Home / Animais / É Perigoso Cachorro Comer Lagartixa? Por que?

É Perigoso Cachorro Comer Lagartixa? Por que?

Os cães são seres incríveis e astuciosos que podem comer qualquer coisa, principalmente na ausência do dono. Então, o que fazer se o cachorro comer uma lagartixa? Aqui está nesse artigo o que fazer se o cachorro comeu uma lagartixa. E se ela pode ser considerada venenosa ou tóxica o que fazer para evitar que seu cão fique doente.

Se surgir uma lagartixa em frente aos olhos de seu cachorro, ele dará dicas muito visíveis de que está interessado, e se ele estiver interessado em maneiras que você considere desfavoráveis, será necessário desencorajar esse comportamento. Se você observar algum dos seguintes comportamentos, precisará trabalhar diligentemente com seu cão:

Olhando fixamente – seu cão pode encarar sua lagartixa intensamente, seguindo todos os seus movimentos no viveiro. Embora você ache esse comportamento engraçado, é importante distinguir entre o seu cão ser curioso e interessado em comer sua lagartixa de estimação. Como precaução, é melhor manter a lagartixa em algum lugar onde seu cão não possa vê-la ou alcançá-la.

Alerta – seu cão pode estar muito alerta sempre que olhar para sua lagartixa. Se o seu cão vê a lagartixa como uma ameaça, eles também começam a latir. Alguns cães podem até se tornar agressivos e rosnar.

Coçar – se você vir que seu cão está arranhando o viveiro ou tentando invadi-lo, encontre um local seguro para sua lagartixa que estará completamente fora de alcance.

Estimulação – se o seu cão estiver passeando sempre que você estiver perto da lagartixa ou segurando a lagartixa, eles podem estar super empolgados em ver e cheirar de perto, mas também podem tentar beliscar.

Cheirando – se o seu cão não tem nenhuma pista comportamental que possa indicar que deseja prejudicar sua lagartixa, você pode achar interessante a ideia de apresentá-las. Não leve a lagartixa ao seu cão para farejá-lo diretamente. O nariz do seu cão é sensível o suficiente. Deixe seu cão cheirar suas mãos depois de segurar a lagartixa. Apresente-os muito lentamente e mantenha sempre a situação sob controle.

Mais sinais a serem observados incluem: Agachamento, hiperatividade e jogo agressivo.

História de Cães e Lagartixas

As lagartixas são um animal de estimação relativamente novo, e houve um aumento em sua popularidade nas últimas décadas. As lagartixas-leopardo são as espécies mais populares presentes em residências em todo o mundo.

As lagartixas não são um animal de estimação típico, e você não pode interagir com elas como você interage com seu cão ou gato, elas exigem condições específicas que só podem ser encontradas em um viveiro, onde passam a maior parte do tempo.

Cães e Lagartixas

Geralmente, as pessoas que têm répteis e cães desaconselham qualquer encontro com as espécies. Ao longo dos anos, tornou-se evidente que, por serem espécies tão diferentes, cães e lagartixas não conseguem interagir de maneira significativa. Na natureza, é altamente incomum que cães e lagartixas se encontrem, apenas por causa de seus diferentes habitats nativos.

A Ciência Entre Lagartixas e Cães

Felizmente, as lagartixas não são venenosas para os cães. Embora alguns lagartos possam ser venenosos, se o seu cão ingerir uma lagartixa, eles não serão prejudicados. Mas, este não é o resultado ideal!

Como em qualquer nova situação, os cães são atraídos para descobrir mais sobre lagartixas devido à velocidade com que se movem e ao tamanho. Os cães costumam sentir instintos naturais de perseguição quando a lagartixa foge, sobre a qual eles querem agir, e é importante reprimir isso.

Cientificamente, existem muito poucos estudos que foram feitos sobre a integração de lagartixas e cães, porque eles vêm de climas tão diferentes. É apenas com a tendência crescente de animais de estimação lagartixa que essa pergunta realmente surgiu.

A Lagartixa é Tóxica ou Não?

O peludo pode comer qualquer coisa; infelizmente, porém, nem tudo o que comem acaba sendo saudável e, muitas vezes, precisamente por esse motivo, é possível notar que o cão não está se sentindo bem.

O cachorro comeu uma lagartixa significa que está em perigo? Quanto a lagartixa, é possível dizer que isso não, mas ainda pode prejudicar esses peludos; isso ocorre porque os lagartos podem conter parasitas do fígado chamados fasciola hepatica que vivem dentro de seu corpo. Se o cachorro comeu uma lagartixa infectado, os primeiros sintomas podem ser notados 8 a 12 semanas após a ingestão.

Se o seu cão comeu uma lagartixa infectada, você pode ver a aparência dos seguintes sintomas. É possível observar:

  • Vômitos no cão
  • diarreia
  • letargia
  • falta de apetite
  • Perda de peso
  • Olhos amarelos
  • Abdômen inchado

Além disso, o ducto biliar do cão pode ficar bloqueado; isso leva a um acúmulo de toxinas na bílis, o que pode piorar significativamente a saúde dos cabelos.

Lagartos ou lagartixas, além disso, também podem ter bactérias salmonelas, que podem deixar os pelos doentes; nesses casos, é possível notar que o cão está com diarreia com sangue, letargia e vômito. Ser capaz de tratar os sintomas em muito pouco tempo pode salvar a vida dos pelos.

Diagnóstico e Tratamento

Infelizmente, não é muito fácil entender se o cão está infectado por causa de uma lagartixa; de fato, se o cão comeu uma lagartixa infectada, os sintomas aparecem várias semanas depois. No entanto, com o aparecimento dos sintomas, é necessário levar o cão ao veterinário, que fará uma série de visitas e tentará tratar o problema.

O veterinário coletará uma amostra de sangue do cão, realizará um exame de urina e radiografará o abdômen para entender as razões do inchaço abdominal.

Quanto ao tratamento, trata-se de um tratamento farmacológico para reduzir os incômodos causados ​​pela ingestão da lagartixa infectada.

Educar o Cão

Saber educar o cão é essencial para manter os peludos saudáveis; portanto, é importante ser capaz de ensinar os comandos básicos para cães a ele, em particular, é fundamental ensinar ao cão o comando que faz ele “deixar”. Por exemplo, se você vê que o cão está prestes a comer um lagarto, é importante que você ordene que ele o deixe e, portanto, não o coma.

Por fim, se você notou que o cão comeu uma lagartixa, é essencial ir ao veterinário para evitar o aparecimento de sintomas que enfraqueceriam o animal.

Educar o Cão

Também é essencial ser capaz de educar o cão de forma a evitar comportamentos que possam colocá-lo em risco, mesmo de maneira irremediável. Para qualquer outra informação, é necessário que você avalie a opinião de um especialista que possa ajudá-lo no gerenciamento desses animais.

Veja também

História da Harpia e Origem do Animal

Você já ouviu falar da harpia ? Pois bem, essa ave é o mesmo conhecido …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *