Home / Animais / Lagarto Pequeno Chicote Listrado: Características, Habitat e Fotos

Lagarto Pequeno Chicote Listrado: Características, Habitat e Fotos

No Brasil são conhecidas aproximadamente 14 famílias com 248 espécies de lagartos. Normalmente ocupam diferentes ambientes e substratos e apresentam dois pares de patas.

Eles podem ser semi-aquáticos (ambientes aquáticos e adjacências), terrícolas (atividade sobre o chão), fossoriais (galerias no subsolo) ou arborícolas (sobre a vegetação).

Lagarto Pequeno Chicote Listrado na Terra
Lagarto Pequeno Chicote Listrado na Terra

Mas, aqui, é hora de conhecermos mais sobre o Lagarto pequeno chicote listrado. Como ele é? Qual o seu habitat? Fique por aqui e saiba tudo sobre esse lagarto!

Características Gerais do Lagarto Pequeno Chicote Listrado

Sendo uma variedade dos lagartos rabo de chicote, o Lagarto pequeno chicote listrado pode medir até 20 centímetros e chama atenção justamente pela cauda listrada. Possuem o corpo com tons em verde escuro, preto, castanho e marrom. O rabo é sempre listrado, por isso o nome.

Ambos lagartos de rabo de chicote e chicote listrado usam a cauda como defesa, assim como a maioria das outras espécies “chicoteadoras”. Mas, a cauda do pequeno chicote listrado destaca-se pela articulação flexível e a densa camada de músculos, o que permite um melhor manejo desta parte do corpo para localização e defesa.

Assim como o Lagarto pequeno de chicote listrado, uma das características mais curiosas sobre o lagarto rabo de chicote em geral é a reprodução. Com as fêmeas, esta espécie apresenta curiosos rituais de acasalamento. Eles se procriam por partenogênese, ou seja, de forma assexuada, caracterizada pelo desenvolvimento de um embrião sem a fertilização.

Reprodução

Assim, neste ritual, uma das lagartas, com a progesterona ativada, assume o papel do macho e monta em sua parceira, que a morde. Apesar de aparentemente não ter relação com a questão reprodutiva dos animais, este ritual sexual tem implicações sensíveis na procriação destas espécies.

Lagarto Pequeno Chicote Listrado Sob Pedra
Lagarto Pequeno Chicote Listrado Sob Pedra

A origem dessas espécies é a partir da hibridização, onde duas espécies diferentes de fêmea e macho de lagartos rabo de chicote cruzam e originam uma terceira vida. No entanto, este animal híbrido não é estéril e se reproduz por partenogênese.

Um mecanismo incomum garante a manutenção da diversidade genética, que é a recombinação de cromossomos irmãos ao invés de cromossomos homólogos durante a formação de óvulos.

Em alguns momentos pode ocorrer também o cruzamento de um macho de outra espécie com a espécie híbrida fêmea. Assim pode surgir outra espécie híbrida partenogenética. Dessa forma, combinações estranhas podem ocorrer, pois a a soma cromossômica do espermatozoide com o óvulo, um mais dois, origina uma espécie com três conjuntos de cromossomos.

O Habitat do Lagarto Pequeno Chicote Listrado

O Lagarto pequeno chicote listrado tem alta representatividade na América do Sul em geral. Mas, especificamente no Brasil, o Lagarto pequeno chicote listrado pode ser encontrado, em especial. na Caatinga, na Mata Atlântica e no Cerrado.

A Alimentação do Lagarto Pequeno Chicote Listrado

Lagarto Pequeno Chicote Listrado Entre Pedras
Lagarto Pequeno Chicote Listrado Entre Pedras

O período de “caça” do Lagarto Pequeno Chicote Listrado ocorre durante o dia. Esses lagartos buscam por pequenos artrópodes como, por exemplo aranhas. Além disso, formigas, besouros e pequenas borboletas.

O Lagarto Pequeno Chicote Listrado e Outras Variedades “Chicoteadoras”

Como já forma mencionado anteriormente, o Lagarto Pequeno Chicote Listrado usa a sua cauda como defesa e ataque. Ou seja, como um chicote. Mas, não é apenas essa variedade de lagarto que é “chicoteador”.

Assim, outros lagartos, como o Lagarto Pequeno Chicote Listrado, usam a cauda como chicote.

Já vimos como o Lagarto pequeno chicote listrado usa a sua cauda como chicote, não é?

Por exemplo, uma espécie de lagarto rabo de chicote (não se sabe ao certo qual a sua variedade) conseguiu espantar filhotes de Leopardo. O fato ocorreu no ano de 2018. Um pequeno lagarto colocou filhotes famintos deste felino “para correr”. Isto, com a rapidez e agilidade de sua cauda “chicoteadora”.

Os Lagartos

Vale destacar que, como vimos, o Lagarto pequeno chicote listrado tem as suas peculiaridades. No entanto, ele é um lagarto e, assim, não temos como completar as informações sobre ele sem falar sobre o grande “universo dos lagartos”.

Assim, os lagartos são répteis (como já sabemos). Dessa forma, os lagartos (assim como o Lagarto pequeno chicote listrado) têm o corpo prioritariamente recoberto por escamas.

Lagarto Sob Galho
Lagarto Sob Galho

Também, sempre uma cauda e 4 membros (dois dianteiros e dois traseiros). Os lagartos pertencem a a ordem dos Escamados – essa ordem compreende as serpentes.

Além disso, os lagartos apresentam uma variação de tamanho muito ampla. O Lagarto pequeno chicote listrado mede até 20 cm. Mas, alguns outros pode ultrapassar 1 m de comprimento.

Os lagartos, ainda, fazem parte de uma ordem composta por mais de 3 mil espécies.  Além disso, mais de 45 famílias.

Ainda falando sobre os lagartos em geral, eles são animais com possuem sangre frio – o que inclui o Lagarto pequeno chicote listrado Desta forma, é comum que todos os lagartos busquem abrigos protegidos como forma de se aquecerem. Aí explica-se o fato de que a grande parte das mais de 3 mil espécies de lagartos habitarem mais desertos e países de clima quente.

O Lagarto pequeno chicote listrado, por exemplo, como vimos anteriormente, habita, no Brasil, o Cerrado, A Caatinga e a Mata Atlântica – regiões de clima predominantemente quente.

Os Lagartos, o Ser Humano e o Meio Ambiente

Vale ainda destacar que todos os lagartos são importantíssimos na nossa vida e no meio ambiente – assim como todos os animais. Por exemplo, os lagartos são importantes para a proteção da saúde do ser humano. Isto porque ele se alimenta de insetos.

Também, protege plantações, pois acabam com pragas.

Por outro lado, os lagartos são ameaçados pela ação humana. A caça ilegal de algumas espécies, como as iguanas, e a destruição do meio ambiente impacta diretamente na preservação de todas as variedades de lagartos, incluindo o Lagarto pequeno chicote listrado. 

Veja também

Ficha Técnica do Pica-Pau: Peso, Altura, Tamanho e Imagens

Os pica-paus são aves cuja nomeação deriva de uma prática comum: o ato de tamborilar, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *