Home / Animais / O Que é o Papa-Léguas? Ele Existe de Verdade?

O Que é o Papa-Léguas? Ele Existe de Verdade?

Por incrível que pareça, o papa-léguas, famoso personagen dos desenhos de Holiwood existe de verdade. Assim como no desenho animado, o animal vive nos desertos dos Estados Unidos e hoje vamos falar um pouco mais sobre esse animal, confira.

Conhecido pelos americanos como “roadrunner” que quer dizer corredor das estradas, o papa-léguas pertence à família Cuculidae e é conhecido também como galo-cuco. O animal pode ser encontrado nos desertos do México e dos Estados Unidos, principalmente na Califórnia.

Características do Papa-Léguas

O papa-léguas é uma ave, pertencente à família Cuculidae e seu nome científico é Geococcyx californianus. Seu nome popular “papa-léguas” vem do hábito de correr sempre na frente dos veículos nas estradas. Essa ave pode medir de 52 a 62 centímetros e ainda possui uma envergadura de 49 cm. Seu peso varia de 220 a 530 gramas.

Atualmente existem duas espécies de papa-léguas. Uma delas vive no México e na América central, enquanto a outra pode ser encontrada no México e no sudoeste dos estados Unidos. A primeira é relativamente menor que a segunda.

Ambas as espécies habitam os desertos e áreas abertas, com arbustos e sem muitas árvores. O papa-léguas menor possui o corpo menos rajado quando comparado com o maior, que possui pernas na cor verde oliva e branco. Ambas as espécies têm tufos de penas grossas na cabeça, as cristas.

O papa-léguas adulto possui uma crista grossa e espessa, enquanto seu bico é escuro e longo. A cauda é comprida e escura e a parte superior de seu corpo é marrom com listras pretas e alguns pontos pretos ou rosa. A barriga possui penas em tom azul, bem como a parte da frente do pescoço.

Características do Papa Léguas

A cabeça é escura na parte de trás e o peito é na cor castanho-claro ou branco, com listras marrom escuro. Suas cristas possuem tufos de pena marrom e por trás de cada olho existe um pedaço de pele na cor azul ou laranja. Quando os machos se tornam adultos, a pele laranja é coberta por penas e a pele azul muda para a cor branca

O papa-léguas tem quatro dedos em cada pé, com duas garras para trás e duas garras para frente. Apesar de ser uma ave, esse animal não voa muito. Isso se deve ao fato de ele ter um voo bastante desengonçado e pouco funcional, além de o animal cansar bastante. Isso é compensando por sua habilidade e agilidade ao se deslocar na terra.

Como possui pernas fortes, o papa-léguas consegue correr bem rápido. Além disso, seu corpo é projetado para auxiliar no ganho de velocidade, assim, ao correr, ele estica seu pescoço para frente, estende suas asas e balança a cauda para cima e para baixo. Com isso, ele pode chegar a 30 km/h numa corrida.

Alimentação e Habitat do Papa-Léguas

Como vive no deserto, sua alimentação inclui cobras, lagartos, escorpiões, pequenos répteis, aranhas, camundongos, insetos e pequenos pássaros. Para comer suas presas, o papa-léguas bate a presa contra a rocha até matar o animal, para então se alimentar.

Seu habitat inclui os desertos do México e dos Estados Unidos, podendo ser encontrado com mais facilidade nos estados de California, Arizona, Texas, Colorado, Novo México, Nevada, Oklama e Utah. Além disso, nos estados Unidos ele pode ser encontrado ainda em Lousiana, Missouri, Arkansas e Kansas. Já no México, pode ser visto em San Luis Potosi, Baja California Leon, Baja California e também em Tamaulipas. Inclusive no Novo México, o papa-léguas é considerado uma ave símbolo do local.

Peculiaridades do Papa-Léguas

Como se sabe, no deserto as noites são frias e os dias são quentes. Para que o papa-léguas possa sobreviver, seu corpo o ajuda, diminuindo suas funções vitais à noite, para que possa se manter aquecido durante as madrugadas. Então, logo pela manhã, ele precisa se aquecer rapidamente e já começar a se movimentar para recuperar o calor através dos primeiros raios de sol.

Esse processo só é possível devido a uma mancha escura nas costas perto das asas. Quando acorda e arrepia suas penas, a mancha é exposta ao sol e, assim, o animal absorve o calor do sol fraco da manhã e logo seu corpo chega a temperatura normal.

Outro fato interessante do papa-léguas é que sua cauda funciona como um leme ao correr e suas asas estabilizam sua corrida por ficarem levemente abertas. Inclusive, ele pode girar em ângulo reto sem perder sua velocidade nem se desequilibrar.

Desenho do Papa-Léguas

O desenho foi lançado em 16 de setembro de 1949 e logo o papa-léguas das telinhas se tornou muito famoso. Acredita-se que a ideia do desenho nasceu de uma experiência de um cientista que adicionou os superpoderes do “flash” a ave.

O animal dos desenhos possui muitas características do verdadeiro, pois vive nos desertos, cheios de montanhas e pedras e corre rapidamente. Entretanto, o dos desenhos é bem mais veloz do que na realidade.

No desenho que já tem mais de 70 anos, o papa-léguas é perseguido pelo coiote, que é um lobo americano. Nada obstante, o papa-léguas real também tem como principal predador o coiote, além de guaxinins, cobras, corvos e falcões.

O desenho não ficou famoso sozinho. Junto dele diversos outros animais que formaram o “Loney Tunes” ficaram famosos, onde todos os personagens não falam e, no caso do papa-léguas é apenas um animal que corre rapidamente pelo deserto fugindo de um coiote maluco que tenta diversos tipos de armadilha para captura-lo.

Além disso, o personagem possui algumas características bem marcantes:

  • Corre muito rápido
  • Tem um topete azul
  • Faz “beep beep”, igual uma buzina
  • É muito sortudo e esperto
  • Sempre sai ileso de todas as armadilhas do coiote
  • Nunca foi atacado
  • Em 1968 criaram um carro para homenagear o papa-léguas, onde fizeram um desenho dele na lateral do carro e a sua buzina era igual o “beep beep” do animal.
Desenho do Papa Léguas

Agora que você sabe que o papa-léguas não existe só nos desenhos, que tal saber mais sobre o mundo das plantas e dos animais? Nosso site tem as informações que você precisa. Não deixe de nos acompanhar.

Veja também

Lagartixa na Mão

Lagartixa Morde o Dedo de Humanos? Qual Risco Ela Oferece?

Dependendo da espécie, as lagartixas podem ter de um a meio a quarenta centímetros de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *