Home / Animais / Esquilo Voador: Características, Nome Científico, Habitat e Fotos

Esquilo Voador: Características, Nome Científico, Habitat e Fotos

Você conhece o Esquilo Voador? Trata-se de uma espécie da família de mamíferos roedores, mas que se destacam por terem uma fisiologia aerodinâmica que permite plainarem metros sobre o ar.

Vive, em sua maioria, no continente Asiático, embora possam ser encontrados em outras regiões do planeta. Há, atualmente, mais de 40 subespécies de Esquilo Voador reconhecidas.

A seguir, você fica sabendo tudo sobre o Esquilo Voador: características, nome cientifico, habitat e fotos. Não perca!

Características do Esquilo Voador

Uma das principais e singulares características que dá nome popular a esse mamífero roedor – Esquilo Voador – é a sua capacidade de atingir alturas como nenhum outro esquilo. Isso é possível devido a sua particular composição física.

O Esquilo Voador possui uma membrana, chamada, Patagium. Essa película vai do pulso do animal até o seu tornozelo e é exatamente essa membrana que permite que o Esquilo Voador execute vôos planos, facilitando o seu descolamento, em especial, entre arbustos altos, como copa de árvores.

Esses roedores podem viver em altitudes que ultrapassam os 3000 m, plainando no ar distância superiores há 5 m. Assim, se deslocam entre os arbustos, sem precisar descer.

Além disso, essa membrana é extremamente flexível e conta com uma espécie de suporte musculoso coberto por pelos. Isso facilita inda mais os vôos e dão segurança ao roedor na aterrissagem.

Outro ponto que faz do Esquilo Voador um excelente planador é o fato de ser um animal leve e esguio. Ainda, apresentam membros inferiores longínquos, que facilitam o voo.

Há muitas subespécies de Esquilo Voador (mais de 40), mas, praticamente, todas, são relativamente pequenas. Em geral, um macho adulto chega a medir até 60 cm (sem contar a causa). Em relação ao peso, a média é de 400 g. No entanto, há esquilos voadores com apenas 12 cm.

O Esquilo Voador apresente grandes olhos, uma cauda longa, que pode chegar a 10 cm e achatada – o que facilita ainda mais a aerodinâmica do seu voo.

A Pelagem do Esquilo Voador
A Pelagem do Esquilo Voador

Já a pelagem desse animal é longa, macia e abundante. A coloração é variada: preta, cinza, branca, castanha, alaranjada, entre outras tonalidades. O ventre desses esquilos, porém, é quase sempre marcado por uma coloração clara.

O Esquilo Voador vive, em geral, até 13 anos. As fêmeas dão à luz até 4 filhotes por gestação.

É um animal que tem hábitos noturnos. Em geral, procuram árvores altas com cavidades, onde podem se proteger.

Os principais predadores naturais do Esquilo Voador são os falcões, corujas, cobram e mamíferos carnívoros.

Esquilo Voador Gigante

Talvez, uma subespécie de Esquilo Voador mereça um destaque. É o Esquilo Voador gigante.

Esse roedor se destaca por ser o maior Esquilo Voador catalogado. Ao contrário das demais subespécies desse animal, o “gigante” pode pesar até 2 kg, além de medir (desconsiderando a cauda), 90 cm.

Esquilo Voador Gigante
Esquilo Voador Gigante

Por outro lado, o seu habitat é um tanto inespecífico. Mas, pesquisas apontam que uma população considerável desse Esquilo Voador habite florestas na China, como regiões próximas à Thongnami.

Esse roedor recebe o nome científico Biswamoyopterus laoensis.

Esquilo Voador Filhote

O período de gestação costuma ser breve e depende da subespécie. Há esquilos voadores que levam 40 dias apenas para dar à luz, enquanto outros podem demorar até 3 meses.

Os ninhos são construídos pelos casais, em geral, em cascas de cocos.

Esquilo Voador Filhote
Esquilo Voador Filhote

Os filhotes de Esquilo Voador são bastante dependentes de seus progenitores. Isso porque eles nascem sem pelos e, assim, dependem do calor (em especial, da mãe), para se desenvolverem de forma saudável.

Após 5 semanas de vida, esses filhotes começam a ser mais independentes e já conseguem se esquentar sozinhos, devido aos pelos que crescem. No entanto, as fêmeas se mantêm totalmente disponíveis para os seus filhotes até os 70 dias de vida deles, normalmente.

Os filhotes de Esquilo Voador aprendem as primeiras habilidades de voo com as suas mães. Eles começam a treinar deslizes aéreos a partir dos 3 meses de vida, em geral.

Classificação científica – Esquilo Voador

O nome científico do Esquilo Voador é Sciuridae. Já a classificação completa oficial desses roedores é:

  • Reino:  Animalia
  • Filo: Chordata
  • Classe: Mammalia
  • Ordem: Rodentia
  • Família: Sciuridae
  • Subfamília: Sciurinae
  • Tribo: Pteromyini

Algumas subespécies de Esquilo Voador são:

Esquilo Voador Reuroasiático
Esquilo Voador Reuroasiático
  • Esquilo voador reuroasiático (Pteromys);
Esquilo Voador do Norte
Esquilo Voador do Norte
  • Esquilo voador do norte (Glaucomys sabrinus);
Esquilo Voador do Sul
Esquilo Voador do Sul
  • Esquilo voador do sul (Glaucomys volans);
Voador Gigante Vermelho
Voador Gigante Vermelho
  • Esquilo voador gigante Vermelho (Petaurista petaurista).

Habitat do Esquilo Voador

A maior parte das subespécies do Esquilo Voador habita a região asiática. Mas, há esquilos voadores em outros locais, como América do Norte e norte da Europa.

Habitat do Esquilo Voador
Habitat do Esquilo Voador

O Esquilo Voador habita florestas tropicais e subtropicais. Isso porque eles se adaptam melhor em regiões de climas quentes ou ameno, além de encontrarem, nesses locais, abundante alimentação, como frutas, sementes, seiva, etc.

Curiosidades Sobre o Esquilo Voador

Agora que você já sabe tudo sobre as principais características do Esquilo Voador, conheça algumas curiosidades interessantes sobre esses roedores:

Existem cerca de 50 subespécies reconhecidas oficialmente de esquilo voadores;

O Esquilo Voador é comumente confundido com morcegos, devido a sua membrana, que lembra asas e pelos seus hábitos noturnos de vida;

Têm grande habilidade de fugirem de predadores pela capacidade de plainarem por metros no ar;

É um roedor, que ao contrário da grande maioria, são imunes a raiva (doença viral infecciosa e aguda; que pode levar à morte);

Também podem se alimentar de pequenos insetos, quando há falta de frutas, ervas, sementes e outros alimentos;

Algumas subespécies conseguem emitir ondas luminosas com fluorescência em tonalidade cor-de-rosa. Essa característica funciona como recurso para o acasalamento e comunicação;

São animais pacíficos, mas podem entrar em conflitos agressivos ao se sentirem ameaçados.

Apesar da nomenclatura popular, o Esquilo Voador não voo como as aves. Na verdade, esse mamífero roedor tem a habilidade de deslizar, movimentar e plainar pelo ar.

Ameaças ao Esquilo Voador

Oficialmente, o Esquilo Voador não é um animal em extinção, até mesmo porque não é fácil capturar um roedor que vive nas alturas e tem a habilidade de plainar sobre o ar.

Habitat Natural do Esquilo Voador
Habitat Natural do Esquilo Voador

No entanto, eles contam com leis ambientais de proteção, pois correm riscos de vida devido à má conservação de seus habitats naturais, tornando a qualidade de vida precária.

Caças ao animal também são proibidas e sujeitas a penas.

Veja também

Marreco Pompom: Características, Hábitat e Nome Científico

O marreco pompom (crested duck) é uma ave ornamental considerada uma variação genética do marreco …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *