Home / Animais / Comportamento do Golden Retriever: Hábitos e Modo de Vida

Comportamento do Golden Retriever: Hábitos e Modo de Vida

Quem conhece o Golden Retriever sabe o quanto essa raça de cachorro é tudo de bom! No artigo de hoje vamos falar um pouco mais sobre as características e hábitos desse cão. Caso você esteja pensando em ter um deles em casa, é só continuar acompanhando para conferir dicas sobre esse cachorro. Vamos lá?

Características do Golden Retriever

A maior parte dos indivíduos dessa raça possui a mesma cor de pelo (bege com tendência para uma coloração mais amarelada) e são comumente confundidos com os labradores. O Golden retriever pode chegar a medir sessenta centímetros e pesar trinta quilos. De forma geral, as fêmeas são menores que os machos.

São cães extremamente dóceis, amigos e brincalhões. Topam qualquer parada quando o assunto é diversão com os seus tutores. Mesmo quando são estimulados possuem a tendência de latir pouco.

Além de tudo, são cachorros inteligentes que aprendem com muita facilidade os comandos de adestramento. Amam passear, correr e brincar até mesmo com cães de outras raças. Quando orientados desde os primeiros meses atendem corretamente a orientação de fazer as suas necessidades fisiológicas no local correto.

Hábitos e Modo de Vida do Golden Retriever

Por terem muita energia necessitam de atividades todos os dias para manter os músculos bem trabalhados. Além disso, são animais que possuem tendência à obesidade e os exercícios são essenciais para evitar esse tipo de problema. Portanto, os passeios são indicados para serem realizados todos os dias.

São animais inteligentíssimos, mas não são indicados como cães de guarda. Os goldens retriever são excelentes companheiros e podem ser uma boa aposta para crianças e idosos.Um dos principais cuidados que você deve ter com o Golden retriever é com a alimentação. Procure optar por rações balanceadas e de boa qualidade para manter o seu amigo no peso ideal.

São animais bem peludos e precisam ser escovados todos os dias a fim de eliminar os pelos soltos e mortos. Já os banhos podem acontecer de 15 em 15 dias ou uma vez durante a semana. Lembre que devem ser usados produtos especiais para a higiene canina, ok? Não se esqueça de também de proteger os ouvidos do animal do contato com água.

Cuidados com a Saúde do Golden Retriever

A enfermidade mais recorrente entre os goldens retriever é a obesidade. Portanto, é muito importante que a qualidade e a quantidade de alimentos oferecidoas a esses animais sejam controlados. Também podem apresentar com frequência problemas como a catarata e dificuldades de locomoção.

Um cuidado muito importante que você deve ter com os cães dessa raça é a visita periódica ao veterinário para a realização de exames de rotina. Assim, é importante manter esse controle para detectar qualquer um desses problemas logo na fase inicial.

O pelo do Golden Retriever costuma cair com muita frequência e isso pode se acentuar em um período do ano. Além de realizar a escovação é indicado o uso de produtos especializados para cuidar do pelo no animal.

Golden Retriever Deitado Brincando
Golden Retriever Deitado Brincando

Por conta desse pelo mais grosso e denso, os goldens costumam se adaptar melhor em locais onde o clima é mais frio e as temperaturas são mais baixas.

Curiosidade Sobre o Golden Retriever

Vamos conhecer um pouco mais sobre essa raça tão linda e amiga? É só continuar acompanhando!

  • Em uma pesquisa que avaliava a inteligência das raças de cachorro, o Golden retriever aparece ocupando o quarto lugar no ranking dos mais espertos. Quando incentivados eles podem, inclusive, chegar a entender tudo que seus tutores indicam.
  • São cães que podem chegar a viver por treze anos.
  • Os indivíduos dessa raça não costumam latir muito. Geralmente eles acabam latindo quando querem chamar atenção dos seus tutores ou quando se sentem incomodados com outros cães.
  • Mesmo sendo um cão de grande porte, o Golden retriever pode ser criado dentro de apartamentos. Apenas observe que os passeios devem ser realizados todos os dia e de preferência em dois turnos.
  • São cães que se adaptam muito facilmente com crianças, idosos e outros tipos de animais.
  • Caso você escolha a raça Golden Retriever, não esqueça que além dos cuidados básicos o seu cão merece muito carinho, amor e atenção. Evite ter bichos de estimação caso a sua intenção não seja cuidar e proteger o seu pet.
  • Os filhotes de golden retriever são fofinhos e muito curiosos. Procure dar muito atenção para que ele não procure alternativas de gastar a sua energia como, por exemplo, a destruição de objetos em casa.
  • A raça possui indivíduos que possuem uma excelente memória. Portanto, invista no adestramento logo nos primeiros meses de vida do seu Golden retriever.
  • Eles são comumente confundidos com os labradores por possuírem características físicas muito parecidas com essa raça.

Cachorro é sempre sinônimo de muito amor e alegria. Ainda mais uma raça tão amável e doce como é a Golden retriever! Agora que você já conhece um pouco sobre o animal, que tão adotar um cãozinho? Certamente os seus dias ficarão ainda mais felizes e animados!

Ficou alguma dúvida com relação ao modo de vida e características do Golden Retreiver? Não hesite e nos mande um comentário! É só acessar nosso espaço logo abaixo e nos enviar uma mensagem com o seu questionamento.

Não deixe de acompanhar novos artigos sobre as mais diversas raças de cachorro aqui no Mundo Ecologia. Seja sempre muito bem-vindo (a) ao nosso site e não se esqueça de compartilhar os nossos conteúdos com os seus amigos e nas suas redes sociais. Até mais!

Veja também

Quais os Benefícios do Ovo de Marreca? Para que Serve?

Os marrecos são aves aquáticas pertencentes à família dos Anatídeos. Estas aves produzem uma carne …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *