Home / Animais / Parentes do Esquilo Mais Próximos: Quais São?

Parentes do Esquilo Mais Próximos: Quais São?

Você provavelmente conhece ou já viu algum esquilo. São animais silvestres, fáceis de serem encontrados em qualquer região que tenha mais verde e condições para que eles vivam e se alimentem.

Além de serem animais fáceis de encontrar e muito fofos, eles também são muito cativantes, chegando a aparecerem até em telas do cinema, fazendo deles, animais muito populares.

Características dos Esquilos

Os esquilos mais comuns e populares que conhecemos, são de tamanho pequeno. Chegam a altura de 30 centímetros, e em sua maioria são marrons, cinzas ou levemente avermelhados, alguns com listras mais escuras.

São roedores, e seu corpo é bem fino, o que faz com que sejam bem ágeis. Suas pernas são fortes, assim podem subir em árvores e escalarem para conseguirem se alimentar. A cauda dos esquilos pode ser do mesmo tamanho ou até maior que seu corpo. Os pelos da cauda são diferentes da pelugem do seu corpo pois são maiores e mais frisados. A cauda também contribui para o aspecto fofo dos esquilos.

Porém, a função principal da cauda não é tornar o esquilo bonitinho, mas sim servir para o equilíbrio dos esquilos, ou seja, elas estabilizam os movimentos, funcionando como um leme, já que são muito velozes e ágeis. Ela também ajuda estabilizando-os em saltos e escaladas.

É comum que alguns esquilos invadam as áreas urbanas atrás de alimento. Isso aqui no Brasil não é normal, mas nos Estados Unidos sim. Porém não é bom interagir com eles. Apesar de serem cativantes, e, às vezes até corresponderem com a interação, eles podem transmitir doenças, uma vez que, em territórios urbanos reviram lixos atrás de alimentos.

Existem vários animais considerados primos dos esquilos, vamos conhecer:

Parentes dos Esquilos: Quais São

A maioria dos roedores tem algumas características gerais parecidas, alguns difere, boa parte é ágil, herbívoros ou onívoros, apresentam pelugem, são quadrúpedes e, obviamente, os dentes são avantajados. Existem muitas espécies diferentes.

Vamos conhecer algumas espécies de roedores, os primos dos esquilos.

Capivara: Parente do Esquilo

Você já notou a semelhança de uma capivara com esquilo? Pois é, há algumas semelhanças em seus formatos, por exemplo: formato de sua cabeça, os olhos, o focinho e os dentes. Isso porque os dois são pertencentes a família de roedores. A capivara é um dos maiores roedores que existe no mundo, o único que pode chegar perto é um esquilo-gigante, muito raro, ou a marmota.

A pelugem da capivara é marrom escura, elas podem chegar a 60 centímetros de altura e podem atingir quase 1 metro de comprimento. Dependendo do período, mais precisamente em sua fase adulta seu peso pode chegar  até os 8 ou 9 quilos, apesar do tamanho, suas patas são pequenas e elas não são tão ágeis.

As capivaras são residentes da América do Sul, gostam de água e sempre escolhem territórios com água por perto para poderem lavarem-se, alimentarem-se e se esconderem de predadores.

Elas vivem em grupos e há sempre um macho dominante, algumas fêmeas e capivaras mais jovens. Elas são herbívoras e gostam de pastar assim que o sol está se pondo, Uma capivara adulta pode comer muito.

Durante o dia elas alternam entre sol e água tornando ela um animal semiaquático, sua reprodução também acontece em locais mais rasos da água.

Marmotas: Parentes dos Esquilos

Marmotas
Marmotas

Os hábitos das marmotas são quase todos diferentes dos hábitos dos esquilos. São maiores e menos ágeis.

São conhecidas por morar em regiões montanhosas e onde o clima pode ser muito frio. Sua pele é preparada para as baixas temperaturas.

Elas vivem em tocas e em pequenos grupos, durante o dia se alimentam e no período antes do inverno, se alimentam mais que o comum, para hibernarem por períodos que chegam a seis meses. Por isso, chegam a pesar quase oito quilos no início da hibernação sendo que seu peso normal é quatro quilos.

Durante a hibernação da marmota, seus batimentos caem muito. O sono é muito profundo e a temperatura corporal também se estabiliza. Assim, o corpo gasta muito menos energia até o fim do inverno. Após o período de hibernação, é hora de reproduzirem.

Sua pelugem é cinza e amarelada em algumas áreas do corpo. Seu corpo pode medir até 80 centímetros, a cauda é menor chegando a 15 centímetros.

Assim como as capivaras, as marmotas têm uma leve semelhança com os esquilos. Seu focinho e olhos são muito semelhantes e se alimentam de algumas ervas e raízes.

Esquilo Voador: Parente do Esquilo

O nome é esquilo voador, porém não são considerados animais voadores de fato. Portanto, o posto de mamífero voador ainda se mantém somente com os morcegos, pois possuem asas anexadas ao seu corpo.

Os esquilos voadores têm olhos grandes, seus corpos são pequenos, mas têm uma membrana capaz de fazer com que planem pelo ar. Essa membrana não funciona como uma asa pois não dá a eles a capacidade de subirem de altitude mas sim planarem de um ponto alto para outro, usando uma extensão do seu próprio corpo e a resistência do ar.

Podem ser encontrados na Europa e nas Américas. Eles vivem em árvores e lugares altos, pois sua membrana também dificulta a locomoção terrestre, isso os deixa expostos a possíveis ameaças e predadores.

Sua membrana é realmente muito grande apesar do tamanho do seu corpo. Analisando bem, seu corpo é pequeno e a membrana da a impressão de que é maior, estender seu tamanho e deixa-los até 1 metro maior do que são. Podem pesar um quilo e meio e se alimentam de frutas e castanhas e nozes

Esquilos e Parentes: Ameaças

A depredação do habitat é uma das principais ameaças, o que faz com que invadam locais urbanos é o avanço da humanidade para as florestas, desmatando e construindo edificações de concreto.

Além disso, são caçados pela sua pele, e, em alguns lugares, para a gastronomia. Sim, existem pessoas que comem carne de esquilo.

Apesar dessas ameaças, não estão em alerta de extinção, são muito importantes para o ecossistema a presença de algum desses animais em alguns territórios certifica a boa qualidade de vida que têm ali.

Veja também

Cores do Basset Hound: Preto, Branco e Marrom com Fotos

Raça originária na França, o Basset Hound é conhecido pelas suas orelhas grandes e caídas; …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *