Home / Animais / Alimentação do Tritão: O Que Eles Comem?

Alimentação do Tritão: O Que Eles Comem?

Você conhece os tritões? Sabe qual é a alimentação do tritão? Os profissionais da área explicam: depende de onde eles estão! Em terra ou em um lago.

Muitas pessoas já viram um tritão na Internet ou na televisão, mas poucas conhecem a fundo a espécie. Você sabe que ele pode morar dentro ou ao redor de lagoas? Como sapos adultos, no entanto, ele realmente só usa as lagoas durante o tempo de reprodução, põem seus ovos e vai embora.

Por serem noturnos, os tritões não são facilmente encontrados durante o dia. Quando em terra, eles geralmente se escondem sob pedras, troncos, montes de compostagem e áreas escuras e úmidas. Quando nos lagos, eles se escondem em mato denso e em vegetação debaixo d’água.

Achou essas informações interessantes? Pois, se quiser saber um pouco mais sobre como esse animal incrível come, leia o artigo todo. Não fique por fora!

Fatos Surpreendentes Sobre o Tritão

  • Os tritões possuem uma capacidade da regeneração dos membros, coração olhos, medula espinhal, intestino e maxilar inferior e superior;
  • Uma das espécies do tritão, que vive na Grã-Bretanha, pode crescer duas vezes mais que outros tritões – até 18 cm de comprimento e viver por 15 anos;
  • O grande tritão com crista é preto e com aparência averrugada, com uma parte inferior manchada de laranja e preto. Essas marcações são características de cada indivíduo. Na estação de acasalamento, ele desenvolve uma grande crista ondulada nas costas;
  • Os tritões machos têm uma exibição elaborada para o acasalamento. Envolve o macho em pé com as pernas dianteiras na frente de uma fêmea com as costas arqueadas, enquanto ele balança o rabo e dá a volta;
  • Alguns tritões masculinos possuem a crista um pouco menor que mostra para as fêmeas, enquanto os machos palmados têm os pés inseridos nas palmas de sua mão, com o chicote no término da cauda;
  • As fêmeas botam um ovo por vez em partes de plantas na lagoa que foi especialmente selecionada. Elas cheiram a folha na garantia de ter uma quantidade da celulose. Após colocar o ovo, elas fecham a folha com as patas traseiras, cola-a em cima do ovo;
  • A alimentação do tritão é diversificada. Os exemplares da espécie predam outros bichos da lagoa. O tritão com crista pode comer outros da espécie, bem como girinos pequenos;
  • Quando esses animais saem das águas depois de reproduzir, podem viajar por mais ou menos 1 km à fim de buscar alimentos, como besouros e vermes. Eles sobrevivem nos habitats úmidos na terra;
  • Tritões costumam hibernar no inverno, geralmente sob troncos, pedras e em pilhas de entulho. Alguns exemplares ocasionalmente acabam passando o inverno lá no fundo do lago.

Características do Animal

O tritão compartilha diversas características com suas primas, as salamandras. Isso inclui a pele semipermeável glandular, os quatro membros com o mesmo tamanho e a cauda distinta. A pele do tritão, entretanto, não se mostra lisa quanto a das salamandras.

A larva aquática tem dentes verdadeiros na mandíbula superior, bem como inferior, assim como nas brânquias externas.  Eles têm uma capacidade para regenerar membros, como falamos.

Tritão Características

As células contidas no local das lesões têm a capacidade criarem-se novamente como um novo órgão ou membro. A melhor hipótese diz que a célula indiferenciada está relacionada à célula tumoral, uma vez que a substância química que produz tumores nos outros animais produzirá membros extras nos tritões.

Como é a Alimentação do Tritão?

Eles têm duas estratégias ao procurar por presas: ativa e passiva. Predação ativa significa caçar procurando suas presas. A predação passiva é a de “sentar e esperar”. É um estilo clássico de emboscada.

Os adultos comem qualquer presa que possam engolir, mas não são muito bons em julgar o tamanho da refeição em questão. Os tritões já foram vistos com grandes minhocas, muito maiores que eles. Às vezes eles lutam com os animais na boca, antes de perceberem: “ei, isso é um pouco maior do que eu pensava!” Assim, os ejetam da boca com um pouco de dificuldade.

A alimentação do tritão, como já citado, depende de onde ele está. Como adulto, dependendo da espécie, ele vive na terra por cerca de dois terços de sua vida. À medida que cresce, maiores são as presas que pode consumir.

Ele é mais ativo nas noites quentes e úmidas. Como sapos, o tritão usa sua língua pegajosa para pegar pedaços saborosos de presas, tal como:

  • Lesmas;
  • Caracóis;
  • Moscas;
  • Ácaros;
  • Vermes;
  • Aranhas;
  • Outros invertebrados que grudam na língua.

Esses animais não são nada seletivos, se aproveitando de qualquer coisa que esteja facilmente disponível. Por exemplo, grandes tritões com crista são capazes de comer os tritões menores.

A alimentação do tritão, quando ele está na lagoa, ou seja, durante a estação de reprodução, é feita onde se reproduz.

Caçando Dia e Noite

Os tritões precisam usar um método diferente para capturar suas presas durante o dia ou durante a noite. Usar a língua pegajosa na água simplesmente não é eficaz.

Embora eles não tenham dentes como sabemos, têm placas nas mandíbulas com projeções que usam de maneira semelhante aos dentes. Estas agarram suas presas com bastante eficiência.

Ao engolir a presa inteira, esses animais não precisam de dentes afiados para mastigar, rasgar ou cortar. Esses “dentes” são conhecidos como dentes vomerinos. Não são afiados e são utilizados para reter a presa enquanto o tritão a engole inteira.

Tritão Caçando

Pesquisadores viram tritões agarrando o corpo macio de caramujos, antes de sacudir rapidamente a cabeça para removê-los de suas conchas. Semelhante a um cachorro terrier que sacode violentamente um rato até a morte, a espécie enche a sua barriga.

A alimentação do tritão também ocorre quando as presas caem no lago, como mosquitos, besouros, centopeias, vespas, formigas e moscas. Você pode se surpreender ou até ficar chocado, ao saber que ele também comem girinos. Para um lanchinho, camarões de água doce, sanguessugas e outros invertebrados que habitam a água são ideais.

De Caçador Para Presa

Os tritões adultos, por sua vez, podem ser atacados por raposas, texugos, ratos, ouriços e até musaranhos que se alimentam da espécie. Grandes besouros terrestres predam filhotes de tritões com crista em armadilhas. Aproximadamente 19 espécies de aves, incluindo falcões, cegonhas, urubus, águias e até garças adoram o sabor de um tritãozinho.

Embora grandes tritões com crista tenham uma pele enverrugada, como sapos, que produz venenos, certamente isso não impede de serem uma refeição. É o velho ditado dentro da alimentação do tritão: um dia é da caça e o outro é do caçador!

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *