Home / Animais / Ciclo de Vida do Tritão: Quantos Anos Eles Vivem?

Ciclo de Vida do Tritão: Quantos Anos Eles Vivem?

Temos em nosso planeta muitos animais que acabam por passar despercebidos no mundo, principalmente porque eles vivem longe de nós ou simplesmente porque não são divulgadas muitas informações sobre eles, o que também é algo extremamente comum.

Nesse caso, podemos dizer que esses animais “esquecidos” são em sua maioria os anfíbios, já que muitas pessoas não os consideram fofos e nem bonitos, e por esse motivo essa classe de animais pode acabar ficando mais esquecida pelas pessoas na grande maioria das vezes.

Apesar disso, temos anfíbios que são muito importantes para o nosso planeta e precisam sim ser estudados de uma maneira mais precisa para que só assim a gente consiga entender como o mundo funciona como um todo, e esse é o caso do tritão.

Quando pesquisamos a palavra “tritão” em um primeiro momento, nos deparamos com seres da mitologia grega, mas a verdade é que também podemos encontrar informações sobre anfíbios que fazem parte da subfamília Pleurodelinae.

Portanto, caso você se interesse mais por essas espécies e queira saber tudo sobre o ciclo de vida delas continue lendo o artigo até o final e tudo fará ainda mais sentido!

Classificação Científica Do Tritão

Antes de mais nada, devemos falar de maneira mais específica sobre a classificação científica desse animal. Isso porque a classificação científica é essencial para que a gente consiga aprender sobre os seres vivos de uma maneira mais simples, já que assim podemos estudar cada detalhe deles de maneira mais específica.

Dessa forma, vamos conferir antes de mais nada a classificação científica dessas espécies.

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Amphibia
Ordem: Caudata
Família: Salamandridae
Subfamília: Pleurodelinae

Como já dissemos anteriormente o nome “tritão” na verdade se refere aos anfíbios da subfamília Pleurodelinae.

Isso significa basicamente que dentro dessa subfamília temos diversos gêneros animais e, consequentemente, diversas espécies que possuem características muito diferentes umas das outras.

Dessa maneira, não podemos especificar mais sobre os gêneros e espécies porque são muitos, mas com certeza a melhor coisa a se levar em consideração é a ordem Caudata, que mostra que o tritão é um animal que possui cauda durante toda a sua existência.

Portanto, essas são informações essenciais para que você consiga entender um pouco mais sobre como funciona a classificação científica dos animais e também quando ela é ou não é útil; nesse caso podemos dizer que ela é realmente muito útil.

Ciclo De Vida Do Tritão – Fecundação

A fecundação é um momento essencial na vida de qualquer ser vivo, já que é por meio desse acontecimento que começa o processo de gestação e, então, consequentemente os animais conseguem aumentar suas espécies e sobreviver na natureza.

No caso do tritão, podemos dizer que assim como a maioria dos anfíbios aquáticos ele possui uma fecundação conhecida como interna, o que significa que os gametas masculinos e femininos se encontram dentro do corpo da fêmea, assim como ocorre com os seres humanos.

Algo muito interessante sobre esses animais é que o macho costuma chamar a atenção da fêmea batendo a cauda violentamente, mas ele não deposita de forma alguma os espermatóforos na fêmea se ela não tocar na sua cauda como uma forma de demonstrar que está interessada.

Além disso, podemos dizer também que cada uma das espécies se comportam de uma maneira diferente durante o acasalamento, mas o princípio básico de todas é o movimento da cauda e a fecundação interna.

Portanto, é assim que a fecundação do tritão funciona, e é por isso que podemos considerar tão interessante aprendermos mais sobre elas: a fecundação de um anfíbio é muito mais parecida com a dos seres humanos do que conseguimos imaginar.

Ciclo De Vida Do Tritão – Filhotes

Após todo o processo de fecundação podemos dizer que as fêmeas costumam botar entre 200 e 300 ovos, sendo que cada uma das espécies possui um número específico, e por isso podemos apenas citar uma média.

Filhote de Tritão
Filhote de Tritão

Algo interessante sobre esse processo é que os ovos são botados um de cada vez, a cada um em uma planta diferente, sendo que algumas das espécies também colocam os ovos diretamente na terra, mas sempre botando um de cada vez.

Quando os filhotes nascem a verdade é que eles se parecem com girinos, mas depois vão se desenvolvendo e assim se parecem cada vez mais com as salamandras, já que elas são parentes praticamente próximas dos tritões.

Além de tudo isso, podemos dizer também que no começo o tritão é ainda mais dependente da água para crescer, mas depois ele começa a se tornar mais terrestre e em sua fase adulta possui vida, aparência e hábitos comparados com a de um lagarto.

Portanto, os filhotes de tritão também já são bem ativos e nascem em grande quantidade ao mesmo tempo de seus ovos, lembrando que com o passar do tempo eles também se reproduzem para gerar ainda mais descendentes na família.

Quanto Tempo O Tritão Vive?

Tritão-Ventre-de-Fogo
Tritão-Ventre-de-Fogo

A expectativa de vida é uma medida essencial para estudarmos as espécies animais, já que por meio dela conseguimos entender quanto tempo um ser vivo tende a viver desde o seu nascimento.

No caso do ser humano, a expectativa de vida tende a variar de acordo com os hábitos e o local de habitação, o que é exatamente o que acontece com os animais também, já que espécies diferentes possuem expectativas de vida diferentes.

Porém, como já dissemos anteriormente o tritão é muito parecido com a salamandra e é por isso que a expectativa dos dois também não é tão diferente assim.

Dessa foram, podemos dizer que o tritão tem uma expectativa de vida que varia entre 70 e 100 anos de idade, e tudo irá depender dos hábitos que ele possui ao longo da vida, do local de habitat e também de quão grande ou pequena é a interferência humana lá.

Portanto, essas foram informações essenciais sobre o ciclo de vida do tritão que você com certeza ainda não sabia!

Quer saber mais informações sobre diferentes animais de nosso planeta e até mesmo de plantas? Confira aqui: Qual a Melhor Raça de Cachorro para Idosos?

Veja também

Como é a Divisão do Corpo da Borboleta?

A borboleta está entre os animais mais belos de toda a natureza. Isso se deve …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *