Home / Animais / Curiosidades do Lobo e Fatos Interessantes

Curiosidades do Lobo e Fatos Interessantes

Pode ser que você não saiba muitas informações sobre os lobos, ou pode ser também que você é um amante desse animal e tenha um conhecimento vasto sobre ele. Você se encaixa em qual descrição?

Independente se você conhece muito ou pouco, aqui você terá um aprendizado muito rico sobre uma das espécies mais fascinantes do reino animal: o lobo. Você está preparado? Embarque nesse artigo e descubra mais sobre ele!

Eles Estão Sendo Estudados Pela Marinha

O motivo disso você irá ficar chocado: Sua estrutura será a responsável por dar vida a robôs de guerra! Isso mesmo!

Os lobos são uma espécie muito peculiar no reino animal. Pela sua força, destreza e coragem, ele foi o escolhido para ser estudado pelos maiores pesquisadores da Marinha.

Bem, isso quer dizer que os robôs que já existem e estão em campo neste exato momento devem ser aprimorados com algumas das características que foram encontradas nos lobos e que são de extrema utilidade nas guerras.

Eles São Resistentes ao Anthrax

Para quem não sabe o Anthrax (além da banda de rock), é um veneno muito poderoso, usado como arma biológica em ataques terroristas. Este tóxico ficou mundialmente conhecido em 2001, quando o governo dos EUA foi atacado por um bando criminoso com esse gás.

Uma simples ingestão dele é capaz de debilitar um humano em minutos. O seu efeito é tão poderoso que ele é extremamente controlado é proibido de se utilizar, seja lá qual for o meio!

Os lobos não possuem imunidade contra o veneno, porém, é bem mais resistente comparado aos humanos.

Eles Podem Ficar até 4 Dias Sem se Alimentar

Um fato que impressiona nos lobos é que, mesmo ficando sem comer nada, eles conseguem correr atrás das presas e manter o vigor em perfeitas condições. A partir do quarto dia sem nenhum alimento é que o seu organismo começa a sentir algumas sequelas.

Ele sente fome, entretanto, ela não é suficiente para fazê-lo parar.

Quando o jantar chega, ele pode cegar a comer até 20 quilos de carne de uma vez só!

Eles Não Podem ser Domesticados

Por mais que muitas pessoas já tenham tentado domesticar os lobos, isso é impossível de acontecer. Eles são animais extremamente territoriais, e, pelo simples motivo de ter alguém com que ele possa “competir” pelo lugar, já é perigoso.

Quando bebê, o filhote pode até se adaptar as casas e fica bem feliz com o contato humano — afinal, os lobos são animais que adoram socializar. Mas, quando chega a adolescência, ele começa a procurar o seu próprio espaço.

Como os humanos, eles passam por um processo de descoberta de quem são. Com isso, uma das primeiras sensações que desperta dentro deles é a liderança. Independente de quem está em seu caminho — seja lobo ou humano — ele começa a brigar para ver quem é que manda no pedaço.

Mesmo que uma pessoa cuide dele desde pequeno, na adolescência o desejo de ser o macho alfa da casa irá aflorar. Assim, muito provavelmente, ele irá atacar o pai da família. Não importa que tenha sido o pai quem mais cuidou do lobo. O sentimento de gratidão é tomado por um sentimento de dominação.

Eles Respeitam os Humanos

Parece contraditório com a informação acima? Pois é, mas não é isso. Quando os lobos veem uma pessoa, a chance de atacá-la é praticamente nula. Os filmes de Hollywood nos passaram uma ideia totalmente equivocada sobre este animal.

Ele não é agressivo, só ataca quando realmente precisa. Mesmo que esteja com muita fome, o respeito que os lobos possuem pelos humanos é digno de exaltação.

Isso não é motivo para você testá-los, porém, saiba que, caso se depare com alguns deles, um ataque brutal dificilmente acontecerá.

Comparação Entre os lobos e os Cães

Apesar de serem muito parecidos e até terem ancestrais comuns, as semelhanças param por aí. Para exemplificar:

  • Os lobos são duas vezes maiores do que os pastores alemães, uma das maiores raças de cachorro existente;
  • A inteligência dos lobos é superior. Em média, o cérebro é 30% maior do que os cães. Além disso, eles possuem uma dificuldade em obedecer a ordens, sendo assim, são bem mais difíceis de serem treinados;
  • Os filhotes de cães demoram muito mais tempo para se desenvolverem, quando comparado aos lobos. A espécie selvagem já demonstra sinais de esperteza entre 10 e 30 dias de vida, enquanto nesta época, os domésticos ainda são muito dependentes das mães.

Invasão nas Cidades

Alcateia de Lobos
Alcateia de Lobos

Um fato muito curioso aconteceu em uma cidade da Sibéria, no ano de 2013. Cerca de 400 lobos invadiram o vilarejo, aterrorizando todos os cidadãos. A cidade contava com 1.300 moradores, e, por causa do medo, ficaram coagidos em suas próprias casas.

Em 4 dias, o bando matou aproximadamente 30 cavalos. Felizmente, não ocorreu nenhum incidente com pessoas.

Algumas justificativas foram dadas por pesquisadores, porém, ninguém sabe ao certo o que aconteceu. Uma alcateia é formada por, no máximo, 15 membros. A cidade foi invadida por um aglomerado 20 vezes maior do que o comum!

O que pode ter acontecido é que os animais estavam passando por uma dificuldade muito grande de encontrar presas. Por este motivo, a invasão à localidade foi a única opção viável para os animais.

Animais Territoriais

Lobo Correndo na Neve
Lobo Correndo na Neve

No Alasca, durante anos, um pequeno bando de 10 lobos controlou mais de 6,5 milhões de metros quadrados. Isso mesmo!

O número habitual é que, uma alcateia com este mesmo número, controle cerca de 10 quilômetros. O que pode ter causado isso foi a falta de outras alcateias para dominar o território. Como estava livre, esta família animal aproveitou o momento.

Uma agência dos Estados Unidos começou a estudar sua maneira de coagir as presas e todo o seu comportamento. Eles notaram que o reino animal poderia trazer ótimas estratégias de caça e domínio de território. Para alcançar este objetivo, os lobos eram os mais indicados a serem estudados.

A Lenda dos Lobisomens

Em uma época qualquer, centenas de camponeses entraram no hospital. O motivo que todos se queixavam era: um ataque selvagem de lobos. A história estava confusa, pois os lobos são animais pacíficos. Não atacam os humanos sem motivo.

Pouco tempo depois, a causa dos “ataques” foi descoberta: Os camponeses estavam infectados com um fungo. Ele é muito nocivo ao organismo humano, e, quando ingerido, causa diversas alucinações.

Por mais que a causa tenha sido mostrada, a lenda de que os lobos viravam bestas selvagens e atacavam os humanos se propagou rapidamente. Talvez, a lenda do lobisomem tenha surgido a partir disso.

Veja também

História do Guepardo e Origem do Animal

Um dos felinos mais conhecidos do mundo, conhecido especialmente por sua velocidade, é o guepardo. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *