Home / Animais / Ciclo de Vida do Rinoceronte: Quantos Anos Eles Vivem?

Ciclo de Vida do Rinoceronte: Quantos Anos Eles Vivem?

O reino animal é extremamente diversificado e nós não conhecemos nem mesmo 1/3 de todos os animais que constituem a fauna de todo o mundo, o que é extremamente normal mas ao mesmo tempo um pouco preocupante.

Apesar disso, os rinocerontes são animais que sempre tiveram muita visibilidade no mundo; por conta de seu grande tamanho e outras características físicas, ele é um animal que se tornou famoso e muito comentado pelos seres humanos.

Mesmo assim, muitas pessoas ainda não têm noção de muitas coisas sobre esse animal, e por isso é extremamente importante estudar um pouco mais profundamente sobre essa família.

Portanto, continue lendo este artigo para saber mais informações sobre a família do rinoceronte, suas características físicas, sua situação na natureza e até mesmo qual é a expectativa de vida do animal.

Família Rhinocerontidae

Quem pensa que o rinoceronte é apenas uma espécie de animal está muito enganado. Isso porque na verdade ele se trata de uma família, que possui “dentro de si” diversos gêneros e ao todo 5 famílias, que estão distribuídas em países da África e da Ásia.

No caso, duas espécies estão presentes no continente africano (o rinoceronte branco e o rinoceronte negro) e as outras três espécies estão presentes no continente asiático (o rinoceronte de sumatra, o rinoceronte de java e o rinoceronte indiano); logo, podemos ver que o nome “rinoceronte” não diz respeito a apenas um animal, mas sim a 5 espécies de animais diferentes.

Algo muito interessante sobre essa família é que o rinoceronte está incluso na lista de 5 mamíferos selvagens de grande porte mais difíceis de serem caçados, o que acabou transformando essa família em uma atração turística na África.

Características Do Rinoceronte

Como você já deve saber, o rinoceronte é um animal de porte muito grande. É claro que as medidas dependerão principalmente da espécie estudada, mas a média de altura do rinoceronte é de 1,8m, sua média de comprimento é de 3,5m e ele pode chegar a pesar até mesmo 2,5 toneladas.

Além de tudo isso, apesar de seu grande porte e peso o rinoceronte pode correr rápido, cgegando a atingir 55km/h no caso do rinoceronte negro e do rinoceronte indiano; agora entendemos por que ele é um dos 5 mamíferos mais difíceis de serem caçados no mundo.

Curiosidades Do Rinoceronte
Curiosidades Do Rinoceronte

Por fim, podemos dizer que ele possui um grande chifre que pesa cerca de 7kg e o pelo acinzentado, características que o destacam no meio animal e, infelizmente, atraem diversos caçadores.

Quantos Anos O Rinoceronte Vive?

Muitas pessoas podem pensar que o rinoceronte tem uma expectativa de vida baixa por conta do tipo de ambiente em que ele vive, mas a verdade é que a expectativa de vida desse animal pode ser alta ou baixa, tudo depende da perspectiva que levamos em conta.

Para analisarmos a expectativa de vida do elefante, temos que levar em consideração a expectativa de vida natural e aquela imposta pelo ser humano, como veremos agora.

  • Expectativa de vida natural: segundo as leis da natureza um rinoceronte pode viver até 50 anos em seu habitat natural sem intervenção humana. Porém, sabemos que não é bem assim que tudo funciona.
  • Expectativa de vida com influência humana: quando levamos em conta a influência de seres humanos no habitat do rinoceronte e a constante caça ilegal, nos deparamos com uma expectativa de vida de no máximo 15 anos, sendo que muitos animais não chegam nem mesmo à fase adulta.

Portanto, precisamos estudar mais profundamente os fatores que influenciam a expectativa de vida do rinoceronte, já que o seu estado de conservação atual é muito preocupante e a maioria das espécies está para desaparecer na natureza.

Situação Na Natureza

Como já dissemos anteriormente, o rinoceronte é um dos 5 animais mamíferos de grande porte mais difíceis de serem caçados no mundo, o que acabou o transformando em uma atração turística, principalmente na África.

Apesar de todo esse endeusamento, essa classificação acabou sendo entendida como um desafio para muitas caçadores, o que acabou aumentando ainda mais o índice de caça ao animal nos dois continentes em que ele está presente.

Um exemplo da quão crítica está a situação dessa família agora: no ano de 2016 foram encontrados apenas 63 exemplares de rinoceronte de java na natureza, o que é um estado de conservação extremamente crítico.

O rinoceronte já é explorado por caçadores há muitos séculos, já que o seu chifre possui um valor de mercado extremamente alto e muitas vezes os caçadores matam o animal apenas para obter o chifre. Por esse motivo, em alguns zoológicos da África o chifre do rinoceronte foi retirado antes do animal ser exposto com o intuito de prevenir a invasão de caçadores.

Vamos ver agora qual é o estado de conservação de cada uma das 5 espécies de rinoceronte vivas atualmente.

  • Rinoceronte branco: NT (quase ameaçada) de acordo com a IUCN;
    Rinoceronte Branco
    Rinoceronte Branco
  • Rinoceronte negro: CR (criticamente em perigo) de acordo com a IUCN;
    Rinoceronte Negro
    Rinoceronte Negro
  • Rinoceronte de sumatra: CR (criticamente em perigo) de acordo com a IUCN;
    Rinoceronte de Sumatra
    Rinoceronte de Sumatra
  • Rinoceronte de java: CR (criticamente em perigo) de acordo com a IUCN;
    Rinoceronte de Java
    Rinoceronte de Java
  • Rinoceronte indiano: VU (vulnerável) de acordo com a IUCN.
    Rinoceronte Indiano
    Rinoceronte Indiano

Portanto, como podemos perceber, o rinoceronte branco é o menos ameaçado (apesar de estar prester a se tornar vulnerável), depois temos o rinoceronte indiano considerado vulnerável e depos os três que correm o maior risco: rinoceronte negro, rinoceronte de sumatra e rinoceronte de java.

É importante sempre lembrarmos que essa situação só está ocorrendo por conta da caça desenfreada feita por seres humanos de maneira extremamente gananciosa. A tendência é que nenhuma espécie de rinoceronte exista em um futuro muito próximo, já que a classificação CR é extremamente séria e as outras duas espécies que ainda não chegaram nela estão caminhando para esse caminho.

Por esse motivo é tão importante estudar mais sobre os animais que estão ameaçados de extinção e entender bem quais são as causas disso, só assim ainda há uma chance de salvar essas espéscies.

Quer saber um pouco mais de informações sobre os rinocerontes? Leia também em nosso site: Lista de Espécies de Rinocerontes Já Extintos no Mundo

Veja também

Camelo do Egito: Características, Nome Científico e Fotos

Os camelos são animais que constituem um gênero específico. Eles são espécies que possuem apenas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *