Home / Animais / Diferenças do Pastor da Anatólia, do Cáucaso e Akbash

Diferenças do Pastor da Anatólia, do Cáucaso e Akbash

As diferentes raças de cães possuem suas peculiaridades, e mesmo dentro de uma mesma denominação, existem indivíduos diferentes entre si. É o caso dos pastores da anatólia, do cáucaso e akbash, que vamos saber mais a seguir.

Essa raça de cães, na verdade, é um cachorro ancestral, que surgiu entre 2.800 e 1.800 A.C., mais ou menos, tendo como local as planícies rurais da Turquia. Contudo, a sua origem primária é um tanto incerta, mas, o mais provável é que essa raça tenha sido criada a parir de cães de guarda localizados na Mesopotâmia.

Pastor da Anatólia: Características Básicas

Desde os primórdios, o pastor da anatólia foi criado para ser um cão de caça, além de ser também usado como cão de guarda de rebanhos de populações nômades. E justamente por terem sido criados por nômades, é bem provável que esses cães tenham migrado para outras regiões, e formaram uma nova raça, que, neste caso, é o pastor de anatólia.

Em termos de tamanho, são cães de grande porte, com os machos podendo medir entre 74 cm e 81 cm, e a fêmeas, entre 71 cm e 79 cm. Podemos também dizer que se tratam de animais bem fortes, podendo pesar entre 40 kg e 65 kg. Mesmo com esse tamanho todo, a raça é bastante dócil e amistosa, sendo um cão muito leal aos seus donos.

Pastor da Anatólia Características

Fora que ele é um ótimo cão de guarda, ideal para lugares amplos. Seu temperamento oscila entre o corajoso e o manso. Ele uma animal muito confiável quando se trata da interação com o dono e as outras pessoas da casa, mas é um pouco desconfiado com estranhos.

Além disso, é inteligente e independente, o que faz dele um cão um pouco teimoso, especialmente, em treinamentos, sendo mais recomendável pegar alguma animal dessa raça ainda filhote. Por possuir uma visão e uma audição bastante desenvolvidas, é preciso que ele realmente tenha espaço para se movimentar, como em fazendas e casas com enormes quintais. Isso evita que ele fique estressado, e possa latir muito em horários inapropriados, como à noite.

Pastor do Cáucaso: Características Básicas

Também chamado de mastim-do-cáucaso, esse pastor é oriundo (como o próprio nome sugere) da região do Cáucaso, ou seja, entre o Mar Negro e o Mar Cáspio. Ancestrais dessa raça, assim como o pastor da anatólia, eram usados para proteger rebanhos de predadores. A semelhanças entre ambos também se dão pelo fato deles serem desconfiados na presença de estranhos.

Outra característica que lembra muito o pastor da anatólia é o fato do pastor do cáucaso ser uma raça de grande porte, podendo chegara a 70 kg, e alcançando até 75 cm de altura na centelha. No entanto, uma característica que os diferencia é que enquanto o pastor da anatólia pode ser usado como cão de guarda e de caça, o pastor do cáucaso é bem mais eficaz como cão de guarda apenas.

Outra diferenciação é que o pastor da anatólia tem um temperamento dócil, só precisando de um bom adestramento desde filhote para se adequar, por exemplo, à presença de estranhos. Já o pastor cáucaso é bem mais feroz, tanto é que muitos criadores desaconselham a tê-lo como animal de estimação.

O dono dessa raça, portanto, precisa ter grande experiência e um conhecimento técnico alto para domar esse animal, que, sem dúvida, é mais arredio do que o pastor da anatólia. Por sinal, o pastor do cáucaso pode ser bem agressivo com outras cães, independente da raça, sendo preciso, portanto, uma socialização precoce quanto a isso.

Akbash: Características Básicas

Aqui temos uma raça de cães originária do oeste da Turquia, e que assim como as demais raças descritas até aqui, é ótima para guardar rebanhos. Assim como os pastores da anatólia e do cáucaso, o akbash é um cão de grande porte, podendo pesar até 60 kg, e medir 86 cm de altura.

A diferenciação em relação a essas outras raças é que, enquanto estas possuem uma pelagem com coloração mais diversificada e escura, o akbash tem uma pele branca bem distinta, com apenas algumas poucas manchas róseas ou pretas.

Por não ser uma raça necessariamente tímida, ela é um pouco arredia com humanos caso seja colocada como cão de guarda, assim como acontece com o pastor do cáucaso, apesar de não ser tão hostil quanto. Caso seja devidamente treinado, o akbash pode ser um ótimo cão de companhia.

Akbash Características

Porém, em termos de semelhanças como os pastores da anatólia e do cáucaso, esta raça aqui é bastante inteligente, corajosa e independente, apesar de não ter tanta energia como esses pastores. Ainda assim, precisam de espaços grandes para poderem se movimentar.

Além disso, assim como o pastor do cáucaso, o akbash pode não se dar bem com outros cães, especialmente, se forem de outra raça, devido ao fato de que eles podem enxergar no outro animal um predador em potencial. A solução? Uma socialização precoce de todos os cães na casa.

Principias Diferenças Entre o Pastor da Anatólia, do Cáucaso e Akbash

Tirando o fato de serem raças que tiveram origem praticamente na mesma região (e arredores), e de serem animais com temperamento forte e independente, algumas diferenças entre eles se fazem presentes. A principal delas talvez seja o uso que se fez dessas raças ao longo dos anos, e que permanece como uma característica de suas personalidades até hoje.

Por exemplo, o pastor da anatólia é ótimo tanto para ser um cão de guarda, quando um cão pastor, ao passo que o pastor do cáucaso é melhor como cão de guarda, assim como o akbash. Outra diferença é que enquanto o pastor da anatólia pode ser adestrado com um pouco mais de facilidade, os outros dois são mais arredios, especialmente, o do cáucaso.

Fora o fato de que o pastor da anatólia pode percorrer grandes distâncias, sendo um animal bastante ágil e dinâmico, ao passo que o akbash é mais letárgico e tem bem menos agilidade.

Independente das semelhanças e diferenças, são animais incríveis. Alguns, mais arredios do que outros, é verdade, mas, com um pouco de treino, podem ser, ao menos, ótimos cães de guarda.

Veja também

Camaleão Rhampholeon

Camaleão Rhampholeon: Características, Nome Científico e Fotos

Entender mais sobre os animais que habitam o nosso planeta é entender mais sobre nós …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *