Home / Animais / Caranguejo: Filo e Classificações Inferiores

Caranguejo: Filo e Classificações Inferiores

O caranguejo é um invertebrado que pertence à família dos crustáceos. Existem mais de 4500 espécies de caranguejos e a maioria deles vive nas áreas costeiras de água salgada, fresca ou salobra (mistura de água doce e salgada).

Além das espécies aquáticas, alguns caranguejos são semi-terrestres ou terrestres (vivem na terra). Eles habitam áreas arenosas com pedras e rochas. Caranguejos são criaturas muito antigas. Eles apareceram na Terra durante o período jurássico, há 200 milhões de anos.

Certas espécies de caranguejos estão em perigo devido à perda de habitat e devido à intensa caça. 1 milhão e meio de toneladas de caranguejos são cozidos vivos a cada ano. A análise mais recente mostrou que os caranguejos sentem a dor durante esse processo.

Fatos Interessantes, Filo e Demais Classes

Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Subfilo: Crustáceos
Classe: Malacostraca
Ordem: Decapoda
Subordem: pleocemata
Infraordem: Brachyura

Os caranguejos vêm da mesma família como lagostas, lagostins, camarões, krillos e cracas, todos estão no Subphylum crustacea. Eles também estão no Phylum arthropoda, que inclui insetos, aracnídeos e crustáceos.

Os caranguejos variam muito em tamanho. A espécie menor, ervilha caranguejo, atinge de 0,27 a 0,47 cm de comprimento. A maior espécie, o caranguejo-aranha-japonês, tem uma extensão de perna de 3,5 metros de comprimento (de garra a garra).

Os caranguejos também são conhecidos como decápodes porque têm 10 pernas. Primeiro par de pernas é modificado em garras, chamado quelas.

Características Físicas do Caranguejo

Características Físicas do Caranguejo
Características Físicas do Caranguejo

Caranguejos têm o esqueleto externo chamado de “exoesqueleto”. É feito de quitina e fornece proteção para o tecido mole embaixo dele. Outro nome para exoesqueleto é concha ou carapaça (sendo esses dois últimos bem mais conhecidos popularmente).

Assim como outros Artrópodes, os caranguejos têm corpo segmentado (corpo dividido em várias partes). Ao contrário de outros animais — tórax e abdômen são fundidos em uma única unidade chamada “cefalotórax”.

As fêmeas podem ser distinguidas dos machos pela forma do abdômen e pelas suas barrigas. O siri fêmea tem abdômen largo e retalho em forma de cúpula. Já o macho possui abdômen estreito e retalho em forma de obelisco.

Os caranguejos têm olhos nos talos, assim como os caracóis. Eles podem distinguir cores, mas seus olhos veem muito menos detalhes do que os olhos humanos.

Os caranguejos são onívoros (comem carne e plantas). Eles comem diferentes tipos de algas, fungos, bactérias, outros crustáceos, moluscos e vermes. Os caranguejos andam e nadam para o lado.

Caranguejos respiram com a ajuda de brânquias. É por isso que eles precisam ficar perto da água, mesmo que morem principalmente na terra. Algumas espécies de caranguejos são solitárias, enquanto outras vivem no grupo. O nome coletivo do grupo de caranguejos é “cambada”.

Comportamento em Grupos Desses Animais e Reprodução

Os caranguejos que vivem no grupo são muito cooperativos. Eles trabalham juntos para fornecer comida e proteção para suas famílias. Caranguejos comunicam através de sons específicos. Eles produzem sons de bater e fazem isso usando suas garras e pinças.

A maioria dos caranguejos acasala quando a temperatura externa e a temperatura da água são altas. Eles emitem ondas masculinas com suas nadadeiras, como parte do ritual de sedução antes do acasalamento. A gravidez dura de uma a duas semanas e a fêmea deposita entre 1000 e 2000 ovos. A vida útil média do caranguejo é entre 3 e 4 anos.

Os caranguejos terrestres são caranguejos que vivem a maior parte de suas vidas em terra. Ao contrário de seu primo crustáceo vermelho, a lagosta, caranguejos terrestres pode variar em cor de azul escuro, no caso do caranguejo azul, para o caranguejo terra vermelha, laranja e preto.

Assim como sua coloração se estende por um arco-íris, os caranguejos terrestres são encontrados em uma variedade de locais e habitats. É quase impossível catalogar todas as cores dos caranguejos, porém, as mais comuns estão entre as tonalidades quentes — como o vermelho e o laranja.

Diversidade de Espécies

Gecarcinidae, a família dos caranguejos adaptados para viver em terra, habitam áreas tropicais em todo o mundo. Uma família de crustáceos amplamente distribuída e diversificada, oito espécies distintas de caranguejos vivem nas Américas.

Localização e Intervalo

Os caranguejos oceânicos ocupam quase todas as ilhas tropicais do planeta. Nos Estados Unidos, a maioria dos caranguejos terrestres é encontrada na Flórida e no Havaí, assim como a costa do Atlântico Leste, como preferem as margens salobras ou salgadas perto do mar.

O caranguejo terrestre azul, comumente referido como o caranguejo terrestre gigante, habita o litoral das Bermudas, as ilhas do Caribe, Texas e sul da Flórida. Eles raramente são encontrados a mais de cinco milhas da costa, embora alguns proprietários em áreas costeiras de baixa altitude foram conhecidos por encontrar um caranguejo azul ou dois em suas salas de estar.

Caranguejo na Areia
Caranguejo na Areia

Já no Brasil, ele está presente em todos os estados. Existem algumas espécies mais presentes nos litorais, enquanto outras estão abundantes nos manguezais. Inclusive, são muito caçados nesse último local citado.

Embora passem grande parte de suas vidas em terra, os caranguejos retornam ao oceano para se reproduzir, liberando seus ovos em águas rasas.

Abrigo

Uma toca de caranguejo é seu santuário. Os caranguejos da terra vivem na areia ou no solo até vários metros de profundidade. Essas tocas estão próximas o suficiente do oceano para permitir que a água penetre umidade, ainda que profunda o suficiente para protegê-las de qualquer predador ou do pé humano acidental.

Manguezais, pântanos e, é claro, a costa oceânica são os principais bens imóveis para tocas de caranguejo terrestre.

Alimentação dos Caranguejos

Alimentação dos Caranguejos
Alimentação dos Caranguejos

As dietas de caranguejo variam ligeiramente de espécie para espécie, mas geralmente incluem espécies marinhas, invertebrados e plantas. Folhas tenras, frutas, bagas, flores, besouros e outros grandes insetos são a dieta preferida do caranguejo azul, enquanto o caranguejo-da-terra às vezes gosta de matéria animal encontrada perto das tocas.

As dietas do caranguejo são limitadas às plantas e animais perto de suas tocas. Eles normalmente não se afastam da toca quando procuram alimentos. A não ser que estejam com muita fome, mas, essa possibilidade é praticamente impossível de acontecer, devido a imensidão de folhas espalhadas nos lugares úmidos.

Veja também

Abelha Uruçu Cinzenta

A uruçu cinzenta (Melipona fasciculata) é uma espécie de abelha sem ferrão da Amazônia que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *