Home / Animais / Qual é a Cor Natural do Camaleão? Por Que Ele Muda de Cor?

Qual é a Cor Natural do Camaleão? Por Que Ele Muda de Cor?

Pitoresco, pequeno e bem habilidoso, a cor natural do camaleão geralmente é uma incógnita para muitas pessoas. Tendo algumas características peculiares, esse animal é uma prova de que, dentro do reino animal, para se ser espetacular, não precisa ser grande.

Nativo da África, o camaleão é o ser mais fascinante talvez que já encontrou na Terra. Isso graças ao seu grande olho que pode se mover independentemente do outro. Além disso, tem também sua incrível capacidade para mudança de cor, no intuito de camuflar-se nos ambientes diferentes da natureza.

Quer entender mais sobre esse processo? Neste artigo você descobrirá tudo e muito mais! Confira!

Características dos Camaleões

O camaleão (Chamaeleonidae) é um pequeno réptil escamoso. Seu nome provém de uma palavra grega que significa “leão da terra”. Este é um dos animais terrestres que, aparentemente, parecem um lagarto. Contudo, na realidade, eles têm pouco em comum.

O comprimento médio desses répteis é de 30 cm. Os maiores exemplares da espécie, Furcifer oustaleti, atingem 70 cm. Nas laterais, o corpo do camaleão é tão achatado que parece estar sob pressão.

A cabeça de um camaleão é decorada com uma crista, montículos ou chifres alongados e pontudos. Tais características são exclusivas para os machos. Isso o torna semelhante a um pequeno dragão, com o pescoço quase ausente.

Quais São os Hábitos desse Animal?

O camaleão é um animal bastante solitário, que tende a viver nas copas das mais variadas árvores sem a necessidade de um grupo ou de companheiros. Somente quando chega a hora de se reproduzir é que ele desce de onde está empoleirado.

Nas plantas, alimenta-se exclusivamente de grilos, insetos, baratas, vermes e moscas. A cor natural do camaleão ajuda nesse sentido. Ele captura sua presa utilizando um método nunca visto nos animais. Além da camuflagem, esse animal joga sua grande língua pegajosa em suas vítimas.

Esse seu órgão pode acabar medindo o triplo do tamanho que tem seu corpo. O ataque do camaleão é tão rápido que não deixa absolutamente nenhuma chance de sua presa ter esperança. De fato, ocorre em menos de 1/10 de segundo.

Como os Camaleões Sobrevivem

Praticamente todos os exemplares de camaleões passam a vida em galhos de árvores. Eles só descem durante a estação de acasalamento, como citado acima. É neste cenário que a cor natural do camaleão pode ser vista e é mais fácil para se camuflar no ambiente. No chão, ele usa suas garras para se mover de maneira ágil.

Essa espécie anda balançando, com a presença de vários pontos de apoio, incluindo a cauda preênsil. Isso permite que tal animal se sinta bem andando no solo.

Camaleão Fotografado de Frente
Camaleão Fotografado de Frente

A atividade do camaleão é manifestada durante o dia. Ele se move muito pouco. Assim, prefere estar em um só lugar, com a cauda e as pernas abraçando um galho de árvore.

Mas é possível vê-lo correndo e pulando rapidamente, se necessário. Aves de rapina e mamíferos, lagartos grandes e algumas cobras podem ser perigosos para o camaleão.

Em vista do inimigo, esse réptil infla como um balão e sua cor muda. Enquanto isso ocorre, ele bufa e assobia, tentando assustar o inimigo. Pode até morder, mas como o animal tem dentes fracos, não causa ferimentos graves.

Durante uma emboscada, a cor natural do camaleão é alterada. Enquanto isso, ele fica sentado em um galho de árvore por um longo tempo. Assim, apenas move seus olhos que ficam em constante movimento.

Qual é a Cor Natural do Camaleão?

Em repouso, os camaleões têm uma bela cor verde que lhes permite se esconderem na vegetação. Para alterar a coloração, esses animais possuem células especiais que se chamam cromatóforos. Elas contêm certos tipos de pigmentos alteradores de cor. Isso vai depender das situações em que se encontra.

Cor Natural do Camaleão
Cor Natural do Camaleão

Essas células podem ser vistas nas partes externas da pele, estando distribuídas em 3 camadas:

  • Camadas superiores – Contêm pigmentos amarelos e vermelhos. Esses pigmentos são muito mais visíveis logo que o animal se encontra em situação de risco;
  • Camadas intermediárias – Abrigam, principalmente, pigmentos azuis e brancos;
  • Camadas inferiores – Contêm pigmentos escuros, como marrom e preto, que geralmente ocorrem com mudanças na temperatura ambiente.

Qual a Necessidade de Mudança de Cor do Camaleão

É fácil entender que essa habilidade surpreendente permite que os camaleões se adaptem a quase todos os ambientes existentes. Isso também os protege de predadores e os camufla de suas presas.

Nativos da África, também podem ser encontrados em várias áreas da Ásia e da Europa. Como existem tantas espécies perambulando por aí, é normal que elas sejam distribuídas em vários tipos de ecossistemas, seja:

  • Na savana;
  • Na montanha;
  • Na selva;
  • Nas estepes;
  • No deserto.

Nesse panorama, o camaleão consegue se adaptar ao ponto de ser capaz de adotar qualquer cor encontrada em seu ambiente. Isso lhe permite se proteger enquanto contribuem para sua real sobrevivência.

Além do mais, entre suas habilidades há uma grande flexibilidade. De fato, ele é capaz de pular das árvores, graças à força que tem nas pernas e na cauda.

Por Qual Motivo o Camaleão Altera a Cor?

A princípio, a principal razão pela qual a cor natural do camaleão muda, é para se camuflar e escapar dos predadores. Entretanto, ele pode trocar de cor por outros motivos:

  • Mudança na temperatura – O camaleão muda de cor de acordo com o clima que está no ambiente. Vamos ao exemplo, para que possa aproveitar ao máximo os raios do sol, ele adota tons mais escuros porque absorve melhor a temperatura quente. Se estiver frio, adotam tons mais claros para resfriar seus corpos e, assim, proteger-se do clima;
  • Para se proteger – A camuflagem e a proteção são as causas principais que levam o animal a alterar sua cor, escondendo-se do predador. A capacidade que ele tem de camuflagem com o cenário parece ilimitada, porque não faz diferença se for planta ou pedra. O réptil adota a mudança do seu corpo em tudo que lhe permite enganar as criaturas que demonstram perigo para sua sobrevivência;
  • Estado de espírito – A cor natural do camaleão também muda segundo o seu estado de espírito. Isso faz dele um animal de extrema inteligência e beleza.

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *