Home / Animais / Historia do Labradoodle, Personalidade e Origem da Raça

Historia do Labradoodle, Personalidade e Origem da Raça

Hoje vamos falar sobre mais uma raça de cachorro incrível e cheia de curiosidades. Por isso, caso você seja amante de raças de cães não pode perder nenhuma informação, fique com a gente até o final.

História e Origem do Labradoodle

Nosso cão de hoje é nativo da Austrália.

Esse cão foi pensado e desenvolvido neste país com uma função muito específica, buscavam um cachorro guia e que ainda pudesse ser hipoalergênico. Então diversos estudos começaram a ser feitos, foi no ano de 1989 que o responsável por pesquisas de melhoramento do Guide Dogs Australia que é uma organização que trabalha em pró de pessoas com baixa visão e cegos. Então o primeiro experimento envolveu cruzar  duas raças, são elas o Poodle Standard e o Labrador retriever. O resultado dessa tentativa originou um cão hipoalergênico, mas cheio de outras qualidades como inteligência e apto para realizar incrivelmente a função de cão guia. Para testar essas habilidades ele foi encaminhado em “fase teste” para o Havaí onde uma mulher o recebeu e ficou encantada com a sua qualidade de trabalho. Isso chamou muito a atenção de outros criadores que ficaram muito interessados.

Labradoodle
Labradoodle

Com isso a raça foi se tornando cada vez mais popular, e essa mistura de outras raças com o poodle passaram a ser cada vez mais procurados pelas pessoas. Ao longo do tempo a mistura foi sendo feita cruzando labrador retriever com poodles, a mistura que foi um sucesso procurava encontrar uma raça capaz de auxiliar pessoas com dificuldade de visão.

Atualmente a Associação Australiana de Labradoodle da América e a Associação Internacional de Labradoodle Australiano estão trabalhando em busca do reconhecimento e registro da raça, para que clubes sejam formados. É necessário que exista um padrão para guiar os criadores, somente assim animais de qualidade esperada serão gerados.

Personalidade do Labradoodle

Labradoodle Marrom
Labradoodle Marrom

Essa é uma raça muito gentil e companheira, encantadora.  É uma raça muito simpática, talvez tenha herdado isso de seu pai labrador retriever. Mas não se esqueça que metade dele configura um poodle, quando o cão é um resultado híbrido devemos entender que existe uma mistura de personalidades. Essa raça diferentona é bem meiga, adora estar cercado de pessoas e por isso são perfeitos para animais de estimação, desde que tenham espaço e atividades diárias para gastar energia. Uma característica herdada de seus pais é o instinto de caça, e essa característica vem de ambos. Caso realmente tenha se interessado pela raça e pense em levar um para casa procure criadores responsáveis.

Isso é importante pois existem pessoas que pensando apenas no dinheiro deixam de cuidar dos animais de forma adequada, não treinando eles por exemplo gerando problemas comportamentais. Esses animais precisam passar por testes de personalidade, precisam estar dentro dos padrões da raça, isso tudo acaba sendo negligenciado em misturas sem nenhum respaldo.

Cães Naturais X Cães Híbridos

Labradoodle Preto
Labradoodle Preto

Existem muitas dúvidas acerca de animais híbridos, muitos até acreditam que eles sejam mais saudáveis que cães comuns. Todos os animais utilizados precisam ter pedigree registrado, onde possa estar assegurado sobre os padrões da raça e realmente o que se deve esperar dele. Todas as raças têm problemas de saúde mais comuns marcados na genérica, e isso não é diferente com o poodle e com o labrador retriever. Por isso antes da cruza esses animais precisam passar por alguns exames, onde seja descartado alguns problemas mais comuns de saúde como displasia do cotovelo ou das ancas e problemas de visão. Antes de comprar seu cão peça o resultado das análises realizadas no cães. Outro ponto interessante de analisar é que a pelagem das duas raças é completamente diferente. Isso pode trazer problemas de pele para o doodle, como perder pelagem ou coceira. Outro ponto bem diferente deles é o formato do focinho, enquanto no labrador ele é bem avantajado no poodle já é mais estreito, isso pode gerar problemas no maxilar e até nos dentes.

Gastar Energia, uma Necessidade de Ambos

Labradoodle Marrom de Persil
Labradoodle Marrom de Persil

Essas raças são conhecidas por serem desenvolvidas para caça. Por isso são muito ativos, o labrador por exemplo é um ótimo nadador. Quando quiser sair para um passeio pode levar esse companheiro tranquilamente, eles vão te acompanhar como ninguém, se ensinados podem te acompanhar até nos passeios de bike. Caso queira que seu cão seja um atleta, procure um profissional para realizar exames e liberar o seu melhor amigo para atividades que incluem saltos e de agilidade. É bom saber que esse híbrido é bem pesado, por isso algumas atividades não caem tão bem para eles. Por outro lado, atividades como perseguir objetos e até alguns truques com eles podem ser bem aceitos. Atividades que envolvam farejar também são apreciadas por eles, adoram perseguir pessoas e encontrar objetos utilizando o fato. Não podemos nos esquecer que essa raça foi desenvolvida para ser um cão de serviço, são ótimos cães guias e de terapia. Para essas atividades eles devem ser adquiridos em canis especializados, por isso precisam ter características bem específicas.

Muito Mais Informações Sobre o Labradoodle

Caso você queira levar este animal para sua casa, certifique que terá tempo para se dedicar a ele, principalmente em atividades que envolvam brincar, correr e passear. O Espaço é primordial, independente de onde você more. Um quintal grande, seguro e espaçoso é o local ideal para seus exercícios, vai gastar energia à vontade. Desde que você tenha adquirido seu peludo de um canil confiável não terá problemas de comportamento e a convivência vai ser incrível. Saiba que eles podem conviver muito bem com crianças, mas recomendamos nunca deixá-los sozinhos, e isso vale para qualquer raça, isso evitará acidentes. Alguns donos já observaram que eles convivem bem com gatos, então isso pode não ser um problema. Não recomendamos que essa raça conviva com animais muito pequenos como roedores por exemplo, pois podem ser animais de caça, podem perseguir e até matar os pequenos. É uma raça muito versátil e pode conviver em harmonia com pessoas que moram sozinhas como idosos ou com famílias grandes e cheias de crianças, desde que estejam disponíveis para acompanhá-lo nos passeios.

Veja também

Weimaraner de Olhos Azuis

Tudo Sobre a Raça Weimaraner: Características e Fotos

Hoje vamos conhecer mais uma raça incrível de cachorro, por isso fique com a gente …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.