Home / Animais / Tigre de Bali: Características, Fotos e Nome Científico

Tigre de Bali: Características, Fotos e Nome Científico

Os tigres são tão majestosos quanto parecem. Muitos deles, por mais que transmitam medo nas pessoas, não deixam de ser fascinantes. Os tigres de Bali já foram extintos, porém, não é por isso que a sua beleza deixou de existir.

Por mais que não exista mais nenhum exemplar no planeta, eles ainda continuam despertando a atenção de pessoas. Cientistas, admiradores e curiosos gostam de saber todas as informações a respeito dele. Aqui você encontrará! Veja todos os dados sobre esta espécie de tigre admirável!

O tigre é o maior membro da espécie “gato grande“, pois pode pesar até 350 kg. Existem 6 subespécies de tigres no mundo — Tigre Malaio, Tigre da China Meridional, Tigre Indochino, Tigre de Sumatra, Tigre de Bengala e Tigre Siberiano.

Eles costumam caçar comida no final da tarde ou à noite para presas maiores, como porcos selvagens, veados e, às vezes, macacos e até mesmo sapos. Os tigres precisam se alimentar de até 27 quilos de carne em uma noite, mas com mais frequência consomem até 6 quilos de carne durante uma refeição.

Nome: Tigre de Bali (Panthera tigris balica);
Habitat: A ilha de Bali na Indonésia;
Época Histórica: Pleistoceno tardio-moderno (20.000 a 80 anos atrás);
Tamanho e peso: Até 2,1 metros de comprimento e 90 quilos;
Dieta: Carne;
Características diferenciadoras: Tamanho relativamente pequeno; peles laranja escuro.

Adaptado Perfeitamente ao seu Habitat

Juntamente com outras duas subespécies do Panthera tigris — o Tigre de Java e o Tigre Cáspio — o Tigre de Bali foi completamente extinto há mais de 50 anos. Este tigre relativamente pequeno (os maiores males não excediam 90 quilos) foi adaptado ao seu igualmente pequeno habitat, a ilha indonésia de Bali, um território aproximadamente ¼ do território brasileiro.

Os tigres de Bali viviam nas áreas florestais da ilha, o que limitava consideravelmente seus movimentos. Suas principais fontes de alimento eram um número de criaturas que viviam na ilha que incluía, mas não se limitava ao seguinte: Javali, cervos, galos selvagens, lagartos e macacos.

Os Banteng (espécie de boi), que também já estão extintos, também podem ter sido presas do tigre. O único predador do tigre era o homem que os caçava principalmente por esporte.

Considerado um Espírito Maligno

Tigre de Bali Morto em Aldeia
Tigre de Bali Morto em Aldeia

Quando essa espécie estava no auge, eram considerados desconfiados pelos colonos indígenas de Bali, que os consideravam maus espíritos (e gostavam de moer os bigodes para fazer veneno).

No entanto, o tigre de Bali não estava verdadeiramente em perigo até que os primeiros colonos europeus chegaram a Bali no final do século XVI; nos próximos 300 anos, esses tigres foram caçados pelos holandeses como incômodos ou simplesmente por esporte, e o último avistamento definitivo foi em 1937 (embora alguns retardatários provavelmente persistissem por outros 20 ou 30 anos).

Duas Teorias Sobre as Diferenças com o Tigre de Java

Como você já deve ter imaginado, se você está em sua geografia, o Tigre de Bali estava intimamente relacionado com o Tigre de Java, que habitava uma ilha vizinha no arquipélago indonésio.

Há duas explicações igualmente plausíveis para as pequenas diferenças anatômicas entre essas subespécies, bem como seus diferentes habitats.

Tigre de Java
Tigre de Java

Teoria 1: a formação do Estreito de Bali, pouco depois da última Idade do Gelo, há cerca de 10 mil anos, dividiu a população dos últimos ancestrais comuns desses tigres, que se desenvolveram independentemente nos próximos milhares de anos.

Teoria 2: apenas Bali ou Java eram habitados por tigres depois dessa divisão, e alguns indivíduos corajosos nadavam pelo estreito de três quilômetros de largura para povoar a outra ilha.

O famoso tigre de Bali é agora uma subespécie extinta que foi encontrada apenas na ilha de Bali, na Indonésia. Ele se tornou o primeiro tigre a ser extinto nos últimos anos e uma das três subespécies que compõem os tigres da Indonésia.

Dos três, apenas o tigre de Sumatra permanece e está perigosamente perto de se extinguir. Havia uma relação próxima entre os Tigres de Bali e Java, que provavelmente eram um grupo até se separarem no final da última era glacial, quando os oceanos separaram as ilhas de Bali e Java. No entanto, dado o estreito relativamente estreito, é certamente possível que os tigres tenham nadado de vez em quando.

Imagem Antiga de Um Tigre de Bali Caçado
Imagem Antiga de Um Tigre de Bali Caçado

Das nove subespécies conhecidas de tigres, o Bali era o menor e tinha o tamanho de um puma ou leopardo típico. Os machos pesavam cerca de 9 quilos e tinham cerca de 2 metros de comprimento, enquanto as fêmeas eram menores a cerca de 75 quilos e pouco menos de 1,6 metros de comprimento, se você incluir a cauda.

Com pêlo curto esportivo que era um laranja escuro e relativamente poucas faixas, os traços mais distintivos eram os padrões do tipo barra na cabeça do animal. Suas marcas faciais ostentaram pele branca que realmente se destacou mais do que qualquer outro tigre na existência por causa de sua pele laranja muito escura no topo.

A linha curva do tigre de Bali ajudou a fazer com que parecesse mais graciosa do que algumas de suas contrapartes.

Razão para Extinção

O último tigre de Bali conhecido foi morto em 27 de setembro de 1937, que era uma fêmea. No entanto, acredita-se que a espécie em si durou mais dez a vinte anos após o incidente antes de morrer.

Embora os holandeses que vieram para a ilha durante o período colonial tenham causado grande destruição à sua população devido a seus métodos de caça, os nativos da ilha também caçavam frequentemente o tigre, pois era visto como uma ameaça terrível.

Houve várias razões separadas que levaram à extinção do tigre de Bali. O tamanho relativamente pequeno da ilha, combinado com o grande raio de caça que o tigre precisava para a alimentação, era sem dúvida a razão mais pertinente.

O Extinto Tigre de Bali
O Extinto Tigre de Bali

Adicione a isso o aumento da habitação humana combinada com a caça ao tigre que ajudou a levá-lo à extinção. No entanto, deve-se notar que a quantidade limitada de reflorestamento na ilha combinada com o tamanho relativamente pequeno significava que a população do tigre de Bali era relativamente pequena, mesmo antes dos humanos chegarem à ilha.

Por mais que muitos de nós não tenhamos conhecido esse animal, sempre é bom relembrar quais eram os seus modos. E, a maior lição que fica é não deixar com que aconteça com outras espécies o que, tristemente, aconteceu com o tigre de Bali.

Veja também

Pug Chocolate, Tigrado, Prata e de Cores Exóticas com Fotos

É amplamente contestada às origens das cores não padronizadas presente nos pugs. Estes pugs, no …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *