Home / Animais / Comportamento da Anêmona, Hábitos e Modo de Vida do Animal

Comportamento da Anêmona, Hábitos e Modo de Vida do Animal

A anêmona é um animal muitas vezes confundido com uma planta justamente por conta de suas estruturas físicas e também por conta de sua aparência, e é exatamente por esse motivo que muitas vezes as pessoas não sabem nenhuma informação importante sobre ela, já que há uma crença de que se trata na verdade de uma planta.

É interessante percebermos que o fato da anêmona ser um animal faz com que ela tenha comportamentos diferentes do que as pessoas geralmente esperam e, consequentemente, também faz com que ela tenha hábitos diversificados e um modo de vida também diferente.

Assim, estudar mais sobre esses assuntos é uma excelente maneira de aumentar os seus conhecimentos sobre biologia e ao mesmo entender mais sobre as relações existentes entre os seres vivos das mais diversas espécies, já que existem muitas relações na natureza que nós não conhecemos ainda.

Portanto, neste artigo vamos falar especificamente sobre a anêmona. Por isso, continue lendo até o final e saiba mais sobre os hábitos de reprodução e alimentação desse animal, assim como seu modo de vida e também algumas informações sobre sua classificação científica.

Hábitos De Reprodução Da Anêmona

A reprodução é um dos alicerces para o funcionamento e desenvolvimento da vida de qualquer ser, justamente porque por meio dela os seres vivos se relacionam e, consequentemente, acabam por gerar descendentes que podem ser férteis (no caso de reprodução de espécies iguais) ou inférteis (no caso de reprodução de espécies diferentes).

Assim, entender mais sobre a forma de reprodução de determinado animal é uma excelente maneira de aprender mais sobre ele e também sobre os seus descendentes.

No caso da anêmona podemos dizer que ela é um animal muito interessante, justamente porque esse animal pode tanto ter uma reprodução sexuada quanto assexuada. Isso porque seus órgãos de reprodução se encontram separados no corpo, e por isso ela é capaz de se reproduzir de ambas as formas.

É interessante lembrarmos que no caso de reprodução sexuada a anêmona se reproduz por meio do encontro de gametas entre sexos opostos, e no caso da reprodução assexuada a tendência é que ela se reproduza por meio de fissão binária, gemulação ou laceração.

Portanto, esse é um animal que consegue se reproduzir de maneira mais rápida e eficaz do que os outros justamente porque ele é capaz de fazer a reprodução assexuada funcionar e, justamente por isso, não precisa de nenhum outro ser vivo para isso.

Hábitos De Alimentação Da Anêmona

Além da reprodução, a alimentação é um outro fator de extrema importância para a sobrevivência dos seres que temos no planeta. Isso porque por meio dela os indivíduos conseguem obter energia para desenvolver suas atividades básicas para sobrevivência, o que inclui também a reprodução.

Na hora de se alimentar a anêmona precisa conseguir caçar os animais (em sua maioria seres invertebrados como os moluscos e crustáceos, mas também alguns peixes), mas na maioria das vezes ela se encontra fixa em seu recife, e por isso a caça é feita com a ajuda de seus tentáculos, que capturam a presa e a levam até a boca da anêmona, que está no centro de seu corpo.

Esses tentáculos possuem o conhecido cnidoblasto, algumas células que facilitam essa captura por conta de seu efeito urticante na presa.

Anêmona no Fundo do Mar
Anêmona no Fundo do Mar

Além disso, em alguns casos de relações biológicas a tendência é que a anêmona se alimente dos restos de captura do animal que está “vivendo” com ela, e nesse caso, ela nem precisa se dar ao trabalho de caçar.

Portanto, esses hábitos de alimentação da anêmona com certeza mostram como esse animal pode ser extremamente versátil e interessante mesmo estando preso ao seu recife de corais.

Modo De Vida Da Anêmona

O modo de vida é uma outra característica que com certeza precisa ser levada em consideração, e é exatamente por isso que ao estudarmos isso estamos nos aprofundando ainda mais no debate sobre as anêmonas.

A verdade é que a anêmona tende a ter um modo de vida solitário ou então baseado em duas relações biológicas principais: o inquilinismo e a protocooperação.

No caso do inquilinismo, podemos dizer que o peixe palhaço é o principal aliado nessa relação, mas ele é o único que se beneficia, assim como em todos os casos de inquilinismo. Isso porque ele tende a usar a anêmona como uma forma de se esconder e se defender, ao mesmo tempo que ela não ataca o animal porque ele mistura seu líquido urticante ao da anêmona.

No caso da protocooperação, podemos dizer que o principal aliado da anêmona é o caranguejo eremita, que vive nas conchas próximas às anêmonas (já que ele não tem uma carapaça dura), mas deixa seus restos de alimentos para a anêmona comer; isso classifica uma relação de protocooperação justamente porque os dois se beneficiam.

Portanto, esse é o modo de vida principal da anêmona que, apesar de ser um animal solitário, também é muito importante para outras espécies que estão presentes no ambiente marinho.

Comportamento da Anêmona

O comportamento de um ser vivo reflete muito a sua forma de consciência, seu habitat e todas as funções que ele foi aprendendo ao longo da vida.

A anêmona está desde pequena presente próxima aos corais e, exatamente por isso, a tendência é que esse animal se sinta confortável lá e, consequentemente, passe a vida inteira em um único lugar, justamente porque não há nenhum motivo para sair de lá, já que o local é confortável.

Anêmona e o Peixe-Palhaço
Anêmona e o Peixe-Palhaço

Assim, podemos perceber que uma anêmona não se sente bem quando ela se muda de lugar, já que ela deixa de ser fixa e por isso vai viver em um lugar com condições diferentes da que ela está inserida atualmente. Viu como esse animal pode ser muito mais interessante do que a maioria das pessoas pensam?

Agora que você já sabe mais sobre a anêmona com certeza seus horizontes se abriram e tudo faz ainda mais sentido, não é mesmo?

Quer aprender mais ainda sobre outros animais? Então confira: Tudo Sobre a Raça Border Collie- Caracteristicas e Fotos

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *