. Eles costumavam fazer parte da paisagem urbana com um rebanho de até 50.000 animais. Hoje existem apenas cerca de 500 animais de raça pura. O “Burro Català” ou “Ruc Català” atinge uma altura de ombro de até 1,65 metros e pesa entre 350 a 450 kg.  Ele é marrom escuro e tem barriga branca. Seu pelo é marrom-escuro a preto, com cabelos brilhantes (brancos) ao redor dos olhos, boca e estômago.

Antes, os burros catalães eram usados ​​para trabalhar na agricultura. Atualmente, devido à industrialização, essa corrida está ameaçada, porque cada vez mais máquinas são utilizadas na agricultura.O burro catalão é um dos burros mais altos do mundo. Ele tem uma estatura forte, mas dependendo da região e dos criadores, pode ser um animal delicado.

Asno Catalão Características

O burro catalão é considerado uma das melhores raças do mundo. Eles são muito apreciados por sua força e qualidades, não apenas na Catalônia, mas também no exterior, como França, Itália e América do Norte, onde foram exportadas no século XIX.  O asno  catalão um animal resistente ao frio e doenças, com manutenção e cuidados adequados, um asno catalão pode viver por mais de 40 anos.

Preservação do Burro Catalão

No início do século XXI, havia várias fundações que se preocupavam com a preservação do burro catalão, mas poucas pessoas sabiam sobre o risco em que a espécie estava. Em 2003, foi criado um design minimalista de um burro catalão. A intenção era se opor ao símbolo da Espanha, o touro espanhol, e promover uma campanha sobre proteção e recuperação das espécies.O design foi realmente popular. Originalmente, era apenas em adesivos, mas logo se espalhou e hoje em dia se tornou um símbolo da cultura catalã.

A Natureza dos Asnos

Os burros são por natureza animais de rebanho. Eles preferem ficar em grupos, mas um único burro pode realmente viver feliz com um grupo de cabras. Quando se trata de viajar em todos os terrenos, os burros são muito melhores que os cavalos. De fato, os burros são considerados animais de todo o terreno. Suas orelhas grandes também ajudam a manter o corpo fresco em condições quentes e áridas, mesmo em deserto.

Na natureza, um macho alfa sempre age como um líder diante de uma ameaça (como a de um predador atacando o rebanho). O líder permanecerá e enfrentará a ameaça, dando tempo suficiente para o restante do rebanho escapar em segurança. Ao contrário dos cavalos, os burros não costumam se assustar facilmente. Apesar de colocarem a segurança em primeiro lugar, eles ainda são bastante curiosos por natureza.  Burros podem ser usados ​​para proteger o gado contra coiotes e lobos . Eles atacam instintivamente, mordendo e chutando, e se tiverem a chance, eles até matam.

Os burros têm um sistema digestivo especial e muito eficiente, capaz de quebrar até a vegetação mais não comestível conhecida. Eles não apenas quebram a vegetação, podem até extrair a umidade de maneira muito eficiente dessas plantas e usar o mesmo para se manterem hidratados. O leite de um burro é mais parecido com o leite humano do que o leite de qualquer outra espécie.  “Pule”, o queijo mais caro do mundo, é realmente feito a partir do leite dos burros dos Balcãs.

Os burros podem ser bem treinados, no entanto, requer bastante paciência. Ações ou palavras que os ajudarão a perceber que os humanos pretendem protegê-los realmente ganharão sua confiança e, eventualmente, se prestarão ao treinamento.  Esses animais gostam de rolar no chão. Este é de fato o melhor passatempo deles.

Um asno é conhecido por nomes diferentes. Os nomes mais comuns são burro, mula e jumento.  No entanto, de todos esses nomes, asno é o nome mais cientificamente correto do equus asinus.  Burros geralmente se referem a animais selvagens. Mulas (híbridos de burro / cavalo) são estéreis. Duas instâncias de mulas que foram criadas foram confirmadas por testes de DNA que mostraram que a mula transmitia apenas os genes de seus machos. Isso significa que ela vai gerar uma mula se um burro a cobrir ou um cavalo se cruzar com um garanhão  e o híbrido resultante deve ser geneticamente estéril.

Veja também

Borboleta Junonia Evarete: Características, Habitat e Fotos

As borboletas são muito bonitas e fazem de qualquer lugar mais bonito, sendo muito usadas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *