Home / Animais / Macaco Prego-de-Cara-Branca da América Central: Curiosidades

Macaco Prego-de-Cara-Branca da América Central: Curiosidades

Hoje vamos falar um pouco sobre o famoso Macaco Prego de Cara Branca, conhecido cientificamente com o nome de Cebus Capucinus. Saiba que esse animal faz parte do novo mundo, é um animal de médio porte e compõem a família do Cebidae, também faz parte da subfamília Cebinae. Ele é muito comum de ser encontrado em ambiente de floresta em alguns pontos da América Central e também ao noroeste da América do Sul, ele tem um papel muito importante na natureza espalhando as sementes de frutos e pólen de flores pela mata.

Curiosidades Sobre o Macaco Prego de Cara Branca da América Central

Esse macaco é um dos mais populares entre as pessoas, e é muito fácil encontrá-lo como pet de algumas pessoas apaixonadas por macacos. A cada ano ele bem se popularizando ainda mais, especialmente entre os americanos. Esse animal é considerado bem inteligente, e por isso passou a ser treinado para auxiliar pessoas com problemas de mobilidade por conta de alguma limitação física.

Características Físicas do Macaco Prego de Cara Branca

É um macaco de tamanho mediano, ele pode chegar a pesar cerca de 3,9Kg. Com relação a sua coloração, ele geralmente tem o corpo preto em toda a extensão, mas seu rosto tem uma cor mais rosada, a cabeça e também os ombros possuem coloração branca, por isso seu nome.
A cauda desse macaco confere a ele algumas facilidades como mudar de uma árvore para outras, manter o corpo na hora de comer sob algum galho.

Macacos Adultos

Macaco Prego de Cara Branca Na Árvore
Macaco Prego de Cara Branca Na Árvore

Esses animais quando adultos podem alcançar de 33,5 a 45,3 cm de comprimento, se não contarmos a sua cauda. A cauda desse animal consegue ser maior que ele mesmo, chegando a 55,1 cm no total. Os macacos pregos de cara branca macho podem ser cerca de 27% maiores que as fêmeas da mesma espécie.

Vida Selvagem do Macaco Prego de Cara Branca

Um animal bem adaptável e consegue se adaptar a diversos ambientes diferentes de floresta, consegue ter uma alimentação bem variada consumindo diversos tipos de frutas, alguns outros vegetais, pequenos animais também fazem parte da alimentação.

Mais Curiosidades

Quando esses animais estão em grupos vivem nele tanto fêmeas quanto machos, o número geralmente não passa de 20 animais.
É comum que eles utilizem algumas plantas seja como ferramenta, como armas e também para alimentação.
Esses animais podem viver até 54 anos de vida.
Saiba que o cérebro dessa espécie pode chegar a pesar até 79,2Kg, inclusive é o mais pesado entre tantos primatas, inclusive maior que a do Alouatta palliata.

Espécies de Macaco Prego de Cara Branca

Alguns estudiosos acreditam que não existem subespécies para esses animais, outros acreditam que existem sim algumas subespécies, separaram em 3 tipos de acordo com as características físicas de cada um deles. São elas:

C. c. Capucinus

C. c. Capucinus Sob Galho de Árvore
C. c. Capucinus Sob Galho de Árvore

Essa subespécie é encontrada geralmente ao sul do Equador e em outros países como Colômbia e também a direção leste do Panamá.

C. c. Imitator

C.c. Imitador Sob Galho de Árvore
C.c. Imitador Sob Galho de Árvore

É uma outra subespécie que costuma ser encontrado em boa parte do Nicarágua, para o lado oeste do Panamá e em outros países como a Costa Rica.

C. c. Limitaneus

C. c. Limitaneus Abraçado a Galho de Árvore
C. c. Limitaneus Abraçado a Galho de Árvore

É uma subespécie encontrada geralmente na direção norte do Nicarágua e também em outros países como Honduras.

Mas esse assunto ainda é uma discussão entre os estudiosos, já que alguns deles dizem desconhecer subespécies desse animal, e dizem que esses animais descritos acima são sinônimos.

Habitat do Macaco Prego de Cara Branca

Esses animais são comumente encontrados em sua maioria na América Central, a menor parte se localizada na América do Sul.

América Central

Cebus Capucinus Entre Folhas de Árvore
Cebus Capucinus Entre Folhas de Árvore

Podemos destacar países como Panamá, Costa Rica, Nicarágua e também em Honduras. Alguns deles foram vistos ao Sul de Belize e também na direção leste da Guatemala, mas não há nenhum registro oficial.

América do Sul

Cebus Capucinus Olhando Para Câmera
Cebus Capucinus Olhando Para Câmera

Nessa parte da América ela pode ser visto na região noroeste bem ao extremo, entre a Cordilheira dos Andes e o Oceano Pacífico. Também em outras regiões como na região noroeste do Equador e na Colômbia.

Tipos de Floresta Quem Vivem os Macacos Pregos de Cara Branca

Esse macaco vive com facilidade em diversos tipos de florestas, sejam elas primárias ou secundárias, também florestas úmidas ou secas, do tipo sazonais e também ombrófilas, florestas montana ou mangues. Por questão de preferências pessoais, ele costuma viver em florestas primárias e também nas secundárias que estão se regenerando. Muitos deles podem ser vistos em florestas antigas, principalmente as que oferecem muita água.

Origem do Nome Macaco Prego de Cara Branca

Assim como outras espécies do mesmo gênero esse nome foi dado porque suas características físicas lembras os frades capuchinhos, já que o capuz que eles usavam lembram bastante os aspectos da cabeça do animal

Reprodução do Macaco Prego de Cara Branca

Esses animais são poligâmicos na hora de se acasalar, por isso um macho pode se acasalar com diversas outras fêmeas. O ato não dura mais de dois minutos.

Gestação e Filhotes

Filhote Macaco Prego de Cara Branca
Filhote Macaco Prego de Cara Branca

O período de gestação desse macaco deve levar de 5 a 6 meses. Dessa gestação nasce apenas um filhote na maior parte das vezes, embora em algumas situações raras gêmeos podem nascer. O nascimento desses filhotes tender a ser concebidos no período de seca que compreende do mês de dezembro até o mês de abril.

Depois do Nascimento

Filhote Macaco Prego de Cara Branca
Filhote Macaco Prego de Cara Branca

O filhote fica exclusivamente com a sua mãe por mais ou menos seis semanas, depois desse período ele já começa a fazer algumas coisas sozinhos. Por volta de 5 ou 6 semanas a maior parte dos filhotes eles podem se desprender da mãe por um breve tempo. Após uns 3 meses esse filhote já consegue se virar sozinho, alguns deles antes mesmo desse período.

Desmame

Mãe com Filhote de Macaco Prego de Cara Branca
Mãe com Filhote de Macaco Prego de Cara Branca

O desmame do filhote deve acontecer no período de seis a um ano de vida. Já nesse período a mãe consegue descansar um pouco mais enquanto o filhote pode ir sozinho em busca de comida, ou apenas se divertindo com seus amigos.

Conservação do Macaco Prego de Cara Branca da América Central

Essa espécie de macaco costuma ser bem preservada e não preocupa a IUCN com relação a extinção. O que mais ameaça esses animais é o mercado negro de pets desse tipo. Outro problema sério é a destruição das florestas pelos humanos, por outro lado esse mesmo problema afasta o seu predador mais temido que é a Harpia.

Veja também

Marreco Mandarim Branco Canela: Características e Fotos

Os marrecos são aves pertencentes à família taxonômica Anatidae, a mesma que abriga os patos, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *